Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia

06/03/2017

Acontecerá no próximo dia 10 de março de 2017, no Auditório Governador Paulo Souto no Campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), às 14 horas, a lançamento do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia – PCTSul e a inauguração do Centro de Inovação do Cacau, primeira iniciativa do empreendimento, que surge para corroborar com o fortalecimento da região cacaueira.

O PCTSul é uma iniciativa do Comitê de Instituições Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado da Bahia, formado em 2013, por cinco instituições: UFSB, Uesc, Ceplac, Ifba e IFBaiano. Seu objetivo principal consiste na concepção, estruturação e gestão sustentável de um ambiente de negócios capaz de integrar o mercado empresarial com o poder público e a comunidade científica, de forma a estimular o desenvolvimento de produtos, processos e serviços tecnológicos e inovadores que proponham ideias e soluções criativas para o mercado nacional e internacional, de forma a estimular o desenvolvimento regional e a valorização da matriz produtiva do Sul da Bahia.

As primeiras operações do PCTSul terão como foco a cadeia produtiva do cacau, através de um Centro Integrado de Inteligência e Inovação que se dedicará a realização de análises físico-químicas, com foco na melhora da produtividade, qualidade e rastreabilidade das amêndoas, viabilizando o fortalecimento da inserção do cacau baiano nos circuitos produtores de chocolate finos e de origem. Segundo Cristiano Villela, Secretário Executivo do PCTSul, está previsto um volume de investimento inicial de R$ 2,6 milhões de reais, que serão distribuídos em três fases de implementação das ações.

A Uesc além de sócia-fundadora, colabora com o desenvolvimento organizacional do PCTSul através do Programa de Incubação da Broto Incubadora de Biotecnologia - Broto, iniciativa bi-institucional da Uesc e UEFS, que fornece suporte gerencial, orientação tecnológica e consultoria econômico-financeira a empreendimentos de base tecnológica. A Uesc também apoia a iniciativa através do fornecimento da infraestrutura que abrigará o Centro de Inovação do Cacau, que funcionará no Instituto de Análises Físico-Químicas (Ipaf) no Campus da Universidade, a ser apresento comunidade após o evento de lançamento.

O evento reunirá autoridades políticas, empresários, representantes da comunidade científica e cacauicultores. A programação prevê uma palestra de abertura com Dr. Guilherme Ary Plonki, que abordara o “O papel de um parque científico e tecnológico para o desenvolvimento regional”. Na sequência, está previsto a realização de uma mesa redonda com representantes das instituições fundadoras do PCTSul e produtores de cacau, que vão apresentar a comunidade a iniciativa do empreendimento e os seus desafios.

Mais informações:
Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia
Broto Incubadora de Biotecnologia
(73) 3680-5190 - brotobiotec@uesc.br

Céu Aberto

Dia 01 de Agosto

Dia 27 de Julho

Uerj sedia reunião da Abruem

Crise das instituições de ensino superior foi debatida com a comunidade

Programa Mais Futuro

2ª relação PARCIAL

Pet Solos promoverá Ciclo de Palestras

Dia 26 de Julho

Editus no Festival do Chocolate

A Editus – Editora da UESC está presente no 9° Festival Internacional do Chocolate e Cacau, de 20 a 23 de julho

Editus no Jequitibá

Mais que publicar livros, é preciso investir na formação de leitores.

A Editus estará presente no 9° Festival Internacional do Chocolate e Cacau, de 20 a 23 de

Que tal se programar para dias cheios de chocolate?

Seminário de Matemática do DCET

Dia 04 de Agosto

Workshop: Dinâmicas Audiovisuais Contemporâneas: O case diz aí

Dia 25 de Julho

UESC realizou Language Week

O tema do evento abrangeu discussões em torno das políticas linguísticas e da internacionalização do ensino superior

III Simpósio de Pedagogia (SIMPED)

09 a 11 de outubro de 2017

Projeto Sétima na Quinta

Apresenta "A Estrada da Fúria"

Reitor da UEPB visita a UESC

A presença do dirigente da IES paraibana está relacionada à troca de experiências e conhecer a infraestrutura da UESC com vistas ao estabelecimento de parcerias.

Recadastramento de Servidores Ativos

Entre os Dias 17 de Julho a 13 de Agosto

Programa Mais Futuro - Auxílio Permanência

SEC Informa Sobre Pagamento

Transferência Externa 2017.2

Inscrições de 17 a 21 Julho

Nos dias 13 e 14 de julho, a Editus estará no Shopping Jequitibá!!!

Feira de livros com descontos, pré-lançamento de livro e rodas de conversa.Nos dias 13 e 14 de julho, a Editus estará no Shopping Jequitibá!!! Feira de livros com descontos, pré-lançamento de livro e

Mestrado Profissional em Inovação da UESC debate novos rumos par o Pontal Criativo

O resultado final desse trabalho está marcado para ser apresentado à comunidade do Pontal Criativo no dia 29 de julho, às 9 horas, na Cruzada do Bem em Ilhéus.

Aprtesenta Blade Runner
1 a 20 de 27         Próximos 20 >> Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250