Estudantes que queiram ingressar em cursos de graduação na UESC devem se inscrever no Enem

09/05/2016 - Assinado pela ASCOM

Os estudantes que queiram ingressar oferecidos pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus/Bahia, devem se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  As inscrições começaram hoje (9) às 10h, e terminam às 23h59 do dia 20 no horário de Brasília. As notas do Enem são usadas para selecionar alunos para as 1610 vagas oferecidas pelos 33 cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), da UESC. Esse sistema de seleção é utilizado também por outras universidades federais e outras instituições de ensino.

A UESC usa o Enem como único método de seleção, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Não realiza vestibular próprio. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. A taxa de inscrição será de R$ 68. As informações estão no edital do exame. A inscrição é feita pela internet, no site do Enem (enem.inep.gov.br/).

No ato da inscrição o participante deve ter em mãos, o CPF e o número do documento de identidade. Como só possível fazer a inscrição por email o estudante deve, também, informar um endereço de email. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, vai usar o endereço e o telefone celular para se comunicar com o participante.

É na hora da inscrição que o participante informa se necessita de algum atendimento específico ou especializado e se é sabatista - aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração. Eles podem fazer o exame após o pôr do sol.

O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial.

Confirmação

A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de R$ 68. O prazo para que isso seja feito é até as 21h59, no horário de Brasília, do dia 25. São isentos da taxa os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas e os participantes de baixa renda.

Uma das novidades deste ano é que o estudante poderá pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.