Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Programa Idiomas sem Fronteiras – IsF

05/10/2017 atualizada em 05/10/2017 09:19

A Uesc anuncia seu credenciamento, em 2017.2, ao Programa Idiomas sem Fronteiras junto à CAPES. As inscrições (exclusivamente) online para os cursos presenciais gratuitos de Inglês do Programa IsF estão abertas até o dia 09 de outubro de 2017. Os cursos, requisitos e passo a passo para inscrição podem ser acessados na página do Nucli-IsF-Uesc.

Nessa primeira oferta na Uesc, apenas as/os alunas/os poderão se inscrever, mas aos poucos (previsão já em novembro deste ano) ampliaremos o alcance para todas/os (docentes e demais servidores).

O Programa IsF (Inglês sem Fronteiras) foi criado em 2012, como iniciativa do Ministério da Educação - MEC. Foi desenvolvido por especialistas na área de ensino e aprendizagem de línguas, com o propósito de auxiliar estudantes de nível superior a terem acesso aos programas de mobilidade ofertados pelo Governo Federal, especialmente, na época, o programa Ciências sem Fronteiras - CsF.

Atualmente, o programa ainda é mantido e administrado por meio da Secretaria de Educação Superior - SESu do MEC e da Capes. A partir de 2016, o programa passou a oferecer cursos de outros idiomas, além do inglês, e passou a ser Idiomas sem Fronteiras (mantendo a sigla IsF). Na Uesc, em breve teremos também cursos de português como língua estrangeira, francês e espanhol.

O Programa IsF tem papel importante no processo de internacionalização e busca contribuir para o desenvolvimento de uma política linguística em nossas universidades. Os cursos ofertados são para propósitos específicos, especialmente de interesse acadêmico, tais como leitura e redação de artigos científicos, apresentação oral de trabalhos acadêmicos e sensibilização intercultural, entre outros.

Além disso, o IsF é um espaço privilegiado de “residência docente”, uma vez que os ministrantes são professores em formação (licenciandos e pós-graduandos na área de Letras, Linguística e Linguística Aplicada).

Nos cursos de inglês do Idiomas sem Fronteiras, apenas poderão se inscrever aquelas/es que comprovarem resultado do TOEFL-ITP feito pelo Programa IsF (mesmo que em outra universidade) ou se já tiver feito o teste de nivelamento do My English Online (MEO). Caso não tenha feito nenhum dos dois, acesse a página do MEO (se for aluna/o da Uesc) ou Capes se for servidor (e quando a oferta abranger essa categoria) para se inscrever no MEO e fazer o teste de nivelamento;

Importantíssimo: para ampliarmos o número de professores bolsistas e oferecer mais cursos, é necessário que comprovemos à Capes que temos demanda para cursos de nível intermediário e avançado, o que só pode ser comprovado pelo número de pessoas que fizerem o nivelamento no MEO – My English Online. Desse modo, participar do processo nessa primeira modesta oferta, mesmo que não consiga a vaga, é garantir a expansão do programa na Uesc.

Nesses cursos, somente podem concorrer a vagas, inscritos com nível a partir de pré-intermediário (A2 em diante). Para saber qual seu nível no Quadro Comum Europeu (QCE), do MEO ou do TOEFL- ITP, conferir:
  

Os níveis iniciante (A0, A1 e A2) continuarão a ser oferecidos pelo Uesc English ou pelo My English Online (MEO), uma vez que o objeto geral do programa IsF é aprimorar o nível de proficiência já existente na comunidade acadêmica com vistas a uma maior internacionalização da universidade. 




            


Data de publicação
19/10

Infâncias e juventudes negras no Sul da Bahia é o tema de colóquio do Kàwé, na UESC

O evento está aberto à comunidade acadêmica e ao publico interessado. As inscrições podem ser feitas no auditório Paulo Souto ou através do site www.uesc.br/eventos/.
18/10

Curso Teórico-Prático de Técnicas em Microscopia

De 20 a 24 de Novembro
17/10

Começa nesta quarta o Encontro local do Proler e VI Fórum de Políticas Públicas do Livro

O VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura, terá a presença de Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Prolivro-SP, apresentando a pesquisa Retratos da leitura no Brasil
17/10

NECA-UESC promove capacitação para produtores artesanais de cervejas

O curso ocorrerá sábado (21), a partir das 8 horas. Inscrições antecipadas e gratuitas pelo email: neca@uesc.br
17/10

Velhice e cultura popular em dois lançamentos da Editus

Os títulos podem ser adquiridos na Livraria Editus, na UESC, na Papirus em Ilhéus, nos sites www.livrariacultura.com.br e www.ciadoslivros.com.br.
16/10

Mais Futuro - Auxílio Permanência

Orientações para Renovação e Mudança de Perfil
16/10

Missão de reitores da Abruem à Austrália teve início nesse domingo (15)

Visa promover e fortalecer o processo de internacionalização das instituições de ensino superior afiliadas à Abruem.
11/10

Uesc Sediou o I Fórum de Eco-Nomia da Mata Atlântica

Evento Discutiu Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico
10/10

UESC prepara recepção aos estudantes do ensino médio na V Feira das Profissões

O objetivo é auxiliar o estudante do ensino médio sobre o seu futuro profissional e obterem informações sobre o ingresso em um dos 33 cursos da UESC e nos programas de apoio à permanência estudantil.
10/10

Abeu Nordeste se reúne em Aracajú

Vai debater o contexto de ensino, pesquisa e difusão da ciência na contemporaneidade.
09/10

Minicurso O Despertar da Consciência e o Controle da Ansiedade

Dia 26 de Outubro
09/10

Editus presente no 1º festival de arte e gastronomia de Serra Grande

Editus estará com um estande, na praça central, com a comercialização de diversas publicações de editoras universitárias que integram a ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias.
09/10

Quatro Programas de Pós-graduação da UESC recebem 5 na avaliação da Capes

No interior do estado a UESC tem 4 programas com conceito 5 e a UESB tem 2 e a UEFS também 2.
06/10

A Matemática e as Ciências em Nossa Vida

De 23 a 27 de Outubro
05/10

Editus apoia projeto de incentivo à leitura em Ituberá

A editora universitária, a Editus, acredita que o envolvimento com atividades dessa natureza é fundamental para a difusão da leitura e a apropriação do conhecimento
05/10

Projeto

Dia 20 de Outubro
05/10

Seminário de Matemática do DCET

Dias 6 e 20 de Outubro
05/10

Programa Idiomas sem Fronteiras – IsF

Inscrições Até dia 09/10
05/10

Programa Mais Futuro – Auxílio Permanência

Inscrições para Segunda Etapa até 03/11
04/10

Governador anunciou publicação de segundo edital do Mais Futuro

A iniciativa oferece auxílio financeiro para os estudantes das universidades Estaduas de de Santa Cruz, Feira de Santana, do Sudoeste da Bahia e Estado da Bahia.
1 a 20 de 26         Próximos 20 >> Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster