Núcleo Rondon-UESC promoveu fovoco em Coarací e Ibicuí

05/04/2017 - Assinado pela ASCOM

Nos dois últimos finais de semana do mês de março rondonistas do Núcleo Rondon Universidade estadual de Santa Cruz (UESC), fizeram um verdadeiro “fovoco” nos municípios de Coarací e Ibicuí, situados no sul do estado da Bahia. As ações contaram com participações de estudantes de graduação e pós-graduação e professores das áreas de Direito, Medicina, Biologia, Veterinária, Geografia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Comunicação Social e Humanidades, da UESC, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Foram realizadas oficinas e mini-cursos dirigidos a servidores públicos, conselheiros municipais, merendeiras, professores e comunidade interessada. Ao todo, 1.048 pessoas participaram das atividades, 611 na cidade de Coarací e 437 em Ibicuí. O coordenador do Núcleo, professor Guilhardes Júnior explica que “em alguns lugares do interior baiano, se você quer se referir a movimento, alegria, festa, barulho, fala que é um "fovoco". Isso foi o que proporcionamos aos moradores dos dois municípios, com vasta transferência de conhecimento”.

O Núcleo Rondon/UESC é um programa de extensão continuada coordenada pelos professores Guilhardes Júnior e Amarildo Morett, respectivamente dos Departamentos de Ciências Jurídicas e Ciências Administrativas e Contábeis, da UESC, institucionalizado em 2013. O Núcleo realiza ações regionais, nas cidades da área de abrangência da Universidade, e leva rondonistas às operações realizadas pelo Ministério da Defesa. As ações regionais têm também o objetivo de selecionar e ou treinar para as operações nacionais.

Atualmente, o Núcleo está em fase de seleção de rondonistas que irão atuar na Operação Rondônia Cinquentenário, no mês de julho de 2017, no município de Alto Paraíso. Para tanto, os candidatos foram responsáveis por atividades que serão aplicadas em Rondônia, além de outras que foram demandadas pelos municípios que receberam o “Fovoco”. "Foi oportunizado a esses candidatos a vivência prática em campo, facilitando também para nós, que somos responsáveis pela coordenação dessas ações na operação nacional", afirma Guilhardes Júnior, que, junto com a professora Poliana Melo, do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, da UESC, acompanhou as atividades. "As ações regionais são de grande importância para aproximar a Universidade das comunidades de seu entorno, levando ações de cidadania para esses municípios", completa o professor.

Prevista para durar cerca de uma semana, os coordenadores esperam a participação de estudantes e profissionais de outras instituições da região. Uma nova operação deverá ser realizada, nas cidades de Coarací e Ibicuí, na primeira semana de setembro.

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

Dia 20 de Abril

Seminário de Coisas Legais da Uesc

Dia 25 e 26 de Abril

II Ciclo de Debates do Daped

Dias 24 e 25 de Abril

DCE Escolherá sua Diretoria para o Biênio 2018-2019

Eleição Serão Realizadas nos Dias 18 e 19 de Abril

Festa Literária de Ilhéus será lançada na próxima semana

O evento é um convite ao público para refletir sobre as múltiplas formas de leitura e difusão do conhecimento.

Aluno e professores da UESC fabricam próteses mecânicas de baixo custo

A ideia foi criar uma prótese de baixo custo para pessoas de baixa renda, que sonham com uma prótese de membros superiores.

Pesquisadores da Uesc e do IF Baiano Santa Inês

Publicam Pesquisas sobre Recuperação de Resíduos de Minérios

Projeto do Escritório Modelo de Contabilidade

Auxilia na Declaração de Imposto de Renda

II Congresso Internacional e IV Congresso Nacional Movimentos Sociais e Educação

De 04 a 06 de Setembro

Olimpíada Brasileira de Matemática - Nível Universitário

Dia 04 de Maio

Escolas adotam livros da Editus para o ano letivo de 2018

As escolas adotaram livros da Editus – Editora da UESC como materiais didáticos e paradidáticos no período de 2018.

Uesc recebe exposição itinerante Castro Alves e Hansen Bahia

A mostra já visitou dez cidades, e após Ilhéus mais dois municípios baianos poderão apreciar as obras de Hansen e o poema de Castro Alves

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

Dia 06 de Abril

Protocolo Geral

Horário de Funcionamento Durante Mês de Abril

Salvador sedia Encontro Regional da ABEU Nordeste

O Encontro avaliou as ações da regional e fechando planejamento para novas iniciativas.
1 a 15 de 15         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250