Núcleo de Estudos Sobre Cervejas Artesanais é Criado na Bahia

27/06/2017 atualizada em 27/06/2017 08:57

Como ocorre em muitas universidades da Alemanha, pesquisadores da Bahia criam núcleo que promoverá atividades de pesquisa, extensão e ensino exclusivas na área de cervejas artesanais como o objetivo de fomentar inovação, competitividade e desenvolvimento regional junto aos pequenos produtores e gestores de microcervejarias que atuam em um mercado que deverá crescer 15% ao ano na próxima década.

Constituído por um grupo multidisciplinar de pesquisadores, o Núcleo de Estudo sobre Cervejas Artesanais - NECA configura-se como um programa acadêmico da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC e dispõe de uma Planta Piloto da Microcervejaria que foi inaugurada na universidade baiana em julho de 2016, o NECA se torna o primeiro núcleo do Nordeste e o terceiro do Brasil que atua exclusivamente na área de cervejas artesanais.

Segundo o professor Dr. Zolacir T.O. Junior, coordenador do NECA, a ideia de criar o núcleo surgiu inspirada nas experiências do Instituto Federal de Bento Gonçalves, que tem o primeiro curso de Enologia do país e na EMBRAPA, que desenvolve pesquisa na área de viti-vinicultura. Nesta localidade do Rio Grande do Sul, produtores locais, gestores de vinícolas, agentes políticos e pesquisadores universitários atuam integrados na cadeia produtiva de vinhos, na busca por inovação, competitividade e desenvolvimento regional.

Neste contexto, o NECA promoverá atividades de pesquisa, extensão e ensino dirigidos prioritariamente para pequenos produtores, gestores de microcervejarias e demais empresas que atuam no setor de cervejaria, bem como instituições públicas e do terceiro setor com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do setor de cervejas artesanais no Brasil.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO NECA

• Capacitação: Realização de cursos, workshops, seminários e treinamentos inloco na área de produção e gestão de cervejas artesanais. Desenvolvimento de materiais didáticos e tecnológicos para o setor cervejeiro.
  • Pesquisa: Realização de pesquisas e desenvolvimento de novos insumos, processos e produtos na área de cervejas artesanais, proporcionado transferência de tecnologia e conhecimento aos parceiros envolvidos.
  • Inovação: Desenvolvimento de soluções e tecnologias em produtos e processos na área de produção e gestão de cervejas artesanais, e startups de microcervejarias mediante processo de incubação.
  • Assessoria: Monitoramento de processos produtivos de microcervejarias e assessoramento na produção e gestão cervejas artesanais e intercâmbio de boas práticas e benchmarking empresarial.

Seguindo o que já ocorre em âmbito mundial, iniciou-se no Brasil nos anos 90 um movimento de produção de cervejas artesanais, com características muito diferentes das produzidas pelas grandes corporações do setor, que detêm aproximadamente 97% do mercado nacional da bebida. As cervejas artesanais possuem um caráter regional acentuado, por serem produzidas em sua maioria por pequenos produtores de cervejas exclusivas e diferenciadas em texturas, aromas e sabores.

O segmento de cervejas artesanais está consolidado, tanto na Europa, quanto na América do Norte, correspondendo respectivamente por 13% e 20% do market-share. Entretanto, no Brasil, o surgimento de microcervejarias ainda está em fase embrionária, na qual detém apenas 3% do mercado e vem apresentando um crescimento de 15% ao ano.

Com a criação do NECA, os pesquisadores pretendem atuar na inovação e no desenvolvimento de soluções para o setor, tornando este núcleo um centro de excelência acadêmica em cervejas artesanais no Brasil e sendo capaz de dar também respostas a questões ambientais, econômicas e tecnológicas no âmbito deste crescente mercado.

Informações sobre o Núcleo de Estudo sobre Cerveja Artesanal podem ser obtidas pelo email neca@uesc.br ou pelo telefone 73-3680-5275.