Publicação da Editus traz discussão sobre cooperativismo e associações

29/03/2017 - Assinado pela ASCOM

A Editus - Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz apresenta ao público o livro Participação em cooperativas e associações: o porquê das pessoas se filiarem, escrito pelo Prof. Raimundo Bonfim dos Santos, que atua na área da Economia. A publicação tem como base abordagens teóricas que explicam a participação das pessoas em corporações e associações.
A pesquisa que deu resultado a este livro teve como foco central as cooperativas e associações de base popular, em grande parte ligadas à economia da sobrevivência. O autor reflete também, acerca de empresas capitalistas que se disfarçam de cooperativas para atingir as bases populares, buscando alcançar o capital que tanto lhes interessa.
O livro destaca ainda que a organização da classe trabalhadora em associações, cooperativas, sindicatos e partidos tem sido uma estratégia de sobrevivência econômica e, ao mesmo tempo, de formação política. O autor defende que a partir desse processo organizacional, as classes dominantes utilizam-se de suas bases populares para propagar o seu idealismo capitalista, apoiando-se em argumentos como o crescimento econômico e social.
O título é recomendado a todos os que atuam no ensino, pesquisa e extensão nas universidades, tanto pela ótica científica que assume, quanto pela perspectiva política. O texto é considerado essencial, também, para lideranças que atuam em movimentos sociais populares e aqueles que fazem parte como sujeitos desses movimentos e de centenas de cooperativas e associações que tem como horizonte superar as relações sociais capitalistas, firmando-se nos valores coletivos, da cooperação e da solidariedade humana.
Participação em cooperativas e associações: o porquê das pessoas se filiarem custa R$25,00 e pode ser adquirido na Livraria da Editus, localizada na UESC. Em Itabuna e Ilhéus, está sendo vendido na Banca do Shopping Jequitibá e na Livraria Papirus, respectivamente. Na internet, o leitor vai encontrar essa e outras publicações da Editus nos sites www.livrariacultura.com.br e www.ciadoslivros.com.br. Pedidos também podem ser feitos pelo email vendas.editus@uesc.br ou pelo telefone (73) 3680-5240. Para acompanhar todas as novidades da Editora acesse o site www.uesc.br/editora, o Facebook @editoradauesc e o Instagram @editus.uesc.