Adélia Pinheiro debateu futuro das universidades públicas brasileiras no 60º Fórum da Abr

05/06/2017 - Assinado pela ASCOM

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e vice-presidente da Abruem, professora Adélia Carvalho de Melo Pinheiro, fez uma alerta sobre a ameaça ao funcionamento das universidades provocada pelos sucessivos cortes nos orçamentos e contenções financeiras impostas às das instituições. Ela apresentou palestra sobre Futuro das Universidades Públicas Brasileiras durante o 60º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), sediado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande (PB).

A professora Adélia Pinheiro, fez uma análise do contexto atual amparada na realidade e na história que as instituições apresentam no conjunto da educação superior pública. A vice presidente da Abreum fez uma projeção procurando mostrar quais são os grandes desafios dos gestores para garantir o funcionamento das universidades em meio a escassez de recursos. “Que caminhos podemos buscar e estabelecer como estratégias para caminhar no sentido da garantia da sustentabilidade e do financiamento adequado das universidades?”, indagou.

Adélia Pinheiro alertou que o momento é extremamente crítico e que os reitores precisam ter clareza disso, visto que existe o risco de ameaças a importantes conquistas historicamente construídas pelas universidades, a exemplo da autonomia que cotidianamente vem sendo “anulada” enquanto preceito constitucional. Em meio a tudo isso, os gestores, segundo Adélia, precisam usar de muita criatividade para garantir a qualidade das atividades desenvolvidas no ensino, na pesquisa e na extensão em razão de um financiamento suprimido ou inadequado.

Para ela não existe uma única estratégia para fazer frente a um momento tão complexo, mas um conjunto de ações que devem ser estabelecidas. A mais importante das atividades para superar a crise e garantir o princípio do ensino público gratuito, apontou a vice-presidente da Abruem, é a profissionalização e a racionalização da gestão. Porém, sem esquecer-se da prestação dos serviços especializados, visto que as universidades têm competência para a busca por financiamento externo, a internacionalização das atividades e a captação de recursos da União.

“Temos que buscar soluções que sejam menos generalizadas, mais próprias da identidade de cada instituição. Ou seja, uma decisão do gestor em conjunto com a comunidade acadêmica”, destacou a reitora. Em relação ao tema central do evento, “Governança pública: transparência e controle social na gestão do Ensino Superior”, a reitora disse que a temática foi bem oportuna para o momento que o Brasil atravessa. Para a professora, a temática foi pensada em consonância com o que o país vive e vem atender boa parte das intranquilidades que os reitores das universidades estaduais e municipais têm nesse momento. “Portanto, é um Fórum que nos qualifica para a questão universitária”, salientou Adélia Pinheiro.

Curso Arquivo, Circulação e Leitura: Problematizações em Análise de Discurso

De 06 de Novembro a 18 de Dezembro

Projeto Céu Aberto

Dia 24 de Outubro

Infâncias e juventudes negras no Sul da Bahia é o tema de colóquio do Kàwé, na UESC

O evento está aberto à comunidade acadêmica e ao publico interessado. As inscrições podem ser feitas no auditório Paulo Souto ou através do site www.uesc.br/eventos/.

Curso Teórico-Prático de Técnicas em Microscopia

De 20 a 24 de Novembro

Começa nesta quarta o Encontro local do Proler e VI Fórum de Políticas Públicas do Livro

O VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura, terá a presença de Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Prolivro-SP, apresentando a pesquisa Retratos da leitura no Brasil

NECA-UESC promove capacitação para produtores artesanais de cervejas

O curso ocorrerá sábado (21), a partir das 8 horas. Inscrições antecipadas e gratuitas pelo email: neca@uesc.br

Velhice e cultura popular em dois lançamentos da Editus

Os títulos podem ser adquiridos na Livraria Editus, na UESC, na Papirus em Ilhéus, nos sites www.livrariacultura.com.br e www.ciadoslivros.com.br.

Mais Futuro - Auxílio Permanência

Orientações para Renovação e Mudança de Perfil

Missão de reitores da Abruem à Austrália teve início nesse domingo (15)

Visa promover e fortalecer o processo de internacionalização das instituições de ensino superior afiliadas à Abruem.

Uesc Sediou o I Fórum de Eco-Nomia da Mata Atlântica

Evento Discutiu Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico

UESC prepara recepção aos estudantes do ensino médio na V Feira das Profissões

O objetivo é auxiliar o estudante do ensino médio sobre o seu futuro profissional e obterem informações sobre o ingresso em um dos 33 cursos da UESC e nos programas de apoio à permanência estudantil.

Abeu Nordeste se reúne em Aracajú

Vai debater o contexto de ensino, pesquisa e difusão da ciência na contemporaneidade.

Minicurso O Despertar da Consciência e o Controle da Ansiedade

Dia 26 de Outubro

Editus presente no 1º festival de arte e gastronomia de Serra Grande

Editus estará com um estande, na praça central, com a comercialização de diversas publicações de editoras universitárias que integram a ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias.

Quatro Programas de Pós-graduação da UESC recebem 5 na avaliação da Capes

No interior do estado a UESC tem 4 programas com conceito 5 e a UESB tem 2 e a UEFS também 2.

A Matemática e as Ciências em Nossa Vida

De 23 a 27 de Outubro

Editus apoia projeto de incentivo à leitura em Ituberá

A editora universitária, a Editus, acredita que o envolvimento com atividades dessa natureza é fundamental para a difusão da leitura e a apropriação do conhecimento