UESC começa período letivo 2017 com calourada e ações afirmativas

17/04/2017 - Assinado pela ASCOM

A Aula Magna, que marcou a abertura do semestre letivo na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), teve a presença da Profa.Dra. Janaina Damaceno Gomes, (Febf/UERJ). Ela ministrou a conferência “A cidade de Íris: Políticas de reconhecimento e ações afirmativas no Brasil do Século XXI”, às 9 horas, desta segunda-feira (17), no auditório do Centro de Arte e Cultura Paulo Souto, No campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, no bairro Salobrinho em Ilhéus/BA.

O evento, com entrada franca, foi aberto com as boas vindas da reitora Adélia Pinheiro, falando para uma plateia atenta formada por estudantes calouros e veteranos. Ela destacou as ações que serão implementadas, com a participação de todos os segmentos acadêmicos, para construção do novo estatuto da UESC. O processo Estatuinte já está em curso. As primeiras etapas ocorreram ao longo de 2016

A solenidade do inicio do primeiro período letivo da UESC contou os presenças dos pro-reitores de Graduação, Elias Lins Guimarães; de Pós-Graduação, George Rego Albuquerque; de Extensão, Alessandro Fernandes de Santana e de Administração, Elson Cedro Mira.

A palestrante, Janaina Damaceno Gomes, é professora Adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ). Doutora em Antropologia Social, pela USP, Mestre em Educação e Bacharel em Filosofia pela Unicamp. Realizou o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, com o projeto "Uma Vida em Arquivos", cuja temática era a formação de arquivos visuais e audiovisuais de movimentos sociais negros no Brasil, na África do Sul e nos Estados Unidos. Um dos resultados da pesquisa foi a realização do curso de extensão "Cinema Negro, Fotografia e Políticas de Representação".

A programação da Calourada Acadêmica Unificada, com o objetivo de recepcionar os estudantes, principalmente os ingressantes, prossegue nesta terça-feira com atividades com o DCE e Kawé. A tarde, com uma feira de Livros da Editus e a palestra “Roda Maria da Penha”, com a Major/PM, Denice Santiago, tendo como mediadora a professora Flávia Alessandra de Souza e a noite programação cultura proposta pelo DCE.

Biblioteca Central Informa

Atividades Suspensas por Motivos Técnicos em 26/08

Publicação descreve o status de conservação de mamíferos na Bahia

O artigo descreve o processo de construção da lista de mamíferos ameaçados de extinção no estado, realizado entre 2013 e 2014, e analisa os principais resultados obtidos.

Kàwé realiza curso de Tradição oral e corporeidade afro-brasileira

A iniciativa é uma parceria do Kàwé - Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais (NEAB) do Departamento de Letras e Artes da UESC.

UESC e Escola Dendê da Serra promovem cursos de formação

Nos dias 11 e 12 de agosto, deste ano foi realizado o terceiro módulo de 2017, com os temas “O Desenho Infantil no Desenvolvimento da Criança” e “Do Brinquedo ao Movimento”.

XVIII Encontro de Geografia da Uesc

De 30 de Outubro a 01 de Novembro

Recesso Acadêmico

Horários Especiais de Funcionamento

Publicação da Editus traz estudos recentes sobre bacias hidrográficas

O livro representa uma contribuição para o estudo de bacias hidrográficas no Brasil, em especial no que se refere aos diferentes métodos e técnicas de pesquisa.

Pesquisador anuncia possibilidade de fabricação de pneus a partir da fibra de coco

É possível fazer pneu rodoviário composto com material natural e biodegradável, com propriedades maiores que 500% comparando-se com os materiais atuais.

Editus lança livro infantojuvenil sobre cultura e identidade

Novo livro da Professora Maria Luiza Santos, que a partir da história de uma intercambista aborda temas da atualidade e incluídos no currículo escolar.

I Seminário Estudantil de Administração Pública

Dia 17 de Agosto

Linguagens e Representações em Debate

Dia 18 de Agosto

Seminário qualifica doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecu

Foram apresentados e defendidos 13 projetos de tese de doutorado com os dados preliminares.

Professor da UESC tem artigo inserido em livro sobre ciência e poder legislativo no Brasil

Gesil Sampaio, assina o artigo “O Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação e a aproximação dos segmentos”.

UESC realiza 1º Seminário de Infraestrutura de Transporte Rodoviário da região

O evento será realizado no Auditório do Centro de Arte e Cultura Paulo Souto, a partir das 8h30min. O evento está aberto aos discentes dos cursos de engenharia existentes na região.

Panorama sobre o negro no cinema e na TV no Brasil é tema de aula aberta na UESC

A iniciativa é do Kàwé, a partir das 9 horas, de quarta-feira (9), no auditório do 5º andar da Torre Administrativa José Haroldo Castro Vieira, no campus da UESC.

Professores da UESC criam impressora 3D de baixo custo

A partir do final deste ano já podem montar impressoras iguais para os demais cursos da Universidade, gerando economia financeira e disseminando conhecimento entre os demais discentes

Voltado para o futuro o Lahige comemora XX anos, agora como Núcleo de Ensino

Nossa meta é partir para o encontro das necessidades concretas dos futuros professores

Editus estará presente na Feira Literária Arlete Vieira do Colégio Vitória

O acesso ao Centro de Convenções é gratuito.
1 a 18 de 18         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250