Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Programa Idiomas sem Fronteiras – IsF

05/10/2017 atualizada em 05/10/2017 09:19

A Uesc anuncia seu credenciamento, em 2017.2, ao Programa Idiomas sem Fronteiras junto à CAPES. As inscrições (exclusivamente) online para os cursos presenciais gratuitos de Inglês do Programa IsF estão abertas até o dia 09 de outubro de 2017. Os cursos, requisitos e passo a passo para inscrição podem ser acessados na página do Nucli-IsF-Uesc.

Nessa primeira oferta na Uesc, apenas as/os alunas/os poderão se inscrever, mas aos poucos (previsão já em novembro deste ano) ampliaremos o alcance para todas/os (docentes e demais servidores).

O Programa IsF (Inglês sem Fronteiras) foi criado em 2012, como iniciativa do Ministério da Educação - MEC. Foi desenvolvido por especialistas na área de ensino e aprendizagem de línguas, com o propósito de auxiliar estudantes de nível superior a terem acesso aos programas de mobilidade ofertados pelo Governo Federal, especialmente, na época, o programa Ciências sem Fronteiras - CsF.

Atualmente, o programa ainda é mantido e administrado por meio da Secretaria de Educação Superior - SESu do MEC e da Capes. A partir de 2016, o programa passou a oferecer cursos de outros idiomas, além do inglês, e passou a ser Idiomas sem Fronteiras (mantendo a sigla IsF). Na Uesc, em breve teremos também cursos de português como língua estrangeira, francês e espanhol.

O Programa IsF tem papel importante no processo de internacionalização e busca contribuir para o desenvolvimento de uma política linguística em nossas universidades. Os cursos ofertados são para propósitos específicos, especialmente de interesse acadêmico, tais como leitura e redação de artigos científicos, apresentação oral de trabalhos acadêmicos e sensibilização intercultural, entre outros.

Além disso, o IsF é um espaço privilegiado de “residência docente”, uma vez que os ministrantes são professores em formação (licenciandos e pós-graduandos na área de Letras, Linguística e Linguística Aplicada).

Nos cursos de inglês do Idiomas sem Fronteiras, apenas poderão se inscrever aquelas/es que comprovarem resultado do TOEFL-ITP feito pelo Programa IsF (mesmo que em outra universidade) ou se já tiver feito o teste de nivelamento do My English Online (MEO). Caso não tenha feito nenhum dos dois, acesse a página do MEO (se for aluna/o da Uesc) ou Capes se for servidor (e quando a oferta abranger essa categoria) para se inscrever no MEO e fazer o teste de nivelamento;

Importantíssimo: para ampliarmos o número de professores bolsistas e oferecer mais cursos, é necessário que comprovemos à Capes que temos demanda para cursos de nível intermediário e avançado, o que só pode ser comprovado pelo número de pessoas que fizerem o nivelamento no MEO – My English Online. Desse modo, participar do processo nessa primeira modesta oferta, mesmo que não consiga a vaga, é garantir a expansão do programa na Uesc.

Nesses cursos, somente podem concorrer a vagas, inscritos com nível a partir de pré-intermediário (A2 em diante). Para saber qual seu nível no Quadro Comum Europeu (QCE), do MEO ou do TOEFL- ITP, conferir:
  

Os níveis iniciante (A0, A1 e A2) continuarão a ser oferecidos pelo Uesc English ou pelo My English Online (MEO), uma vez que o objeto geral do programa IsF é aprimorar o nível de proficiência já existente na comunidade acadêmica com vistas a uma maior internacionalização da universidade. 




            


Data de publicação
14/12

Palestra Cidades Humanizadas

Dia 18 de Dezembro
14/12

Médicos e profissionais da saúde concluem curso de Preceptoria em Ilhéus

O Seminário foi aberto com a apresentação do Projeto Aplicativo do Grupo, sobre o processo de implantação da Residência Médica no município de Ilhéus, pela especializanda Valéria Gazar.
12/12

5ª Feira do Livro da UESC movimenta o cenário regional

5ª Feira do Livro da UESC mostrou que é possível fazer do livro um instrumento de emancipação e engajamento político.
08/12

Estudantes da UESC levam alimentos e kits de higiene para Centro Social Cri’Art

A entidade assistencial dirigida pelas religiosas palotinas atende atualmente a cerca de 120 crianças de seis a doze anos de idade.
07/12

Lazzo Matumbi emocionou o público em apresentação em Ilhéus

A 5ª Feira do Livro da UESC, ainda não acabou, e para saber mais sobre as atividades basta acessar o site, onde a programação completa está disponível
07/12

Programa Partiu Estágio

Terceira Convocação
06/12

Formação continuada de professores da Educação Infantil começam em fevereiro

Os encontros serão mensais, de fevereiro a novembro de 2018, com carga horária de 80 horas/aula.
04/12

Oficina “Como Fazer uma Boa Demonstração Matemática”

Dia 19 de Dezembro
01/12

Debate, música e lançamentos na abertura da Feira do Livro

A ideia é chamar a atenção do público para a importância de ler como processo de apropriação de conhecimento e ampliação de consciência.
01/12

Programa Mais Futuro - Auxílio Permanência 2017.2

Informe sobre Publicação de Resultado e Termo de Compromisso
1 a 10 de 10         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster