UESC e Escola Dendê da Serra promovem cursos de formação

22/08/2017 - Assinado pela ASCOM

Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Dendê da Serra, em parceria com o Projeto de Extensão Brincando e Aprendendo na Educação Infantil do Departamento de Ciencia da Educação (DCIE/UESC), promoveu o Curso de Formação de Professores na Perspectiva da Pedagogia Waldorf. A formação recebeu aporte do Instituto Mahle e da Fundação Software AG, que viabilizam a realização dos seminários de forma gratuita para os participantes.

A edição do Curso de Formação, no ano passado, teve uma participação expressiva de professores e interessados em sua primeira edição. Nos dias 11 e 12 de agosto, deste ano foi realizado o terceiro módulo de 2017, com os temas “O Desenho Infantil no Desenvolvimento da Criança” e “Do Brinquedo ao Movimento”, ministrado por Márcia Regiane de Oliveira e Angélica Slongo.

Em sua palestra, Márcia Regiane apontou a grande conexão entre a atividade de pintar e desenhar e o crescimento físico da criança, contudo chamou a atenção para os grandes estímulos externos que vêm interferindo no desenvolvimento, na autonomia e na liberdade, principalmente no primeiro setênio (0-7 anos).“A ansiedade da sociedade atual está repercutindo cada vez mais cedo criança e isso impossibilita de sentir quem ela é, e o desenvolvimento da corporalidade”, afirma a professora.

Neste terceiro módulo, o Pró-Reitor de Extensão da UESC, Dr. Alessandro Fernandes, reafirmou a importância do mesmo estar ocorrendo no ambiente da universidade - centro de multiplicação e formação de professores. Os cursos são organizados com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a importância de considerar a imagem do ser humano integral ao elaborar práticas pedagógicas para escolas de qualquer natureza, públicas, privadas e de Pedagogia Waldorf. Partilham, além disso, práticas pedagógicas que trabalham o pensar-sentir-querer, com foco na educação infantil e nos três primeiros anos do ensino fundamental.

“Aprendi que o movimento amadurece o corpo, que por sua vez vai amadurecer os sentimentos, que também vai amadurecer o pensar. Isso que vou levar para sempre comigo, aprendi no curso e sem dúvidas vou repensar toda a minha prática docente”, relata Luana Brasil, profª do Ensino Fundamental II e Coordenadora do Projeto Programa Criança Feliz (Itamari/BA).