Incubadora lança edital para seleção de Idéias Inovadoras em Biotecnologia

18/04/2016 - Assinado pela ASCOM

A Broto Incubadora de Biotecnologia, vinculada a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), lançou edital de fluxo contínuo para os programas de pré-incubação de empresas. Poderão participar, mediante apresentação de propostas, empreendedores oriundos da iniciativa privada, servidores públicos, docentes e ou pesquisadores inativos, alunos de graduação e de pós-graduação das duas universidades ou de outras instituições de ensino e pesquisa que se proponham a desenvolver tecnologias inovadoras ou que visem agregar valor a seus produtos, serviços bem como processos com foco específico em Biotecnologia.

A cerimônia de lançamento do Edital para seleção de empreendimentos inovadores na área de biotecnologia ocorreu no auditório do 5º andar da Torre Administrativa com a presença do Vice reitor, Evandro Sana Freire; da coordenadora da Incubadora na UESC, professora Ana Paula Uetanabaro; da coordenadora Núcleo de Inovação Tecnológica da UESC, Josefina Fontes; do professor e fundador da Incubadora, Aristóteles Neto e dos pró-Reitores de Extensão, Alessandro Santana e Pesquisa e Pós-Graduação, George Rego Albuquerque.

O edital busca selecionar idéias com potencial de desenvolvimento mercadológico para os programas de pré-incubação e incubação. O número de vagas está condicionado à capacidade de atendimento por parte da Broto e à qualidade das propostas candidatas. Podem  submeter propostas ao edital de seleção, pessoas físicas e jurídicas, que dispõem de idéias de negócios formatadas em um modelo de negócio (Canvas) para os candidatos a pré-incubação e em um plano de negócio para os interessados em incubação.

A pré-incubação contempla um conjunto de atividades que objetivam preparar os projetos que tenham potencial de negócios, com ênfase na conscientização empreendedora, no desenvolvimento do protótipo do produto, processo, serviço e do plano de negócios, assim como na capacitação empresarial dos empreendedores para a gestão do negócio.

A incubadora bi-institucional, tem por objetivo fornecer suporte gerencial e infraestrutura para que empreendedores possam desenvolver suas idéias inovadoras e transformá-las em negócios de sucesso, fundamentados em produtos, processos e serviços com alto impacto tecnológico e ecologicamente corretos.

O programa de pré-incubação consiste no apoio ao empreendedor, com ou sem empresa regularmente constituída, para desenvolvimento de idéias inovadoras, baseadas em oportunidades de negócios identificadas, mas que ainda necessitem de suporte na comprovação da viabilidade técnica, econômica e comercial do projeto, além de auxílio no desenvolvimento do respectivo plano de negócios.

O período de pré-incubação é de até seis meses, podendo ser prorrogado por igual período. O programa de incubação busca fornecer suporte técnico para a consolidação do plano de negócio da empresa, além de assessoria e consultoria na definição de estratégias de mercado relevantes para a formatação dos produtos, processos e serviços tecnológicos associados com o negócio.

O período de incubação é de até 48 meses, podendo ser prorrogado. A incubação poderá ser enquadrada na modalidade residente, em que o empreendimento será instalado fisicamente na UESC, compartilhando infraestrutura e laboratórios; ou, não residente, que atenderá as empresas com sede própria.

Mais informações:

Broto Incubadora de Biotecnologia