Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Uesc Sediou o I Fórum de Eco-Nomia da Mata Atlântica

11/10/2017 atualizada em 11/10/2017 11:53

O I Fórum de Eco-Nomia da Mata Atlântica trouxe importantes discussões acerca dos caminhos e competências que temos à disposição para alcançar uma economia baseada em atividades sustentáveis, em que seja possível desenvolver a região em termos econômicos e sociais.

Realizado nesta última terça-feira (03/10) o Fórum contou com a participação de nomes consagrados e atuantes no desenvolvimento de ações que buscam explorar as vastas possibilidades de desenvolvimento econômico conciliado diretamente com a preservação da riqueza natural, como Bruno Mariani (Projeto Simbiosis), Warwick Manfrinato (MMA), Luciano Verdade (Fapesp) e Eduardo Athayde (WWI), compartilhando experiências que poderemos seguir no sul e extremo sul da Bahia. 

Também envolveu representantes de setores empresariais cujas parcerias são essenciais para que este esforço qualificado tenha êxito, com destaque para Wilson Andrade (Abaf) e Guilherme Moura (Faeb). 

Segundo Gesil Amarante, presidente do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia “o Fórum foi uma oportunidade para que nós estivéssemos juntos aqui na UESC, alguns representantes de iniciativas mais globais que visam à descrição acurada da biodiversidade no Brasil, de forma a viabilizar políticas que tenham a ver com uma economia mais sustentável, mas que ainda seja uma economia que responda as necessidades mais imediatas do povo brasileiro”.  

Os pesquisadores Deborah Faria, Rui Rocha e Daniel Piotto, os primeiros da UESC e o último da UFSB, apresentaram suas ações de pesquisa e seus mais recentes resultados, que uma vez aprofundados poderão responder a questões-chave para a construção deste novo modelo de desenvolvimento.

Adentrando-se às questões socioambientais, números expressivos chocam o quanto o meio ambiente está sendo cada vez mais agredido. Segundo um estudo da Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 2015-2016 foi apontado um desmatamento de 29.075 hectares (ha) ou 290 km² nos 17 Estados do bioma Mata Atlântica – representado um aumento de 57%, em relação ao período anterior (2014-2015). Se continuarmos nessa progressão, chegará o dia em que não haverá mais Mata Atlântica a ser desmatada, e com isso, a própria economia derivada da agricultura e pecuária, tão presentes na região, perderão seu espaço e sua possibilidade de ser viabilizada. 

Nesses moldes, e lembrando a inédita situação de restrição hídrica pela qual a região passou recentemente, percebe-se que não há possibilidade de desenvolvimento em longo prazo se não houver planejamento de conservação ao meio ambiente. Conscientizar para conciliar essas duas esferas é o único caminho para alcançar o tão sonhado desenvolvimento econômico que a nossa sociedade tanto precisa. 

Referências: https://www.sosma.org.br/projeto/atlas-da-mata-atlantica/dados-mais-recentes/
Assinado por Camille Carradore – Assessoria de Comunicação NIT/Uesc




            


Data de publicação
19/10

Infâncias e juventudes negras no Sul da Bahia é o tema de colóquio do Kàwé, na UESC

O evento está aberto à comunidade acadêmica e ao publico interessado. As inscrições podem ser feitas no auditório Paulo Souto ou através do site www.uesc.br/eventos/.
18/10

Curso Teórico-Prático de Técnicas em Microscopia

De 20 a 24 de Novembro
17/10

Começa nesta quarta o Encontro local do Proler e VI Fórum de Políticas Públicas do Livro

O VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura, terá a presença de Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Prolivro-SP, apresentando a pesquisa Retratos da leitura no Brasil
17/10

NECA-UESC promove capacitação para produtores artesanais de cervejas

O curso ocorrerá sábado (21), a partir das 8 horas. Inscrições antecipadas e gratuitas pelo email: neca@uesc.br
17/10

Velhice e cultura popular em dois lançamentos da Editus

Os títulos podem ser adquiridos na Livraria Editus, na UESC, na Papirus em Ilhéus, nos sites www.livrariacultura.com.br e www.ciadoslivros.com.br.
16/10

Mais Futuro - Auxílio Permanência

Orientações para Renovação e Mudança de Perfil
16/10

Missão de reitores da Abruem à Austrália teve início nesse domingo (15)

Visa promover e fortalecer o processo de internacionalização das instituições de ensino superior afiliadas à Abruem.
11/10

Uesc Sediou o I Fórum de Eco-Nomia da Mata Atlântica

Evento Discutiu Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico
10/10

UESC prepara recepção aos estudantes do ensino médio na V Feira das Profissões

O objetivo é auxiliar o estudante do ensino médio sobre o seu futuro profissional e obterem informações sobre o ingresso em um dos 33 cursos da UESC e nos programas de apoio à permanência estudantil.
10/10

Abeu Nordeste se reúne em Aracajú

Vai debater o contexto de ensino, pesquisa e difusão da ciência na contemporaneidade.
09/10

Minicurso O Despertar da Consciência e o Controle da Ansiedade

Dia 26 de Outubro
09/10

Editus presente no 1º festival de arte e gastronomia de Serra Grande

Editus estará com um estande, na praça central, com a comercialização de diversas publicações de editoras universitárias que integram a ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias.
09/10

Quatro Programas de Pós-graduação da UESC recebem 5 na avaliação da Capes

No interior do estado a UESC tem 4 programas com conceito 5 e a UESB tem 2 e a UEFS também 2.
06/10

A Matemática e as Ciências em Nossa Vida

De 23 a 27 de Outubro
05/10

Editus apoia projeto de incentivo à leitura em Ituberá

A editora universitária, a Editus, acredita que o envolvimento com atividades dessa natureza é fundamental para a difusão da leitura e a apropriação do conhecimento
05/10

Projeto

Dia 20 de Outubro
05/10

Seminário de Matemática do DCET

Dias 6 e 20 de Outubro
05/10

Programa Idiomas sem Fronteiras – IsF

Inscrições Até dia 09/10
05/10

Programa Mais Futuro – Auxílio Permanência

Inscrições para Segunda Etapa até 03/11
04/10

Governador anunciou publicação de segundo edital do Mais Futuro

A iniciativa oferece auxílio financeiro para os estudantes das universidades Estaduas de de Santa Cruz, Feira de Santana, do Sudoeste da Bahia e Estado da Bahia.
1 a 20 de 26         Próximos 20 >> Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster