Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

"Técnica alternativa para o plantio do cacau" é resultado de estudos de mais de 30 anos

09/05/2016 atualizada em 09/05/2016 12:08 - Assinado pela ASCOM

O lançamento do livro ´Técnica alternativa para o plantio do cacau" (Editora Publit – Soluções Editoriais), do Dr. Antonio Cadima Zevallos e do Professor Jorge Henrique Sales, será no dia 18 de maio, às 18 horas, no Instituto Cabruca, situado na Avenida 2 de Julho, 379, em Ilhéus. Dirigido a cacauicultores, estudantes de agronomia e produtores agrícolas em geral, o livro é o resultado de estudos sobre as raízes de cacaueiros em solos do Sul da Bahia e do Recôncavo Baiano, e seu desenvolvimento desde 20 dias até 60 anos.

No livro, Antonio Cadima Zevallos, engenheiro agrônomo, doutor em Solos e Nutrição de Plantas, revela métodos que foram investigados durante mais de 30 anos em que atuou no Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec/Ceplac). Para o pesquisador, a qualidade do clone é muito importante porque além de aumentar a resistência da planta à podridão parda e a vassoura-de-bruxa a árvore inicia o ciclo de  produção em menos tempo.

O objetivo central do livro, que tema co-autoria do professor/Dr. da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Jorge Henrique de Oliveira Sales, é revelar estudos efetuados no plantio de cacaueiros em solos ricos ou pobres e com diferentes declividades, empregando um trado e técnicas especiais de cultivo, de irrigação e o emprego adequado de minerais.

O professor Jorge Sales recebeu, no ano passado, junto com o professor Alfredo Suzuki, do Instituto de Física Teórica da Unesp, o prêmio Alcoa em Inovação em Alumínio 2015, com o projeto do Sistema Vertical de Secagem Solar (em forma de torre). O projeto apresenta a simulação de um secador vertical solar e sua eficiência em relação ao método tradicional para secagem da amêndoa do cacau. 




            


 
Nenhuma notícia para este mês.
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
Núcleo Web