Kàwé realiza curso de Tradição oral e corporeidade afro-brasileira

22/08/2017 - Assinado pela ASCOM

O curso “Tradição oral e corporeidade afro-brasileira” será ministrado pela atriz, poeta e professora, Suely Bispo, na Escola Agrícola Comunitária Margarida Alves (EACMA), situa no Sítio Flor do Iguape, na rodovia Ilhéus/Uruçuca, em Ilhéus. A iniciativa é uma parceria do Kàwé - Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais (NEAB)  do Departamento de Letras e Artes (DLA) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

O curso será realizado  sexta-feira (25) e sábado (26). A proposta para os dois dias de atividades começa com a parte teórica contando reflexões sobre oralidade e corporeidade afro-brasileira; Corporeidade afro-brasileira e suas manifestações e trechos de vários textos de vários autores e exibição de vídeos. A parte prática inclui trabalho corporal e vocal: respiração, consciência, percepção e despertar do corpo e da voz. Envolve, expressão corporal e dinâmicas de improvisação e criação coletiva,e o movimento ancestral. O grupo será levado a demonstrar sua partitura corporal e organizar sua capacidade criativa, seguido de ensaios.

Para o segundo dia, as atividades serão retomadas com Janira Souza, com ensaios e aperfeiçoamento do que foi criado e apresentado no dia anterior. Caso o grupo acorde, o resultado desse trabalho deverá ser apresentado para uma plateia maior, se for de comum acordo e vontade do grupo. Os trabalhos serão conduzidos com música de matriz africana ao fundo, mitos, contos e poemas afro-brasileiros.

EACMA

A Escola Agrícola Comunitária Margarida Alves foi criada na década de 1990, por um grupo de camponeses, camponesas e pessoas interessadas em desenvolver uma educação de qualidade para suas famílias. Buscaram construir um espaço que possibilitasse aos jovens e adolescentes cursar o ensino fundamental e dar continuidade aos seus estudos sem abandonar definitivamente as suas comunidades de origem.

É uma entidade não governamental, sem fins lucrativos que tem como objetivo principal, promover uma educação de qualidade para os filhos e filhas das famílias camponesas no Litoral Sul da Bahia. Atualmente, acompanha estudantes e professores oriundos de municípios localizados nas regiões Baixo Sul, Sul e Extremo Sul da Bahia também é responsável técnica pelo Projeto CUIA – Capacitação e Assessoria Interdisciplinar em Alternância, proposta de formação docente que atende as 21 escolas da rede AECOFABA. A EACMA conta com a parceria das entidades TDH – Terre des Hommes Suisse e KMB - Katholischen Männerbewegung.

Kàwé

O KÀWÉ — Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais é um espaço onde é possível estudar e abordar a tradição africana no sul da Bahia. Desenvolve uma pluralidade de ações: pesquisas, cursos, oficinas, seminários, aulas abertas, palestras, encontros, exposições, grupos de estudos, publicações, que permitem tratar a temática almejada, tais como: compreender o legado africano na Região Sul da Bahia, através das múltiplas expressões, espaços e ciclos etários, para revelar a face afrodescendente dessa Região; discutir a inserção de questões ligadas ao conhecimento afro-descendente no currículo de Educação das séries básicas; resgatar a memória de espaços de resistência da cultura de origem africana existentes na Região, para redefinir a matriz da cultura regional; promover a divulgação do saber e do conhecimento de comunidades de afrodescendentes, contribuindo para a integração de saberes; possibilitar a aproximação universidade/comunidades afrodescendentes para romper a dicotomia avassaladora entre diferentes segmentos socioculturais.