Começa nesta quarta o Encontro local do Proler e VI Fórum de Políticas Públicas do Livro

17/10/2017 - Assinado pela ASCOM

Nesta quarta (18) e quinta-feira (19) será realizado o XIII Encontro Local do PROLER, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Nesta edição, o tema “Livros: mediar é semear o futuro” vai abordar as possibilidades de construir uma nova perspectiva de futuro, semeando literatura.

Destacando a promoção da leitura e a formação de mediadores, a conferência de abertura, “Literatura, experiência literária e formação docente,” será proferida pela Profa. Dra. Célia Abicalil Belmiro, (UFMG). Os participantes inscrito terão  10 oficinas e 10 minicursos, tratando de aspectos teórico-práticos e interdisciplinares da formação do leitor.

Segundo a professora Glória de Fátima Lima dos Santos, coordenadora do Porler/UESC, “o VI Fórum de Políticas Públicas do Livro e da Leitura,  terá a presença de Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Prolivro-SP, apresentando a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, em sua 4ª edição, será o grande destaque. O Conselho Regional de Biblioteconomia – 5ª Região (Bahia e Sergipe) vai participar do debate com gestores das Secretarias de Educação e de Cultura, Conselhos e Academias de Letras, para discutir caminhos para a implantação dos planos municipais do livro e da leitura.”

Na tarde de quinta-feira, o bosque da UESC vai receber crianças de escolas selecionadas pelas Secretarias de Educação municipais para interagirem com atores de linguagens diversas (música, teatro, contação de histórias, criação de livros e dança), “num semear de livros e textos literários e musicais, nossa semeadura na esperança de um futuro referenciado e melhor,” frisa a coordenadora do Proler.

O XIII Encontro local do Proler tem o apoio da Proex/Proler, DLA e Biblioteca Central-UESC, FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania), Secretaria de Turismo e Cultura de Ilhéus, Secretarias Municipais de Educação de Ilhéus e de Itabuna e NTE-05 (Núcleo Territorial de Educação).