Novo livro da Editora da UESC traz a memória literária do poeta Clarêncio Baracho

22/03/2017 - Assinado pela ASCOM

A Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz apresenta ao público sua nova publicação. Trata-se do livro Água corrente, escrito pelo poeta da região cacaueira Clarêncio Gomes Baracho.
Baracho nasceu na Fazenda Pau Brasil, no município de Ilhéus, no ano de 1902 e faleceu no Hospital Português, em 1980, na capital baiana. Foi membro-fundador da Academia de Letras de Ilhéus, exercendo o cargo de primeiro secretário. O livro Água Corrente foi editado em 1978 pela gráfica da Universidade Federal da Bahia e relançado pela Editus, neste ano.
A obra é subdivida em dois capítulos que apresentam, respectivamente, versos sobre a água e a terra. Na primeira parte do livro, o autor utiliza a metáfora das águas correntes para falar das relações amorosas que fizeram parte da sua existência. A seguir, a cidade de Ilhéus é contemplada com delicada e indescritível poesia que aborda a riqueza cacaueira que tanto contribuiu com formação econômica da região. Outras cidades, capitais e contextos eram rememorados pelo poeta, que usa os poemas para descrever vivências, experiências e o modo como via o mundo.
As raízes da terra, em tom metafórico, estão na segunda parte do título. Nesse trecho, o autor trata das suas origens existenciais, apresentando os problemas sociais, climáticos e econômicos do cenário nordestino, mas retrata também as riquezas que compõem o cenário dessa região, fonte de sua inspiração.
Água Corrente custa R$20,00 e pode ser adquirido na Livraria da Editus, localizada na UESC. Em Itabuna e Ilhéus, está sendo vendido na Banca do Shopping Jequitibá e na Livraria Papirus, respectivamente. Na internet, o leitor vai encontrar essa e outras publicações da Editus nos sites www.livrariacultura.com.br e www.bookpartners.com.br. Pedidos também podem ser feitos pelo email vendas.editus@uesc.br ou pelo telefone (73) 3680-5240. Para acompanhar todas as novidades da Editora acesse o site www.uesc.br/editora, o Facebook @editoradauesc e o Instagram