Núcleo Rondon-UESC promoveu fovoco em Coarací e Ibicuí

05/04/2017 - Assinado pela ASCOM

Nos dois últimos finais de semana do mês de março rondonistas do Núcleo Rondon Universidade estadual de Santa Cruz (UESC), fizeram um verdadeiro “fovoco” nos municípios de Coarací e Ibicuí, situados no sul do estado da Bahia. As ações contaram com participações de estudantes de graduação e pós-graduação e professores das áreas de Direito, Medicina, Biologia, Veterinária, Geografia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Comunicação Social e Humanidades, da UESC, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Foram realizadas oficinas e mini-cursos dirigidos a servidores públicos, conselheiros municipais, merendeiras, professores e comunidade interessada. Ao todo, 1.048 pessoas participaram das atividades, 611 na cidade de Coarací e 437 em Ibicuí. O coordenador do Núcleo, professor Guilhardes Júnior explica que “em alguns lugares do interior baiano, se você quer se referir a movimento, alegria, festa, barulho, fala que é um "fovoco". Isso foi o que proporcionamos aos moradores dos dois municípios, com vasta transferência de conhecimento”.

O Núcleo Rondon/UESC é um programa de extensão continuada coordenada pelos professores Guilhardes Júnior e Amarildo Morett, respectivamente dos Departamentos de Ciências Jurídicas e Ciências Administrativas e Contábeis, da UESC, institucionalizado em 2013. O Núcleo realiza ações regionais, nas cidades da área de abrangência da Universidade, e leva rondonistas às operações realizadas pelo Ministério da Defesa. As ações regionais têm também o objetivo de selecionar e ou treinar para as operações nacionais.

Atualmente, o Núcleo está em fase de seleção de rondonistas que irão atuar na Operação Rondônia Cinquentenário, no mês de julho de 2017, no município de Alto Paraíso. Para tanto, os candidatos foram responsáveis por atividades que serão aplicadas em Rondônia, além de outras que foram demandadas pelos municípios que receberam o “Fovoco”. "Foi oportunizado a esses candidatos a vivência prática em campo, facilitando também para nós, que somos responsáveis pela coordenação dessas ações na operação nacional", afirma Guilhardes Júnior, que, junto com a professora Poliana Melo, do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, da UESC, acompanhou as atividades. "As ações regionais são de grande importância para aproximar a Universidade das comunidades de seu entorno, levando ações de cidadania para esses municípios", completa o professor.

Prevista para durar cerca de uma semana, os coordenadores esperam a participação de estudantes e profissionais de outras instituições da região. Uma nova operação deverá ser realizada, nas cidades de Coarací e Ibicuí, na primeira semana de setembro.

Revista Litterata

Chamada para Submissão de Artigo

Geourbano e Cine Urbano

De 01 de Junho a 03 de Agosto

Programa Mais Futuro

Inscrições Homologadas - Estágio Administrativo

Inscrições para o Programa de Mobilidade Nacional da Abruem vão até o dia 31

O edital nº 65 está disponível em http://www.uesc.br/publicacoes/editais/.

UESC participa de Projeto da Rede CEDES do Ministério do Esporte

Os coordenadores informam que no dia 1° de junho de 2017, ocorrerá a apresentação do projeto para prefeitos e autoridades do Território de Identidade Litoral Sul.

Falecimento do ex-reitor da Uneb e ex-conselheiro do CEE.

Projeto Sétima na Quinta

Dia 18 de Maio

Palestra destaca “Formação docente no cenário atual: impactos e desafios”

Nesta sexta-feira(19), às 8h30min, no auditório do Curso de Direito da UESC.

Rádio UESC comemora 2 anos com programação própria e 24 horas no ar

No ar ininterruptamente desde oito de maio de 2015, a Rádio Uesc começou a se formar em 2003.

Abertas inscrições para minicursos do Laboratório de Ecologia

Escalando o topo das árvores: técnicas de acesso

Projeto Conecte em Si

Meditação Coletiva na Uesc

15ª Semana de Museus

De 15 a 21 de Maio

Céu Aberto

Dia 09 de Maio

Estudante de Agronomia da UESC é premiada em evento internacional

6º Simpósio Internacional de Nutrição de Ruminantes

II Calourada Esportiva DCE/Uesc

Dia 20 de Maio

III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária.

Dias 31 de Maio e 01 de Junho

Editus e Book Truck fecham parceria em prol da promoção da leitura

O catálogo completo da Editus você confere no www.uesc.br/editora.

Projeto Sétima na Quinta

Dia 04 de Maio