Núcleo Rondon-UESC promoveu fovoco em Coarací e Ibicuí

05/04/2017 - Assinado pela ASCOM

Nos dois últimos finais de semana do mês de março rondonistas do Núcleo Rondon Universidade estadual de Santa Cruz (UESC), fizeram um verdadeiro “fovoco” nos municípios de Coarací e Ibicuí, situados no sul do estado da Bahia. As ações contaram com participações de estudantes de graduação e pós-graduação e professores das áreas de Direito, Medicina, Biologia, Veterinária, Geografia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Comunicação Social e Humanidades, da UESC, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Foram realizadas oficinas e mini-cursos dirigidos a servidores públicos, conselheiros municipais, merendeiras, professores e comunidade interessada. Ao todo, 1.048 pessoas participaram das atividades, 611 na cidade de Coarací e 437 em Ibicuí. O coordenador do Núcleo, professor Guilhardes Júnior explica que “em alguns lugares do interior baiano, se você quer se referir a movimento, alegria, festa, barulho, fala que é um "fovoco". Isso foi o que proporcionamos aos moradores dos dois municípios, com vasta transferência de conhecimento”.

O Núcleo Rondon/UESC é um programa de extensão continuada coordenada pelos professores Guilhardes Júnior e Amarildo Morett, respectivamente dos Departamentos de Ciências Jurídicas e Ciências Administrativas e Contábeis, da UESC, institucionalizado em 2013. O Núcleo realiza ações regionais, nas cidades da área de abrangência da Universidade, e leva rondonistas às operações realizadas pelo Ministério da Defesa. As ações regionais têm também o objetivo de selecionar e ou treinar para as operações nacionais.

Atualmente, o Núcleo está em fase de seleção de rondonistas que irão atuar na Operação Rondônia Cinquentenário, no mês de julho de 2017, no município de Alto Paraíso. Para tanto, os candidatos foram responsáveis por atividades que serão aplicadas em Rondônia, além de outras que foram demandadas pelos municípios que receberam o “Fovoco”. "Foi oportunizado a esses candidatos a vivência prática em campo, facilitando também para nós, que somos responsáveis pela coordenação dessas ações na operação nacional", afirma Guilhardes Júnior, que, junto com a professora Poliana Melo, do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, da UESC, acompanhou as atividades. "As ações regionais são de grande importância para aproximar a Universidade das comunidades de seu entorno, levando ações de cidadania para esses municípios", completa o professor.

Prevista para durar cerca de uma semana, os coordenadores esperam a participação de estudantes e profissionais de outras instituições da região. Uma nova operação deverá ser realizada, nas cidades de Coarací e Ibicuí, na primeira semana de setembro.

Pesquisas Científicas na Uesc

Alunos e Professores Divulgam Vídeos

LIFE Jr foi premiada em um evento de empresas juniores

Os prêmios fortalecem ainda mais a imagem da LIFE Jr e da UESC no Movimento Empresa Júnior Baiano

II Seminário Estudantil de Administração: Perspectivas para o Futuro do Brasil

De 18 a 20 de Junho

Projeto Sétima na Quinta

Dia 21 de Junho

Curso Livre na Perspectiva da Pedagogia Waldorf – Matemática nos Anos Iniciais

Dias 06 e 07 de Julho

Nesta segunda (18) começa o II Seminário Estudantil de Administração da UESC

O Seminário Estudantil de Administração é uma iniciativa dos estudantes do curso de graduação em Administração

Susau Informa

Fechamento dos Portões no Dia 16/06

Projeto Sétima na Quinta/Comitê Mulheres Uesc

Dia 14 de Junho

Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UESC realizou o IX Workshop

O principal destaque foi a redução do tempo médio de titulação de doutores de 56 meses no quadirênio anterior para 48 meses no quadriênio em curso.

CRES 2018 reafirma educação superior como bem social, direito humano e dever do estado

Cerimônia de abertura reuniu milhares de gestores, professores e estudantes em Córdoba, na Argentina

3º Seminário Integrador de Licenciatura em Ciências Biológicas

De 03 a 05 de Julho