Boletim Conjuntura Econômica e Social revela desemprego em Ilhéus e Itabuna

27/09/2016 - Assinado pela ASCOM

Os dados apresentados para o mercado de trabalho do 5º Boletim de Conjuntura Econômica e Social, de Ilhéus e Itabuna, divulgado pelo  Centro de Análise de Conjuntura Econômica e Social (CACES), do Departamento de Ciências Econômicas, da Universidade Estadual de Santa  Cruz(UESC), demonstraram que houve, no primeiro semestre de 2016, 2.018 desligamentos de emprego em Ilhéus e Itabuna. Ilhéus perdeu 1.083 vagas e Itabuna, 935. Quadro bem pior em relação ao mesmo período de 2015, com 777 desligamentos para os dois municípios.

Segundo o professor Sérgio Ricardo Ribeiro Lima, coordenador do projeto "para o 2º trimestre de 2016 (abril-maio-junho), Itabuna apresentou sinais de recuperação das perdas, enquanto Ilhéus vem oscilando com altas e baixas; mas, no geral, os dois municípios apresentaram saldos negativos durante todo o período. Portanto, observa-se, neste trimestre, sinais de recuperação das perdas para Itabuna. Em relação ao 2º trimestre de 2015, a situação do mercado de trabalho foi mais crítica."

Por outro lado, os dados de movimentação do emprego por faixa salarial – entre admissões e desligamentos – para o 2º trimestre e para o 1º semestre, apontam que a maior concentração dos rendimentos médios, medidos em salário-mínimo nos dois municípios estão, em 1º lugar, na faixa entre 1 e 1,5 Salário Mínimo (SM) e, em 2º lugar, entre 0,5 e 1 SM, o que denota, por um lado, os baixos rendimentos salariais em Ilhéus e Itabuna, e, por outro, a forte concentração da renda.

Tomando essas faixas salariais em conjunto, elas representaram 89,5% de toda movimentação do emprego em Ilhéus e Itabuna, salientando que houve o predomínio nessas movimentações de pessoas do sexo masculino. Esses dados mostram, por um lado, o quanto é baixo o nível de renda nos dois municípios e, por outro, a forte concentração da renda. Com esse cenário, torna-se difícil qualquer política de desenvolvimento econômico para esses municípios.

Quanto à variação relativa do emprego, em relação ao estoque em 1º de janeiro de 2016, observou-se que os índices de variação do emprego, no 2º trimestre e no semestre, foram bem mais desfavoráveis para Ilhéus do que para Itabuna. Quando se comparou essa taxa com a taxa de variação do 4º trimestre de 2015 (outubro-novembro-dezembro) observou-se que Itabuna melhorou sua situação de emprego, enquanto em Ilhéus a situação se mostrou desfavorável.

Para o 2º trimestre de 2016, houve uma redução de 2,07% no estoque de empregos de 1º de janeiro de 2016 para Ilhéus, enquanto, para Itabuna, essa redução foi de 1,33%. No último trimestre de 2015, a variação, para Ilhéus, foi de  0,72% e, para Itabuna, 3,02%. O mesmo aconteceu também para os números do semestre, reduzindo, desse modo, o estoque em – 2,32% em Itabuna e, em Ilhéus, 4,32%.