Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Professor da UESC tem artigo inserido em livro sobre ciência e poder legislativo no Brasil

08/08/2017 - Assinado pela ASCOM

O professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Bahia) diretor técnico do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), Gesil Sampaio, participa do livro “A Ciência e o Poder Legislativo – Relatos e Experiências”, publicado pela SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O livro foi lançado no Café Literário, durante a 69ª Reunião Anual da instituição.

Gesil Sampaio, em seu artigo “O Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação e a aproximação dos segmentos”, relata sobre o processo que resultou na Emenda Constitucional 85/2015 e na Lei 13.243/2016, apelidada de Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI), foi importante por uma série de razões, além dos próprios mecanismos implantados ou aperfeiçoados e da expectativa que criaram para a modernização dos setores envolvidos. Duas dessas razões certamente merecem destaque: a primeira é o fortalecimento da relação entre as diversas entidades do macrossetor de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que envolvem representações da academia, do empresariado, dos ambientes especializados em inovação (incubadoras, parques e outros), do Governo (segmentos civil e militar) e o terceiro setor. A segunda envolve uma alteração na relação desse macrossetor de CT&I com os poderes do Estado, em particular, com o Congresso Nacional.

No artigo, o professor lança o seu olhar sobre outras questões que desembocam  na fraquíssima cultura de Propriedade Intelectual no Brasil (em particular o ramo da Propriedade Industrial, onde estão as patentes), o que se pode facilmente constatar pelo pífio número de patentes depositadas por brasileiros no exterior e no próprio órgão brasileiro do setor, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), daí os NITs concentrarem muito de seus primeiros esforços aprendendo e disseminando PI. Dada a ausência de uma política de pessoal permanente para os NITs, na maioria das instituições, a maior parte do pessoal envolvido ainda se constitui de bolsistas, poucos núcleos conseguiram migrar com êxito para a etapa mais importante, a da transferência da tecnologia (TT) para sua aplicação “fora da bancada”, mesmo considerando-se o grande esforço de vários coordenadores,  efetivamente convencidos da importância de sua missão diferenciada e estratégica na academia. Hoje, a maior parte das patentes depositadas por brasileiros é de ICTs públicas.

O livro reúne 11 artigos de especialistas sobre os temas: Marco Legal da CT&I, Financiamento da CT&I, Código Florestal e Lei da Biodiversidade. Helena Bonciani Nader, Fabíola de Oliveira e Beatriz de Bulhões Mossri, organizaram a publicação.

Os artigos mostram a visão de representantes da comunidade científica brasileira, seus relatos e experiências de como vivenciaram esses processos ao longo dos últimos anos. O conteúdo dos artigos proporcionam ao leitor um cenário de argumentação embasado, de bom senso crítico e de busca da verdade, características tão presentes no processo da pesquisa científica. Mas também um campo de batalha permanente, onde cientistas e seus pares têm se esforçado para demonstrar aos representantes do Poder Legislativo o quanto a educação, a ciência e a tecnologia têm a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do País.

Desde sua fundação, em julho de 1948, a SBPC tem se envolvido diretamente nas grandes questões de amplo interesse nacional, nas quais o viés da educação, da ciência e tecnologia estejam presentes. Com isso a entidade tem participado, ao longo de sua história, de discussões sobre projetos, programas e leis de interesse da educação, CT&I, meio ambiente, entre outros.

E-book no site:

https://www.ufmg.br/sbpcnaufmg/em_rede/sbpc-lanca-livro-sobre-ciencia-e-poder-legislativo-no-brasil/




            


Data de publicação
20/07

Análisis del Discurso: Los Medios de Comunicación y el Debate Sobre La Educación Sexual

Dias 16 e 17 de Agosto
20/07

Funcionamento durante o Recesso Acadêmico

Protocolo Geral e Central Telefônica
19/07

Curso Preparatório para Ingresso na Pós-Graduação Stricto Sensu

A partir de 21 de Agosto
18/07

Palestra sobre Prevenção a Acidentes com Serpentes

Dia 25 de Julho
18/07

Colóquio Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero - Codiv

Dias 10 e 11 de Setembro
17/07

Editus leva livros universitários para o 10º Festival do Chocolate

Com uma programação que inclui cursos, palestras, exposições e atividades culturais, o Festival é considerado o maior evento de chocolate do Brasil.
12/07

II Conferência da Educação Científica Sul da Bahia

Dias 25 e 26 de Outubro
10/07

“Pai” da crônica literária regional tem livro lançado na sexta-feira, em Ilhéus

Organizado pelo jornalista Antônio Lopes, o livro reúne dados biográficos e textos produzidos por Manoel Lins
04/07

Lançamentos Editus: A arte de tecer a si mesmo e Ordem imperial e aldeamento indígena

Ambos podem ser adquiridos na Livraria da Editus, localizada na UESC, em Ilhéus.
03/07

Palestra "Exercício Físico, Sono e Qualidade de Vida"

Dia 17 de Julho
03/07

Secti realiza consulta pública para a Lei de Inovação Tecnológica

Os interessados devem acessar o site https://consultapublica.colivre.net/
01/07

Reitora da UESC Adélia Pinheiro participa da missão da Abruem à Hungria

Comitiva vista universidades com diferentes perfis
1 a 12 de 12         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster