Por Sandra Estamos de Luto! Por Sandra Estamos na Luta!

01/02/2017 atualizada em 01/02/2017 11:07

A Reitoria da Uesc expressa pesar pelo falecimento da nossa estudante de Pedagogia, Sandra Oliveira, uma mulher, vitimada por violência.

Nos posicionamos contra toda forma de violência e, em especial, de gênero e clamamos a sociedade a uma postura intransigente em defesa da vida de mulheres e à justiça punição na forma da Lei.

Por Sandra estamos de luto! Por Sandra estamos na luta!

O Departamento de Ciências da Educação, o Colegiado e os (as) alunos(as) do curso de Pedagogia, consternados(as) com o brutal assassinato da aluna Sandra Oliveira do VI semestre (noturno), por seu ex-companheiro, na cidade de Ilhéus-BA, vem externar os sentimentos de pesar e de indignação por mais um ato de violência contra as mulheres.

A aluna Sandra, 43 anos, deixa órfãos seus dois filhos, 15 e 09 anos. Ingressou no curso de Pedagogia em 2013 e afirmava a redescoberta do sentido da vida após a universidade. O crime brutal chocou a todos nós, especialmente professores/as e alunos/as que conviveram com Sandra. Nesse registro de consternação, reconhecemos que não bastar aplicar a Lei Maria da Penha ou a Lei do Feminicídio, é preciso que lutemos para combater uma cultura machista, selvagem, que oprime, agride, estupra, segrega e mata mulheres. Não podemos nos calar diante desse e de outros tantos fatos hediondos e de covardia. “Crime passional é eufemismo”.

Prestamos solidariedade à família de Sandra e a todas nós, mulheres constantemente vítimas de violência sexista, exortando a sociedade a repudiar toda e qualquer forma de violência contra as mulheres e a se posicionar contra o Machismo! Na Uesc, por meio do curso de Pedagogia, por meio de seus professores, colegas e todos os envolvidos com a causa das mulheres, o assassinato brutal de Sandra não será um caso esquecido, por meio da dor e da saudade nos fortaleceremos para continuar na luta pela denúncia e solução de todo ato de violência contra as mulheres e, portanto uma Instituição de Ensino Superior, como a Uesc, no cumprimento do seu  papel social, se constitui em lócus para ações afirmativas que tragam para o seu interior o diálogo, políticas e práticas que formem a comunidade acadêmica; de modo que todos os segmentos participem, denunciem e defendam a luta contra a violência às mulheres.

Pela dignidade de Sandra, pelos filhos de Sandra, por todas as alunas e professoras dessa Universidade, façamos a nossa parte! NÂO À VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES. NÃO À IMPUNIDADE DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES. ESTAMOS DE LUTO, ESTAMOS NA LUTA!!

Departamento de Ciência da Educação e Colegiado de Pedagogia