Núcleo Rondon-UESC promoveu fovoco em Coarací e Ibicuí

05/04/2017 - Assinado pela ASCOM

Nos dois últimos finais de semana do mês de março rondonistas do Núcleo Rondon Universidade estadual de Santa Cruz (UESC), fizeram um verdadeiro “fovoco” nos municípios de Coarací e Ibicuí, situados no sul do estado da Bahia. As ações contaram com participações de estudantes de graduação e pós-graduação e professores das áreas de Direito, Medicina, Biologia, Veterinária, Geografia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Comunicação Social e Humanidades, da UESC, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Foram realizadas oficinas e mini-cursos dirigidos a servidores públicos, conselheiros municipais, merendeiras, professores e comunidade interessada. Ao todo, 1.048 pessoas participaram das atividades, 611 na cidade de Coarací e 437 em Ibicuí. O coordenador do Núcleo, professor Guilhardes Júnior explica que “em alguns lugares do interior baiano, se você quer se referir a movimento, alegria, festa, barulho, fala que é um "fovoco". Isso foi o que proporcionamos aos moradores dos dois municípios, com vasta transferência de conhecimento”.

O Núcleo Rondon/UESC é um programa de extensão continuada coordenada pelos professores Guilhardes Júnior e Amarildo Morett, respectivamente dos Departamentos de Ciências Jurídicas e Ciências Administrativas e Contábeis, da UESC, institucionalizado em 2013. O Núcleo realiza ações regionais, nas cidades da área de abrangência da Universidade, e leva rondonistas às operações realizadas pelo Ministério da Defesa. As ações regionais têm também o objetivo de selecionar e ou treinar para as operações nacionais.

Atualmente, o Núcleo está em fase de seleção de rondonistas que irão atuar na Operação Rondônia Cinquentenário, no mês de julho de 2017, no município de Alto Paraíso. Para tanto, os candidatos foram responsáveis por atividades que serão aplicadas em Rondônia, além de outras que foram demandadas pelos municípios que receberam o “Fovoco”. "Foi oportunizado a esses candidatos a vivência prática em campo, facilitando também para nós, que somos responsáveis pela coordenação dessas ações na operação nacional", afirma Guilhardes Júnior, que, junto com a professora Poliana Melo, do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais, da UESC, acompanhou as atividades. "As ações regionais são de grande importância para aproximar a Universidade das comunidades de seu entorno, levando ações de cidadania para esses municípios", completa o professor.

Prevista para durar cerca de uma semana, os coordenadores esperam a participação de estudantes e profissionais de outras instituições da região. Uma nova operação deverá ser realizada, nas cidades de Coarací e Ibicuí, na primeira semana de setembro.

Curso Arquivo, Circulação e Leitura: Problematizações em Análise de Discurso

De 06 de Novembro a 18 de Dezembro

Projeto Céu Aberto

Dia 24 de Outubro

Infâncias e juventudes negras no Sul da Bahia é o tema de colóquio do Kàwé, na UESC

O evento está aberto à comunidade acadêmica e ao publico interessado. As inscrições podem ser feitas no auditório Paulo Souto ou através do site www.uesc.br/eventos/.

Curso Teórico-Prático de Técnicas em Microscopia

De 20 a 24 de Novembro

Começa nesta quarta o Encontro local do Proler e VI Fórum de Políticas Públicas do Livro

O VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura, terá a presença de Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Prolivro-SP, apresentando a pesquisa Retratos da leitura no Brasil

NECA-UESC promove capacitação para produtores artesanais de cervejas

O curso ocorrerá sábado (21), a partir das 8 horas. Inscrições antecipadas e gratuitas pelo email: neca@uesc.br

Velhice e cultura popular em dois lançamentos da Editus

Os títulos podem ser adquiridos na Livraria Editus, na UESC, na Papirus em Ilhéus, nos sites www.livrariacultura.com.br e www.ciadoslivros.com.br.

Mais Futuro - Auxílio Permanência

Orientações para Renovação e Mudança de Perfil

Missão de reitores da Abruem à Austrália teve início nesse domingo (15)

Visa promover e fortalecer o processo de internacionalização das instituições de ensino superior afiliadas à Abruem.

Uesc Sediou o I Fórum de Eco-Nomia da Mata Atlântica

Evento Discutiu Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico

UESC prepara recepção aos estudantes do ensino médio na V Feira das Profissões

O objetivo é auxiliar o estudante do ensino médio sobre o seu futuro profissional e obterem informações sobre o ingresso em um dos 33 cursos da UESC e nos programas de apoio à permanência estudantil.

Abeu Nordeste se reúne em Aracajú

Vai debater o contexto de ensino, pesquisa e difusão da ciência na contemporaneidade.

Minicurso O Despertar da Consciência e o Controle da Ansiedade

Dia 26 de Outubro

Editus presente no 1º festival de arte e gastronomia de Serra Grande

Editus estará com um estande, na praça central, com a comercialização de diversas publicações de editoras universitárias que integram a ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias.

Quatro Programas de Pós-graduação da UESC recebem 5 na avaliação da Capes

No interior do estado a UESC tem 4 programas com conceito 5 e a UESB tem 2 e a UEFS também 2.

A Matemática e as Ciências em Nossa Vida

De 23 a 27 de Outubro

Editus apoia projeto de incentivo à leitura em Ituberá

A editora universitária, a Editus, acredita que o envolvimento com atividades dessa natureza é fundamental para a difusão da leitura e a apropriação do conhecimento