Movimento de Ocupação

16/11/2016 atualizada em 16/11/2016 15:17

É do conhecimento da Comunidade Acadêmica da UESC que desde o dia 24 de outubro, por decisão de Assembleia de Estudantes, foi deliberado e realizado o movimento de ocupação da Instituição.

Ao longo deste período, a Reitoria manteve disposição para o diálogo, reconhecendo que o movimento está calcado em uma pauta nacional, sobre a qual já nos posicionamos publicamente, conforme Carta Manifesto da ABRUEM, publicada no sítio da UESC.

Reafirmamos que a administração superior da UESC é contrária a quaisquer medidas restritivas ao financiamento público e estatal da Educação, em particular da educação superior, ciência e tecnologia, bem como decisões antidemocráticas que tenham seu maior impacto nos sistemas educacionais e no seio da sociedade.

Estamos solidários com movimentos sociais que defendem os direitos à educação e à saúde, consignados na Constituição Federal.

Sobre possíveis demandas locais, passíveis de resolução no âmbito da UESC, ressaltamos a firme disposição para o diálogo e para o estabelecimento de uma agenda que resulte nos melhores encaminhamentos para reivindicações. Inclusive, destacamos que esta é uma prática permanente nesta Administração.

Em todos os momentos e desde o início da ocupação, buscamos estabelecer diálogo na expectativa de funcionamento pleno da Universidade, sem êxito até o momento. A Reitoria indicou Comissão de Negociação formada por docentes e técnicos, da Administração Superior e Setorial, entretanto não ocorreu a correspondente manifestação por parte dos estudantes.

Se por um lado reconhecemos uma pauta legítima e entendemos a Universidade como campo de debate de ideias, mobilizações e diálogos, por outro lado, registramos que impedimentos de acesso, cerceamento de diálogos e de ampla participação são estratégias a superar, pois minimamente, colocam direitos e princípios constitucionais em colisão.

Com esse entendimento, solicitamos a compreensão dos estudantes para que, sem desmobilizar suas ações nem arrefecer as motivações do protesto, possam contribuir com a retomada da rotina acadêmica da UESC, abrindo seus portões e possibilitando a livre circulação e execução das atividades acadêmicas e administrativas.

Ilhéus-Bahia, em 16 de Novembro de 2016.

Universidades brasileiras ampliam presença em ranking da THE

A UESC na sua primeira avaliação ficou em 101+.

Fechamento do Restaurante Universitário no Dia 22/06

Aulas de graduação na UESC serão retomadas dia três de julho

Professores estão em atividades avaliativas

UESC entre as melhores da America Latina: aponta os Rankings da “Times Higher Education “

Universidade ficou na 101ª posição

Alunos de Direito Fazem Visita Técnica a Salvador

Viagem Aconteceu no Dia 13 de Maio

Minicurso Libro Álbum y Libro Ilustrado en la Enseñanza del Español

Dia 28 de Junho

Fechamento do Restaurante Universitário no Dia 15/06

Lauro Mattei vai discutir agricultura familiar e segurança alimentar

Pesquisador estará na UESC nesta terça(18) e quarta-feira(19)

Fechamento dos Portões no Dia 15/06

Curso de Comunicação da UESC mais uma vez é destaque na Intercom-Nordeste

Dos treze trabalhos inscritos, quatro foram classificados para a etapa Nacional do Evento, quando os estudantes da UESC vão representar a Região Nordeste.

Vem aí a 2ª Festa Literária de Ilhéus

A 7ª Feira do Livro da UESC e o IV FLIOS e é uma co-realização entre a Editus a Secretaria Municipal de Cultura, a Academia de Letras de Ilhéus e a Fundação Pedro Calmon

Começa a construção do complexo de laboratórios para as Ciências Exatas

CLCE vai consolidar a infraestrutura de pesquisa e inovação da UESC.

Programa Partiu Estágio

Formalização do Contrato