Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Panorama sobre o negro no cinema e na TV no Brasil é tema de aula aberta na UESC

04/08/2017 - Assinado pela ASCOM

“Quais foram os diretores dos três últimos filmes que você viu no cinema? Provavelmente eram todos homens brancos.” Essa é uma das provocações feitas pelo  cineasta Joel Zito Araújo sobre o espaço, ou melhor, a falta de espaço que pessoas negras e mulheres têm no cinema. "Mulheres e negros são subgrupos menosprezados e não estimulados dentro de uma sociedade que é racista e machista", denuncia o cineasta.

Essas e outras questões serão aprofundadas na aula aberta com o tema “Panorama sobre o negro no cinema e na TV no Brasil: Desafios e Potencialidade” que o cineasta Joel Zito Araújo, vai ministrar na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

A iniciativa é do Kàwé (Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais), a partir das 9 horas, de quarta-feira (9), no auditório do 5º andar da Torre Administrativa José Haroldo Castro Vieira, no campus da UESC, no bairro Salobrinho, em Ilhéus.  

Joel Zito é cineasta, escritor, professor, diretor, produtor executivo e roteirista de filmes de ficção e documentários, programas de TV, vídeos educacionais e institucionais e diretor presidente da casa de criação cinema e propaganda.

O trabalho de Joel é reconhecido internacionalmente por sua capacidade de aliar os elementos cinematográficos às questões sociais. Com a sétima arte, leva para a tela reflexões sobre gênero, etnia, política e condição socioeconômica.

No modo de conduzir a narrativa está a sutileza do olhar que revela situações e sentimentos intrínsecos na sociedade ou até mesmo no próprio ser humano. Dentro desta temática é considerado um dos cineastas mais importantes do país.




            


Data de publicação
23/02

Curso Livre na Perspectiva da Pedagogia Waldorf

Dias 16 e 17 de Março
23/02

Uesc English 2018.1

Início no dia 20 de Março
22/02

Abertas inscrições para o Prêmio Sosígenes Costa de Poesia

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 30 de março de 2018.
20/02

Livros da Editus na SciELO alcançam mais de 80 mil downloads

São 10 títulos da Editora acessíveis para visualização e download gratuito, abrangendo diferentes temáticas, como saúde, educação, meio ambiente, cultura e filosofia.
16/02

Editus presente no projeto ‘Ciranda, Ilhéus na Praça’

O evento está programado para 17 de fevereiro, às 17 horas, na Praça Antônio Viana Dias da Silva, ao lado do Hospital de Ilhéus, na Cidade Nova.
07/02

Programa Mais Futuro - Estágio Administrativo

9ª Convocação do Edital 001/2017
07/02

Editus lança livro sobre teorias e métodos de pesquisa na área da educação

O livro oferece a estudantes, professores e pesquisadores um conjunto de diferentes teorias e metodologias adotadas na área da educação.
05/02

Ilhéus sedia festival literário em maio

Mais uma vez, a Feira de Livros da UESC se associa ao FLIOS, fortalecendo as ações culturais abertas ao público.
01/02

UESC abre inscrição para Especialização em Programas de Residência multiprofissional

As inscrições vão estar abertas a partir do dia sete até às 15h30min do dia 14 deste mês (fevereiro) e serão feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico http://www.uesc.br.
01/02

Pesquisadores mapeiam diversidade individual de mamíferos na Mata Atlântica

Esse estudo é um compilado dos esforços de mais de 100 anos de pesquisa na Mata Atlântica e de vários profissionais que se dedicam à conservação desses mamíferos.
1 a 10 de 10         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster