UESC realiza 1º Seminário de Infraestrutura de Transporte Rodoviário da região

08/08/2017 - Assinado pela ASCOM

Inscrições aqui:

No Brasil 60% da carga são transportadas através de rodovias, portanto o setor logístico brasileiro torna-se cada vez mais dependente deste meio, com qualidade e quantidade compatíveis com desafios de crescimentos lançados.Sendo assim, o desafio atual é atender à crescente demanda por projetos de rodovias com um quadro diminuto de profissionais qualificados para desenvolvê-los.

Diante desta realidade, o Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realiza, nesta segunda-feira (14), o 1º Seminário de Infraestrutura de Transporte Rodoviário. O evento será realizado no Auditório do Centro de Arte e Cultura Paulo Souto, a partir das 8h30min. O evento está aberto aos discentes  dos cursos de engenharia existentes na região.

Serão realizados os minicursos “Introdução ao Projeto Geométrico de Estradas”, com o engenheiro agrimensor Efrem de Moura Ferreira Filho; “VANT e Drones Aplicados ao Projeto de Infraestrutura Rodoviária” com Marcelo Maschietto Elias de Almeida; “Topografia Aplicada às Obras Civis”, com o agrimensor Jaime Araújo; “Estudo do Traçado de Rodovias com o Uso de Geoprocessamento”, com Luan de Jesus Rosa  e “GPS/GNSS RTK Aplicado ao Projeto e Construção de Rodovias”  com o engenheiro agrimensor Niel Nascimento Teixeira.

As palestras presente na programação são: “Geotecnologias Aplicadas à Engenharia Rodoviária”, com Marcelo Maschietto Elias de Almeida; “Critérios de Aceitação de Obras de Pavimentação do DNIT”, com o Engenheiro Civil do DNIT, Mario Sérgio de Souza Almeida; “Planejamento e Controle de Pavimentação de Rodovias e Cidades”, com o engenheiro civil Tiago Chaves e “Pavimentos Rígidos ou Flexíveis: fatores que influenciam na melhor escolha”,  com a  engenheira civil  Heloísa Monte Oliveira.

Curso Arquivo, Circulação e Leitura: Problematizações em Análise de Discurso

De 06 de Novembro a 18 de Dezembro

Projeto Céu Aberto

Dia 24 de Outubro

Infâncias e juventudes negras no Sul da Bahia é o tema de colóquio do Kàwé, na UESC

O evento está aberto à comunidade acadêmica e ao publico interessado. As inscrições podem ser feitas no auditório Paulo Souto ou através do site www.uesc.br/eventos/.

Curso Teórico-Prático de Técnicas em Microscopia

De 20 a 24 de Novembro

Começa nesta quarta o Encontro local do Proler e VI Fórum de Políticas Públicas do Livro

O VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura, terá a presença de Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Prolivro-SP, apresentando a pesquisa Retratos da leitura no Brasil

NECA-UESC promove capacitação para produtores artesanais de cervejas

O curso ocorrerá sábado (21), a partir das 8 horas. Inscrições antecipadas e gratuitas pelo email: neca@uesc.br

Velhice e cultura popular em dois lançamentos da Editus

Os títulos podem ser adquiridos na Livraria Editus, na UESC, na Papirus em Ilhéus, nos sites www.livrariacultura.com.br e www.ciadoslivros.com.br.

Mais Futuro - Auxílio Permanência

Orientações para Renovação e Mudança de Perfil

Missão de reitores da Abruem à Austrália teve início nesse domingo (15)

Visa promover e fortalecer o processo de internacionalização das instituições de ensino superior afiliadas à Abruem.

Uesc Sediou o I Fórum de Eco-Nomia da Mata Atlântica

Evento Discutiu Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico

UESC prepara recepção aos estudantes do ensino médio na V Feira das Profissões

O objetivo é auxiliar o estudante do ensino médio sobre o seu futuro profissional e obterem informações sobre o ingresso em um dos 33 cursos da UESC e nos programas de apoio à permanência estudantil.

Abeu Nordeste se reúne em Aracajú

Vai debater o contexto de ensino, pesquisa e difusão da ciência na contemporaneidade.

Minicurso O Despertar da Consciência e o Controle da Ansiedade

Dia 26 de Outubro

Editus presente no 1º festival de arte e gastronomia de Serra Grande

Editus estará com um estande, na praça central, com a comercialização de diversas publicações de editoras universitárias que integram a ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias.

Quatro Programas de Pós-graduação da UESC recebem 5 na avaliação da Capes

No interior do estado a UESC tem 4 programas com conceito 5 e a UESB tem 2 e a UEFS também 2.

A Matemática e as Ciências em Nossa Vida

De 23 a 27 de Outubro

Editus apoia projeto de incentivo à leitura em Ituberá

A editora universitária, a Editus, acredita que o envolvimento com atividades dessa natureza é fundamental para a difusão da leitura e a apropriação do conhecimento