Dia Nacional da Matemática

25/04/2016

No dia 06 de maio, a Uesc comemorará o Dia Nacional da Matemática, a data foi instituída pela Lei nº 12.835 de 26/07/2013. O objetivo consiste em divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história, suas aplicações no mundo e sua ligação com outras áreas de conhecimento, buscando derrubar o mito de que aprender Matemática é difícil e privilégio de poucos.

Durante o dia em homenagem a Matemática, serão propostas várias atividades e uma palestra intitulada: “A Matemática é Mágica” proferida pelo professor Pedro Malagutti.

O evento acontecerá das 09h às 22h no pavilhão do DCET e possui como público alvo, os alunos da Uesc e do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares.

Quem é Malba Tahan?

Autor de uma centena de livros sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto-juvenil. A centralidade de suas histórias está em aventuras misteriosas, com beduínos, xeiques, vizires, magos, princesas e sultões. Entre suas obras está o romance “O Homem que Calculava”, já traduzido para doze idiomas.

As obras de Malba Tahan permitem aprender conceitos de Matemática e constatar que a Matemática pode ser uma divertida e desafiante aventura quando estudada de forma dinâmica e criativa.