06/03/2017

Acontecerá no próximo dia 10 de março de 2017, no Auditório Governador Paulo Souto no Campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), às 14 horas, a lançamento do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia – PCTSul e a inauguração do Centro de Inovação do Cacau, primeira iniciativa do empreendimento, que surge para corroborar com o fortalecimento da região cacaueira.

O PCTSul é uma iniciativa do Comitê de Instituições Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado da Bahia, formado em 2013, por cinco instituições: UFSB, Uesc, Ceplac, Ifba e IFBaiano. Seu objetivo principal consiste na concepção, estruturação e gestão sustentável de um ambiente de negócios capaz de integrar o mercado empresarial com o poder público e a comunidade científica, de forma a estimular o desenvolvimento de produtos, processos e serviços tecnológicos e inovadores que proponham ideias e soluções criativas para o mercado nacional e internacional, de forma a estimular o desenvolvimento regional e a valorização da matriz produtiva do Sul da Bahia.

As primeiras operações do PCTSul terão como foco a cadeia produtiva do cacau, através de um Centro Integrado de Inteligência e Inovação que se dedicará a realização de análises físico-químicas, com foco na melhora da produtividade, qualidade e rastreabilidade das amêndoas, viabilizando o fortalecimento da inserção do cacau baiano nos circuitos produtores de chocolate finos e de origem. Segundo Cristiano Villela, Secretário Executivo do PCTSul, está previsto um volume de investimento inicial de R$ 2,6 milhões de reais, que serão distribuídos em três fases de implementação das ações.

A Uesc além de sócia-fundadora, colabora com o desenvolvimento organizacional do PCTSul através do Programa de Incubação da Broto Incubadora de Biotecnologia - Broto, iniciativa bi-institucional da Uesc e UEFS, que fornece suporte gerencial, orientação tecnológica e consultoria econômico-financeira a empreendimentos de base tecnológica. A Uesc também apoia a iniciativa através do fornecimento da infraestrutura que abrigará o Centro de Inovação do Cacau, que funcionará no Instituto de Análises Físico-Químicas (Ipaf) no Campus da Universidade, a ser apresento comunidade após o evento de lançamento.

O evento reunirá autoridades políticas, empresários, representantes da comunidade científica e cacauicultores. A programação prevê uma palestra de abertura com Dr. Guilherme Ary Plonki, que abordara o “O papel de um parque científico e tecnológico para o desenvolvimento regional”. Na sequência, está previsto a realização de uma mesa redonda com representantes das instituições fundadoras do PCTSul e produtores de cacau, que vão apresentar a comunidade a iniciativa do empreendimento e os seus desafios.

Mais informações:
Broto Incubadora de Biotecnologia
(73) 3680-5190 - brotobiotec@uesc.br

Publicação da Editus traz discussão sobre cooperativismo e associações

A publicação tem como base abordagens teóricas que explicam a participação das pessoas em corporações e associações

I Simpósio de Cuidados Paliativos do Sul da Bahia será realizado na UESC

Aborda possibilidade de diminuir sofrimento de paciente em situação terminal

Curso de Prevenção e Intervenção ao Uso de Crack e Outras Drogas

Início em 27 de Abril

Comissão CEE avalia UESC visando o recredenciamento

Cumprem etapas do processo de recredenciamento da UESC junto ao CEE, órgão responsável pelo credenciamento de Instituições de Ensino Superior na Bahia.

Mais Futuro entra na última semana de inscrições para universitários

Termina sexta-feira (31) o prazo para inscrição no Programa Mais Futuro, pelo site http://maisfuturo.educacao.ba.gov.br/permanencia

Novo livro da Editora da UESC traz a memória literária do poeta Clarêncio Baracho

Baracho nasceu em Ilhéus, em 1902, foi membro-fundador da Academia de Letras de Ilhéus, o livro Água Corrente foi editado em 1978 pela gráfica da UFBA e relançado pela Editus.

Programa Mais Futuro oferece estágio e auxílio permanência para estudantes

Você que está ingressando na UESC no SEMESTRE 2017.1 tem a oportunidade de fazer a sua inscrição no programa Mais Futuro

Abertas inscrições para auxílio permanência a estudantes das universidades estaduais

A meta é beneficiar nove mil estudantes universitários com auxílio permanência e estágio,

Concurso Vestibular 2017 - EaD

Inscrições Ocorrerão a Partir do Dia 03/04

Instrução Normativa Proad nº 001/2017

Novos Procedimentos para Reconhecimentos de Débito

Editus lança manual sobre morfologia e anatomia vegetal

Apresenta a botânica, um ramo da biologia que estuda as características dos fungos, vegetais e algas, a partir de suas múltiplas formas de atuação no meio ambiente.

Taxas e impostos cobrados a população são destaques em novo livro da Editus.

O autor aborda o conceito de obrigação tributária como vínculo jurídico estabelecido entre o estado e o contribuinte ou responsável.

V Corrida da Uesc

Participaram Mais de 70 Competidores

Inaugurado o Centro de Inovação do Cacau

É o inicio do Parque Científico e Tecnológico

Revista Litterata

Prazo prorrogado para submissão de artigos

Recesso Acadêmico

Horários Especiais de Funcionamento

Nota à Comunidade Acadêmica

Serviço de Internet Normalizado

Governador anuncia editais de programa de bolsa e estágio para universitários

O Mais Futuro é um programa de assistência estudantil para garantir a permanência do estudantes nas universidades da Bahia, com o apoio do Governo do Estado.

Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia será lançado na UESC

Acontecerá no dia 10 de março de 2017, no Auditório Paulo Souto, no Campus da UESC, às 14 horas.

Empreendimento será lançado na Uesc dia 10
1 a 20 de 21         Próximos 20 >> Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250