Seminário de Matemática do DCET

31/05/2016

O Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) convida a comunidade científica para participar do Seminário de Matemática, que acontece quinzenalmente na Uesc. No mês de junho de 2016 teremos duas palestras que acontecerão nos dias 06 (segunda-feira) e 16 (quinta-feira).

Coordenado por uma equipe formada pelos professores Nestor F. Castañeda Centurión, Germán Gomero Ferrer, Paulo Henrique Galão, Cícero Alfredo da Silva Filho, Mirela Vanina Mello, André Malvezzi, Natália Rocha Pinheiro e Vinicius Arakawa, o Seminário de Matemática teve início em maio de 2008 e tem como objetivo principal promover o encontro dos membros da comunidade matemática da UESC, formada por docentes e estudantes, gerando assim oportunidades para um intercâmbio ativo de experiências e o estabelecimento de futuras colaborações para novas pesquisas.

Confira a programação do mês de junho de 2016:

• Segunda-feira 06 de Junho
    Título:
    Introduction to Fixed Point Theory
    Palestrante: Prof. Dr. Peter Wong – Bates College, Maine/USA
    Local e Horário: Sala 1103 – Pavilhão Pedro Calmon, às 15h10min.
    Resumo: We first recall some of the earliest results in topological fixed point theory, including classical theorems of Bolzano, Brouwer, and Borsuk. Then we present combinatorial analogs due to Sperner and to Tucker. Recent developments in combinatorial fixed point theory will also be discussed.

• Quinta-feira 16 de Junho
    Título:
    Estabilização de órbitas periódicas de sistemas dinâmicos não-lineares utilizando controle por realimentação de estados.
    Palestrante: Prof. Dr. Thiago Pereira das Chagas - Uesc
    Local e Horário: Sala 1102 – Pavilhão Pedro Calmon, às 15h10min.
    Resumo: A palestra a ser apresentada visa a colaboração de docentes da matemática em problemas de engenharia, em especial na área de controle de sistemas dinâmicos não-lineares. Será apresentado o problema de estabilização de órbitas periódicas de sistemas dinâmicos não-lineares utilizando controle por realimentação de estados. O projeto de controle apresentado é aplicado a sistemas dinâmicos que apresentam soluções periódicas instáveis no espaço de estados e o objetivo é alterar a dinâmica do sistema por uma “pequena” perturbação externa resultando em uma solução periódica estável. A metodologia a ser apresentada requer a linearização de trajetórias na vizinhança próxima das órbitas periódicas resultando em um sistema linear variante no tempo cuja estabilidade local é estudada utilizando conceitos relacionados à teoria de estabilidade de Floquet. Este tipo de problema de controle quando aplicado às órbitas periódicas que compõem os conjuntos caóticos é chamado de controle de caos e visa suprimir a dinâmica caótica de sistemas em regime permanente.