Curso de Gestão Cultural em Ilhéus

17/04/2017

A Universidade Estadual de Santa Cruz e o Instituto Iris, através do Projeto Ori, abrem inscrições para curso gratuito de Gestão Cultural em Ilhéus entre os dias 21 de março e 23 de abril. O público-alvo do projeto é composto por jovens negros e pardos de 19 a 30 anos, que tenham ideias de como impactar positivamente as suas comunidades. Com início em maio e duração de 06 meses, o curso acontecerá no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).  Além de Ilhéus, o curso vai acontecer em Feira de Santana, no Colégio Polivalente e em Santo Amaro, na Casa do Samba. As inscrições podem ser realizadas através do site do instituto.

Com coordenação pedagógica do Professor Doutor Hélio Santos, o Projeto Ori foi concebido como um conjunto de ações afirmativas para jovens negros. “Queremos promover uma formação sistemática dos jovens como gestores culturais, para que eles sejam agentes de mudanças políticas e econômicas dentro e fora de suas comunidades.”, comenta o coordenador.

Segundo o IBGE, em 2008, na Região Metropolitana de Salvador, enquanto os indivíduos que se auto declaravam brancos e que tinham mais de 12 anos de estudo ganhavam em média R$ 25,70 por hora de trabalho, os indivíduos considerados pretos ou pardos, com o mesmo número de anos de estudo, recebiam R$ 13,10 por hora. Essa disparidade, destacada nessa e em outras pesquisas, foram motivadores para a criação do Projeto Ori, este que surge como uma ação reparadora à violência e exclusão econômica sofrida pelos jovens negros da Bahia.

Realizado pelo Instituto Iris, que tem mais de 18 anos de atuação nas áreas de responsabilidade e investimento social, o Projeto Ori tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, contando ainda com a parceria da Fundo Baobá, Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD), Instituto Cultural Steve Biko, Instituto Mídia Étnica, Colégio Polivalente de Feira de Santana, Casa do Samba, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Escola de Administração da UFBA e Universidade Estadual de Santa Cruz.

Curso Arquivo, Circulação e Leitura: Problematizações em Análise de Discurso

De 06 de Novembro a 18 de Dezembro

Projeto Céu Aberto

Dia 24 de Outubro

Infâncias e juventudes negras no Sul da Bahia é o tema de colóquio do Kàwé, na UESC

O evento está aberto à comunidade acadêmica e ao publico interessado. As inscrições podem ser feitas no auditório Paulo Souto ou através do site www.uesc.br/eventos/.

Curso Teórico-Prático de Técnicas em Microscopia

De 20 a 24 de Novembro

Começa nesta quarta o Encontro local do Proler e VI Fórum de Políticas Públicas do Livro

O VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura, terá a presença de Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Prolivro-SP, apresentando a pesquisa Retratos da leitura no Brasil

NECA-UESC promove capacitação para produtores artesanais de cervejas

O curso ocorrerá sábado (21), a partir das 8 horas. Inscrições antecipadas e gratuitas pelo email: neca@uesc.br

Velhice e cultura popular em dois lançamentos da Editus

Os títulos podem ser adquiridos na Livraria Editus, na UESC, na Papirus em Ilhéus, nos sites www.livrariacultura.com.br e www.ciadoslivros.com.br.

Mais Futuro - Auxílio Permanência

Orientações para Renovação e Mudança de Perfil

Missão de reitores da Abruem à Austrália teve início nesse domingo (15)

Visa promover e fortalecer o processo de internacionalização das instituições de ensino superior afiliadas à Abruem.

Uesc Sediou o I Fórum de Eco-Nomia da Mata Atlântica

Evento Discutiu Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico

UESC prepara recepção aos estudantes do ensino médio na V Feira das Profissões

O objetivo é auxiliar o estudante do ensino médio sobre o seu futuro profissional e obterem informações sobre o ingresso em um dos 33 cursos da UESC e nos programas de apoio à permanência estudantil.

Abeu Nordeste se reúne em Aracajú

Vai debater o contexto de ensino, pesquisa e difusão da ciência na contemporaneidade.

Minicurso O Despertar da Consciência e o Controle da Ansiedade

Dia 26 de Outubro

Editus presente no 1º festival de arte e gastronomia de Serra Grande

Editus estará com um estande, na praça central, com a comercialização de diversas publicações de editoras universitárias que integram a ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias.

Quatro Programas de Pós-graduação da UESC recebem 5 na avaliação da Capes

No interior do estado a UESC tem 4 programas com conceito 5 e a UESB tem 2 e a UEFS também 2.

A Matemática e as Ciências em Nossa Vida

De 23 a 27 de Outubro

Editus apoia projeto de incentivo à leitura em Ituberá

A editora universitária, a Editus, acredita que o envolvimento com atividades dessa natureza é fundamental para a difusão da leitura e a apropriação do conhecimento