Universidades do Reino Unido têm interesse em parcerias com instituições brasileiras

08/06/2016 atualizada em 08/06/2016 13:10 - Assinado pela ASCOM

A missão de reitores das instituições de ensino superior filiadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), ao Reino Unido, coordenada pela reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC) e presidente da instituição, Adélia Pinheiro, prossegue em seu segundo dia com mesa de diálogos com dirigentes da Universidade de Lincoln, para identificação de áreas de interesse comum.

De acordo com a presidente da Abreum, Adélia Pinheiro, "foram identificados e acordado a realização de Escola de Verão entre associadas da Abruem e estudantes de Universidade de Lincoln, apresentação de proposta de workshop na chamada do British Council em área estratégica, provavelmente em ciência animal. A possibilidade de acordo bilateral, com troca de estudantes de graduação, sem taxas, mediante memorando de entendimento,  já que as áreas de pesquisa na Universidade de Linciln estão focadas em desenvolvimento rural, robótica, saúde comunitária, antimicrobianos e biomedicina."

Em Birmingham, os reitores brasileiros foram recebidos pelo vice-reitor de relações internacionais da Universidade de Birmingham e o pró-reitor associado da Universidade de Nottingham e outras autoridades acadêmicas. Durante o encontro, os debates giraram em torno do atual contexto inglês e brasileiro, os sistemas de educação universitária nos dois países, a Abruem e as áreas de maior competência e interesse para ação colaborativa.

No primeiro dia da Missão, as atividades foram desenvolvidas na sede do Conselho Britânico com a presença de representantes da Embaixada do Brasil, para apresentação e discussão sobre os programas existentes e oportunidades para as instituições brasileiras. O órgão do governo britânico responsável pela educação superior apresentou interesse em parcerias com instituições brasileiras.

Na ocasião, segundo a reitora Adélia Pinheiro, "o diretor de Relações Internacionais da Universidade de Southampton participou de mesa de debates, na qual apresentamos o interesse da UESC, no desenvolvimento de pesquisas conjuntas em impacto e mitigação da implantação de portos".

O grupo de reitores foi recebido no Instituto de Estudos Brasileiros do King's College, a segunda universidade mais antiga de Londres. O Instituto funciona de forma interdisciplinar, em ensino de pós-graduação e pesquisa sobre o Brasil e articula interesses relacionados ao Brasil na Universidade, atuando nas áreas de direito de transição, língua e literatura e economia, embora esteja aberto a outras áreas de conhecimento.

A missão é promovida pela Abruem em conjunto com o British Council, Centro Brasileiro Britânico, com o objetivo de conhecer seus cenários educacionais, científicos e culturais e estreitar laços entre as instituições brasileiras e as universidades da Inglaterra, da Escócia, da Irlanda do Norte e do País de Gales, de forma que os estudantes universitários sejam beneficiados por intercâmbios e programas de bolsas. As atividades do grupo brasileiro,  nos países do Reino Unido, prosseguem até o dia 17.