Pesquisa de tratamento de água leva professores brasileiros ao Canadá

06/10/2016 - Assinado pela ASCOM

O professor Franco Amado Dani Rico, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)  foi um dos quatro professores brasileiros que estiveram na comitiva da missão brasileira ao Canadá a fim de estabelecer contatos envolvendo pesquisa na área de tratamento de águas e efluentes. Com ele, participaram da comitiva três pesquisadores gaúchos: Marco Antônio Rodrigues, da Feevale; Álvaro Meneguzzi e Andréa Moura Bernardes, da UFRGS.

A missão foi organizada pela Universidade British Columbia, de Vancouver (Canadá), a convite do professor Marcello Veiga, da instituição canadense. O grupo do Brasil foi ao país norte americano, no final do mês de setembro, visando o desenvolvimento de tecnologias para descontaminação de recursos hídricos com metais tóxicos e cianeto.

No Canadá, os professores também fizeram uma visita técnica à Lakeview Water Treatment Plant, em Lake Ontario, a convite do engenheiro Jeff Hennings, diretor da Divisão de Águas. Essa estação de tratamento de água (ETA) produz 1.150 milhão de litros de água por dia, o que a torna uma das maiores instalações de processos de tratamento de água por membranas do mundo.

De acordo com ao professor Marco Antônio Rodrigues, o grupo conheceu as membranas e separadores de fluxo poliméricos canadenses para que possam ser empregados no sistema de eletrodiálise já desenvolvido pelo projeto da UFRGS e Feevale.

“A eletrodiálise é um método de tratamento de efluentes e esgoto que utiliza membranas íon-seletivas, separadores de fluxo e campo elétrico de corrente contínua, para a remoção de poluentes persistentes de pequeno tamanho como, por exemplo, os metais pesados. Esse método proporciona até mesmo a reutilização da água pela indústria e queremos que essa tecnologia possa ser produzida a um baixo custo no Brasil”, explica Rodrigues.

Ele exalta o intercâmbio entre países como possibilidade de identificar avanços conquistados por outros centros acadêmicos, bem como oportunidade de divulgar os estudos regionais. "Esta cooperação nos auxilia a conquistar resultados de maneira mais eficiente", celebra.

A missão ao Canadá integra o projeto Produtos e processos: desenvolvimento e aplicação de tecnologias limpas ao saneamento ambiental, também da Feevale, do qual a UFRGS é coexecutora, em convênio firmado com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).O professor Franco Amado Dani Rico, atua na área de "Materiais não metálicos" no Programa de Pós-graduação Stricto sensu, Mestrado Acadêmico em Ciência, Inovação e Modelagem.