Núcleo Rondon-UESC promoveu fovoco em Coarací e Ibicuí

05/04/2017 - Assinado pela ASCOM

Nos dois últimos finais de semana do mês de março rondonistas do Núcleo Rondon Universidade estadual de Santa Cruz (UESC), fizeram um verdadeiro “fovoco” nos municípios de Coarací e Ibicuí, situados no sul do estado da Bahia. As ações contaram com participações de estudantes de graduação e pós-graduação e professores das áreas de Direito, Medicina, Biologia, Veterinária, Geografia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Comunicação Social e Humanidades, da UESC, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Foram realizadas oficinas e mini-cursos dirigidos a servidores públicos, conselheiros municipais, merendeiras, professores e comunidade interessada. Ao todo, 1.048 pessoas participaram das atividades, 611 na cidade de Coarací e 437 em Ibicuí. O coordenador do Núcleo, professor Guilhardes Júnior explica que “em alguns lugares do interior baiano, se você quer se referir a movimento, alegria, festa, barulho, fala que é um "fovoco". Isso foi o que proporcionamos aos moradores dos dois municípios, com vasta transferência de conhecimento”.

O Núcleo Rondon/UESC é um programa de extensão continuada coordenada pelos professores Guilhardes Júnior e Amarildo Morett, respectivamente dos Departamentos de Ciências Jurídicas e Ciências Administrativas e Contábeis, da UESC, institucionalizado em 2013. O Núcleo realiza ações regionais, nas cidades da área de abrangência da Universidade, e leva rondonistas às operações realizadas pelo Ministério da Defesa. As ações regionais têm também o objetivo de selecionar e ou treinar para as operações nacionais.

Atualmente, o Núcleo está em fase de seleção de rondonistas que irão atuar na Operação Rondônia Cinquentenário, no mês de julho de 2017, no município de Alto Paraíso. Para tanto, os candidatos foram responsáveis por atividades que serão aplicadas em Rondônia, além de outras que foram demandadas pelos municípios que receberam o “Fovoco”. "Foi oportunizado a esses candidatos a vivência prática em campo, facilitando também para nós, que somos responsáveis pela coordenação dessas ações na operação nacional", afirma Guilhardes Júnior, que, junto com a professora Poliana Melo, do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, da UESC, acompanhou as atividades. "As ações regionais são de grande importância para aproximar a Universidade das comunidades de seu entorno, levando ações de cidadania para esses municípios", completa o professor.

Prevista para durar cerca de uma semana, os coordenadores esperam a participação de estudantes e profissionais de outras instituições da região. Uma nova operação deverá ser realizada, nas cidades de Coarací e Ibicuí, na primeira semana de setembro.

Biblioteca Central Informa

Atividades Suspensas por Motivos Técnicos em 26/08

Publicação descreve o status de conservação de mamíferos na Bahia

O artigo descreve o processo de construção da lista de mamíferos ameaçados de extinção no estado, realizado entre 2013 e 2014, e analisa os principais resultados obtidos.

Kàwé realiza curso de Tradição oral e corporeidade afro-brasileira

A iniciativa é uma parceria do Kàwé - Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais (NEAB) do Departamento de Letras e Artes da UESC.

UESC e Escola Dendê da Serra promovem cursos de formação

Nos dias 11 e 12 de agosto, deste ano foi realizado o terceiro módulo de 2017, com os temas “O Desenho Infantil no Desenvolvimento da Criança” e “Do Brinquedo ao Movimento”.

XVIII Encontro de Geografia da Uesc

De 30 de Outubro a 01 de Novembro

Recesso Acadêmico

Horários Especiais de Funcionamento

Publicação da Editus traz estudos recentes sobre bacias hidrográficas

O livro representa uma contribuição para o estudo de bacias hidrográficas no Brasil, em especial no que se refere aos diferentes métodos e técnicas de pesquisa.

Pesquisador anuncia possibilidade de fabricação de pneus a partir da fibra de coco

É possível fazer pneu rodoviário composto com material natural e biodegradável, com propriedades maiores que 500% comparando-se com os materiais atuais.

Editus lança livro infantojuvenil sobre cultura e identidade

Novo livro da Professora Maria Luiza Santos, que a partir da história de uma intercambista aborda temas da atualidade e incluídos no currículo escolar.

I Seminário Estudantil de Administração Pública

Dia 17 de Agosto

Linguagens e Representações em Debate

Dia 18 de Agosto

Seminário qualifica doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecu

Foram apresentados e defendidos 13 projetos de tese de doutorado com os dados preliminares.

Professor da UESC tem artigo inserido em livro sobre ciência e poder legislativo no Brasil

Gesil Sampaio, assina o artigo “O Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação e a aproximação dos segmentos”.

UESC realiza 1º Seminário de Infraestrutura de Transporte Rodoviário da região

O evento será realizado no Auditório do Centro de Arte e Cultura Paulo Souto, a partir das 8h30min. O evento está aberto aos discentes dos cursos de engenharia existentes na região.

Panorama sobre o negro no cinema e na TV no Brasil é tema de aula aberta na UESC

A iniciativa é do Kàwé, a partir das 9 horas, de quarta-feira (9), no auditório do 5º andar da Torre Administrativa José Haroldo Castro Vieira, no campus da UESC.

Professores da UESC criam impressora 3D de baixo custo

A partir do final deste ano já podem montar impressoras iguais para os demais cursos da Universidade, gerando economia financeira e disseminando conhecimento entre os demais discentes

Voltado para o futuro o Lahige comemora XX anos, agora como Núcleo de Ensino

Nossa meta é partir para o encontro das necessidades concretas dos futuros professores

Editus estará presente na Feira Literária Arlete Vieira do Colégio Vitória

O acesso ao Centro de Convenções é gratuito.
1 a 18 de 18         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250