Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Movimento de Ocupação

16/11/2016 atualizada em 16/11/2016 15:17

É do conhecimento da Comunidade Acadêmica da UESC que desde o dia 24 de outubro, por decisão de Assembleia de Estudantes, foi deliberado e realizado o movimento de ocupação da Instituição.

Ao longo deste período, a Reitoria manteve disposição para o diálogo, reconhecendo que o movimento está calcado em uma pauta nacional, sobre a qual já nos posicionamos publicamente, conforme Carta Manifesto da ABRUEM, publicada no sítio da UESC.

Reafirmamos que a administração superior da UESC é contrária a quaisquer medidas restritivas ao financiamento público e estatal da Educação, em particular da educação superior, ciência e tecnologia, bem como decisões antidemocráticas que tenham seu maior impacto nos sistemas educacionais e no seio da sociedade.

Estamos solidários com movimentos sociais que defendem os direitos à educação e à saúde, consignados na Constituição Federal.

Sobre possíveis demandas locais, passíveis de resolução no âmbito da UESC, ressaltamos a firme disposição para o diálogo e para o estabelecimento de uma agenda que resulte nos melhores encaminhamentos para reivindicações. Inclusive, destacamos que esta é uma prática permanente nesta Administração.

Em todos os momentos e desde o início da ocupação, buscamos estabelecer diálogo na expectativa de funcionamento pleno da Universidade, sem êxito até o momento. A Reitoria indicou Comissão de Negociação formada por docentes e técnicos, da Administração Superior e Setorial, entretanto não ocorreu a correspondente manifestação por parte dos estudantes.

Se por um lado reconhecemos uma pauta legítima e entendemos a Universidade como campo de debate de ideias, mobilizações e diálogos, por outro lado, registramos que impedimentos de acesso, cerceamento de diálogos e de ampla participação são estratégias a superar, pois minimamente, colocam direitos e princípios constitucionais em colisão.

Com esse entendimento, solicitamos a compreensão dos estudantes para que, sem desmobilizar suas ações nem arrefecer as motivações do protesto, possam contribuir com a retomada da rotina acadêmica da UESC, abrindo seus portões e possibilitando a livre circulação e execução das atividades acadêmicas e administrativas.

 

Ilhéus-Bahia, em 16 de Novembro de 2016.




            


Data de publicação
09/01

MEC aprova residência multiprofissional em Medicina Veterinária na UESC

A criação dessas residências na área de Medicina Veterinária, amplia e consolida os avanços da UESC.
09/01

Centro de Inovação do Cacau e Castelli Chocolataria promovem capacitação

Dando início à parceria, foi lançada a primeira programação de cursos, a serem ofertados pela Castelli Escola de Chocolataria, em Ilhéus, na sede da CIC.
08/01

Novo livro da Editus traz amplo estudo sobre o cultivo do cacaueiro

De caráter inovador, a obra traz 17 capítulos com um viés técnico, que busca valorizar a produção e o conhecimento local sobre o cultivo do cacaueiro a partir de um olhar acadêmico.
04/01

Restaurante Universitário

Funcionamento Durante o Mês de Janeiro
1 a 4 de 4         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster