Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

23/05/2017 atualizada em 24/05/2017 11:16

A equipe dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec) convida a comunidade da Uesc para participar da palestra que ocorrerá no dia 26 de maio.

A equipe do SAEC atualmente é formada pelos professores André Luis Corrêa, Christiana Vianna Prudêncio, Elisa Prestes Massena, Maxwell Siqueira e Viviane Briccia, docentes provenientes de três departamentos (DCET, DCB e DCIE). O Saec teve início em 2010 e tem como objetivo promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo intenciona possibilitar o diálogo com pesquisadores renomados na área, como incentivo para o fortalecimento das pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino.

Confira a descrição do evento:

Sexta-feira, 26 de Maio - às 14h
Local e horário: Auditório de Direito, 1º andar, Pavilhão Juizado Modelo
Palestrante: Professora Lúcia Helena Sasseron (Faculdade de Educação/USP)
Título: Ensino por investigação e as práticas em sala de aula: mudanças no currículo e a aprendizagem
Resumo: Neste seminário, serão abordadas bases teóricas e empíricas sobre o ensino por investigação discutindo o desenvolvimento de práticas científicas e epistêmicas e sua relação com a sala de aula.Abordaremos o uso destas ideias na pesquisa em ensino de ciências com um olhar para o currículo. Pretendemos discutir subsídios que possam ser construídos para a preparação de atividades de ensino e para a avaliação do envolvimento dos alunos em aulas investigativas de ciências.