Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Núcleo Rondon-UESC promoveu fovoco em Coarací e Ibicuí

05/04/2017 - Assinado pela ASCOM

Nos dois últimos finais de semana do mês de março rondonistas do Núcleo Rondon Universidade estadual de Santa Cruz (UESC), fizeram um verdadeiro “fovoco” nos municípios de Coarací e Ibicuí, situados no sul do estado da Bahia. As ações contaram com participações de estudantes de graduação e pós-graduação e professores das áreas de Direito, Medicina, Biologia, Veterinária, Geografia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Comunicação Social e Humanidades, da UESC, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Foram realizadas oficinas e mini-cursos dirigidos a servidores públicos, conselheiros municipais, merendeiras, professores e comunidade interessada. Ao todo, 1.048 pessoas participaram das atividades, 611 na cidade de Coarací e 437 em Ibicuí. O coordenador do Núcleo, professor Guilhardes Júnior explica que “em alguns lugares do interior baiano, se você quer se referir a movimento, alegria, festa, barulho, fala que é um "fovoco". Isso foi o que proporcionamos aos moradores dos dois municípios, com vasta transferência de conhecimento”.

O Núcleo Rondon/UESC é um programa de extensão continuada coordenada pelos professores Guilhardes Júnior e Amarildo Morett, respectivamente dos Departamentos de Ciências Jurídicas e Ciências Administrativas e Contábeis, da UESC, institucionalizado em 2013. O Núcleo realiza ações regionais, nas cidades da área de abrangência da Universidade, e leva rondonistas às operações realizadas pelo Ministério da Defesa. As ações regionais têm também o objetivo de selecionar e ou treinar para as operações nacionais.

Atualmente, o Núcleo está em fase de seleção de rondonistas que irão atuar na Operação Rondônia Cinquentenário, no mês de julho de 2017, no município de Alto Paraíso. Para tanto, os candidatos foram responsáveis por atividades que serão aplicadas em Rondônia, além de outras que foram demandadas pelos municípios que receberam o “Fovoco”. "Foi oportunizado a esses candidatos a vivência prática em campo, facilitando também para nós, que somos responsáveis pela coordenação dessas ações na operação nacional", afirma Guilhardes Júnior, que, junto com a professora Poliana Melo, do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, da UESC, acompanhou as atividades. "As ações regionais são de grande importância para aproximar a Universidade das comunidades de seu entorno, levando ações de cidadania para esses municípios", completa o professor.

Prevista para durar cerca de uma semana, os coordenadores esperam a participação de estudantes e profissionais de outras instituições da região. Uma nova operação deverá ser realizada, nas cidades de Coarací e Ibicuí, na primeira semana de setembro.




            


Data de publicação
19/06

Segundo o MEC a UESC está entre as melhores universidades do país

A UESC é a primeira entre as quatro universidades estaduais da Bahia e figura entre as 64 melhores do Brasil.
14/06

Projeto Sétima na Quinta

Dia 22 de Junho
13/06

Editus integra a SciELO livros

A SciELO Livros é uma plataforma que permite a publicação on-line de livros de conteúdo científico. A seleção dos títulos é criteriosa e segue padrões internacionais de avaliação.
13/06

Aula Pública do Mestrado Profnit

Dia 14 de Junho
13/06

Minicurso Redes Sociais no Trabalho: Vilã ou Ferramenta?

Dia 27 de Junho
12/06

Curso Orientação e Mobilidade

De 10 a 14 de Julho
09/06

UESC recebe um dos maiores especialistas do Brasil em patentes e informação tecnológica

Henry Suzuki fará palestra gratuita para comunidade acadêmica, em mais uma edição do Programa Ideação e Empreendedorismo, dia 14 de junho, às 14h no auditório do pavilhão DCET
09/06

Mestrado Profissional em Química - PROFQUI

Realiza Exame Nacional de Acesso no dia 18/06
08/06

Mini-cursos do Laboratório de Ecologia (LabEco)

Biologia no mar e Golfinhos-rotadores em Fernando de Noronha: pesquisa e conservação
07/06

Dispensa de Licitação de Caráter Emergencial

Aviso de Convocação de Interessados
05/06

Adélia Pinheiro debateu futuro das universidades públicas brasileiras no 60º Fórum da Abr

Busca de saídas individuais pode ser alternativa para a crise coletiva, segundo reitora Adélia
05/06

Projeto Sétima na Quinta

Dia 08 de Junho
05/06

Curso de Formação do UPT

Para os Monitores Administrativos e de Coordenação
02/06

Restaurante Universitário da Uesc

Cadastramento Biométrico de Estudantes
02/06

Seminário de Matemática do DCET

Dias 09 e 30 de Junho
01/06

Céu Aberto

Dia 06 de Junho
1 a 16 de 16         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster