Formação continuada de professores da Educação Infantil começam em fevereiro

06/12/2017 atualizada em 08/12/2017 12:37 - Assinado pela ASCOM

O Projeto Brincando e Aprendendo na Educação Infantil, do Departamento de Ciências da Educação (DCIE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) apresentou aos secretários e representantes de Secretarias de Educação dos municípios da região uma “Proposta de Formação Continuada para professores: Processos formativos na Educação Infantil”.

Com este objetivo o Projeto Brincando e Aprendendo na Educação Infantil, coordenado pela professora Cândida Mª Santos Daltro Alves (DCIE/UESC), realizou encontro abordando o tema “A educação infantil: desafios e compromissos”, com a palestra “O currículo integrador das infâncias e os espaços de ser criança” apresentada pela pesquisadora Ana Beatriz Goulart de Faria (GAE/FAU/UFRJ).

O programa apresentado pelo Prof. Me. Érico Santos pretende promover a formação continuada de professores que atuam na Educação Infantil no âmbito de abrangência da UESC, aprofundando conhecimentos que fundamentam processos formativos na Educação Infantil. Visa problematizar as representações produzidas acerca dos espaços, a partir de suas estruturas e das funções que cumprem, possibilitando uma melhor atuação dos profissionais em diferentes contextos.

O programa se justifica porque a formação inicial dos professores que atuam nos espaços de educação infantil, geralmente não contempla os saberes mais amplos necessários à docência. Dessa forma, a proposta pretende auxiliar a formação desses profissionais para realizarem suas funções de forma consciente, atuando para a melhoria da qualidade dos espaços da educação infantil ofertada nos municípios.

O processo ensino e aprendizagem traz implicações complexas que exigem uma compreensão mais abrangente, assim como referenciais teóricos com os quais os professores possam fundamentar suas ações. Nesta direção, a proposta tem o objetivo de tematizar os processos formativos na Educação Infantil como categoria pedagógica, suas intenções, percursos e percalços, passeando pelas formas de organização dos espaços no que tange a tempo, espaços, registros avaliativos, seleção e oferta de materiais, e seus fundamentos.

Para a formação dos professores que atuam na Educação Infantil, em contexto educacional, estão programados encontros de estudo, estruturados pela coordenação da formação, aplicados por um orientador de estudos, voltados para leitura/estudo complementares dos temas abordados nos encontros formativos.

Esses encontros terão uma carga horária de 80 horas/aula, serão mensais, de fevereiro a novembro de 2018, com caráter teórico e prático, experiências individuais, documentos disponibilizados por órgãos governamentais e intervenção na prática pedagógica.

A professora Cândida alerta que “a etapa da Educação Infantil continua enfrentando desafios, mesmo diante de uma série de conquistas, até o reconhecimento enquanto primeira etapa da Educação Básica. Pesquisas desenvolvidas no Mestrado Profissional em Educação, do Departamento de Ciências da Educação da UESC/DCIE, têm levantado questões importantes acerca dos espaços e da formação de professores para a Educação Infantil, visando, principalmente, orienta-los em como materializar a educação para nossas crianças em respeito aos tempos e especificidades dessa faixa etária”.

Incubadora de Biotecnologia divulga edital de seleção de ideias inovadoras

Com inscrições abertas, serão lançados os editais de seleção do Programa de Prospecção e Formação de Jovens Empreendedores e Pré-Incubação de Empreendimentos Inovadores na área de biotecnologia.

II Seminário de Planejamento Urbano e Regional da Uesc

Dia 23 de Outubro

Notas de Pesar

Comunidade acadêmica registra a perda de Helenilson Chaves e do estudante Jackson.

IV Semana de Gestão Empresarial e III Semana de Contabilidade

De 08 a 10 de Novembro

VI Feira das Profissões da UESC começa nesta sexta-feira

O evento é gratuito, sem inscrição e aberto a participação de toda sociedade

Minicurso “Aprendendo LaTeX”

De 23 e 30 de Outubro e de 06 e 13 de Novembro

Noções Básicas de Latim

Dia 14 de Novembro

Curso Pontos de Gramática: Pontuação e Ortografia

Dia 24 de Outubro

Seminário de Coisas Legais

Dia 26 de Outubro

Programa Mais Futuro - Estágio

Convocação - Edital 002/2018

Projeto "Sétima na Quinta"

Dia 11 de Outubro

Engenharia Civil e Geografia da UESC alcançam os melhores indicadores do Enade

O bom desempenho alcançado pelos cursos avaliados em 2017 decorre de políticas institucionais e de gestão da Universidade

Roda de Conversa “Práticas Exitosas na Educação Infantil”

Dia 26 de Outubro

Curso de Introdução à Comunicação Não Violenta

CDRH Promove Ações no Mês de Outubro

II Semana de Promoção de Cultura de Paz da Uesc

De 05 a 09 de Novembro

I Encontro de Estudantes das Licenciaturas da Uesc

De 16 a 18 de Outubro

Fórum de Reitores propõe alteração de quadro de vagas nas carreiras de técnico e analista

O objetivo foi apresentar proposta de alteração do quadro de vagas das carreiras de Analista Universitário e Técnico Universitário.

Uesc Promove Ações de Sensibilização

Curso de Inglês - Idioma sem Fronteiras

Oferta de Vagas até 15 de Outubro

UESC é a estadual melhor avaliada no RUF

A UESC é a 1ª das estaduais da Bahia, a 10 colocada na Região Nordeste e a 51ª colocada no Brasil.
1 a 20 de 26         Próximos 20 >> Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250