Exposição fotográfica marca os vinte anos da Editus

01/12/2016 - Assinado pela ASCOM

Quem se aproxima da entrada da Torre Administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) pode conferir a exposição fotográfica Entrelinhas, que conta um pouco da história da Editus – Editora da UESC – junto com alguns dos personagens que contribuíram para sua consolidação como ferramenta de promoção da leitura. A exposição foi lançada na 4ª Feira Universitária do Livro da UESC e agora segue com mais fotografias em novo espaço.

História

Do Núcleo Editorial Didático da antiga FESP – Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna –, atual UESC, nasceu a Editus, projeto idealizado e fundado pela então Reitora Renné Albagli (1996-2004). O amadurecimento da produção editorial do Núcleo, que se restringia à publicação da Revista FESP e à comunicação visual da Universidade, impulsionou a publicação de livros.

Sob a coordenação da Profa Maria Luiza Nora (1996-2011), a Editora publicou o primeiro título:O Auto do Descobrimento - o romanceiro de vagas descobertas, de autoria do escritor Jorge Araújo. Em comemoração aos 500 anos do Brasil, lançou uma Revista FESP especial, com o selo editorial da Editus.

O rico acervo da atualidade é resultado de uma história escrita por muitas mãos! Para simbolizar todos aqueles que contribuíram para esse reconhecimento, algumas pessoas foram homenageadas este ano: a Reitora Renée Albagli (1996-2004), a Diretora da Editus Maria Luiza Nora (1996-2011), Ubaldo Santos (Diretor da Gráfica), George Pellegrini (Criação e Produção), Henriqueta Souza (Bibliotecária), Dorival de Freitas (in memorian - Revisor), Jorge Octávio Moreno (Administrativo), Jorge Araújo (Autor), Profa Margarida Fahel (Parecerista), Profa Lurdes Bertol (Conselheira), Maria Schaun (Livraria) e Profa Tica Simões (Autora). O reconhecimento se deve às contribuições de cada um nas áreas de produção, criação, administração e gestão.