Estudante de Agronomia da UESC é premiada em evento internacional

03/05/2017

Estudante do sétimo semestre do curso de Agronomia, Natália Nunes de Melo, que também é bolsista de iniciação científica da UESC, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), recebeu menção honrosa pelo 3º melhor trabalho apresentado no 6º Simpósio Internacional de Nutrição de Ruminantes, na cidade de Botucatu, São Paulo. O evento teve como tema “Perspectivas de interação econômico-ambiental na produção intensiva de carne”, reunindo pesquisadores de destaque na área de nutrição de ruminantes e áreas correlatas do Brasil e da América do Norte.

A discente apresentou o trabalho intitulado “Cocoa meal in diets for sheep: Nutrient intake”, na forma de pôster, sob orientação da professora bolsista em Desenvolvimento Científico e Regional (DCR) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/FAPESB, Alana Batista dos Santos. Sua pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Pesquisa em Nutrição e Alimentação de Ruminantes (LaPNAR), com suporte financeiro da FAPESB.

O farelo de cacau é um resíduo do processamento das amêndoas do cacau, onde estima-se que são gerados 120 kg de resíduo para cada tonelada de semente de cacau processada na indústria, e consiste no tegumento que envolve a semente. Este é um resíduo que não possui destinação comercial, com riscos potenciais de contaminar o meio ambiente. O resultado desta pesquisa indica que o farelo de cacau possui valor nutricional para ser utilizado em até 100 g/kg da matéria seca das dietas para ovinos em crescimento, por promover melhorias no consumo e na digestibilidade dos nutrientes.

Como a pesquisa apresenta um resultado parcial, mais informações estarão na tese da veterinária Bruna Rayet Ayub, também bolsista da FAPESB e orientada pelo professor José Augusto Gomes Azevêdo, do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais (DCAA) que integra a pesquisa em rede financiada pela FAPESB (Edital PRONEM), coordenada pelo mesmo professor. O grupo LaPNAR/UESC desenvolve pesquisas utilizando recursos regionais, propondo alimentos alternativos para ruminantes, conciliando desenvolvimento sustentável e produção animal, com preservação ambiental para a região sul da Bahia.

Dia 25 de Maio

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

Dia 26 de Maio

Revista Litterata

Chamada para Submissão de Artigo

Geourbano e Cine Urbano

De 01 de Junho a 03 de Agosto

Programa Mais Futuro - Estágio Administrativo

Inscrições Homologadas

Inscrições para o Programa de Mobilidade Nacional da Abruem vão até o dia 31

O edital nº 65 está disponível em http://www.uesc.br/publicacoes/editais/.

UESC participa de Projeto da Rede CEDES do Ministério do Esporte

Os coordenadores informam que no dia 1° de junho de 2017, ocorrerá a apresentação do projeto para prefeitos e autoridades do Território de Identidade Litoral Sul.

Falecimento do ex-reitor da Uneb e ex-conselheiro do CEE.

Dia 18 de Maio

Palestra destaca “Formação docente no cenário atual: impactos e desafios”

Nesta sexta-feira(19), às 8h30min, no auditório do Curso de Direito da UESC.

Rádio UESC comemora 2 anos com programação própria e 24 horas no ar

No ar ininterruptamente desde oito de maio de 2015, a Rádio Uesc começou a se formar em 2003.

Abertas inscrições para minicursos do Laboratório de Ecologia

Escalando o topo das árvores: técnicas de acesso

Projeto Conecte em Si

Meditação Coletiva na Uesc

15ª Semana de Museus

De 15 a 21 de Maio

Céu Aberto

Dia 09 de Maio

Estudante de Agronomia da UESC é premiada em evento internacional

6º Simpósio Internacional de Nutrição de Ruminantes

II Calourada Esportiva DCE/Uesc

Dia 20 de Maio

III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária.

Dias 31 de Maio e 01 de Junho

Editus e Book Truck fecham parceria em prol da promoção da leitura

O catálogo completo da Editus você confere no www.uesc.br/editora.

Dia 04 de Maio
1 a 20 de 21         Próximos 20 >> Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250