Palestra Direitos Humanos e Epistemologias do Sul

22/07/2016 atualizada em 22/07/2016 08:36

Com o objetivo de ampliar as discussões sobre direitos humanos, epistemologia e racismo, buscando alcançar discentes, docentes e movimentos sociais, o projeto Laikos: enfrentando a desigualdade racial e a intolerância religiosa promove, na próxima quarta-feira (27), às 19 horas, o evento “Direitos Humanos e Epistemologias do Sul”, no Auditório Jorge Amado, na Universidade Estadual de Santa Cruz.

A Conferência será proferida pelo Prof. Dr. Bruno Sena Martins, que possui doutorado em Sociologia, é Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). Atualmente, desempenha no CES as funções de Vice-presidente do Conselho Científico e de Co-coordenador e docente no Programa de extensão acadêmica "O Ces vai à Escola." É ainda Co-coordenador executivo do Programa de Doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies". É docente no Programa de Doutoramento "Pós-colonialismos e cidadania global". Entre 2013 e 2016, foi Co-coordenador do Núcleo "Democracia, Cidadania e Direito" (DECIDe).

O projeto Laikos dialoga diretamente com os direitos humanos de igualdade e liberdade, promovendo ações que contribuam para fortalecer esses princípios constitucionais no comprometimento da construção de uma sociedade mais justa e na formação de profissionais cada vez mais associados a uma cidadania ativa.

Em função do comprometimento da Uesc em parceria técnico-científica com o Governo do Estado da Bahia com a Rede de combate ao racismo e à intolerância religiosa, da adesão ao Plano Nacional ao Plano Nacional em Educação em Direitos Humanos, do comprometimento particular dos cursos de Direito e Pedagogia com a formação de profissionais vinculados com a defesa dos direitos humanos e enfrentamento às violações destes na região litoral sul da Bahia, busca-se com a iniciativa o estabelecimento de diálogo mais estreito com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, reconhecido centro de pesquisa de vanguarda da Europa, que, em relação aos direitos humanos guia-se pelas teorias do professor Boaventura Sousa Santos, enriquecedoras de reflexões que suscitam posicionamentos sociais para docentes e discentes.

As discussões versarão sobre resultados das linhas de pesquisa dos programas de doutoramentos do Centro de Estudos Sociais – CES da Universidade de Coimbra e informa, as tendências, os caminhos e as conclusões das pesquisas em estudos sobre direitos humanos e pós coloniais.