Formação continuada de professores da Educação Infantil começam em fevereiro

06/12/2017 atualizada em 08/12/2017 12:37 - Assinado pela ASCOM

O Projeto Brincando e Aprendendo na Educação Infantil, do Departamento de Ciências da Educação (DCIE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) apresentou aos secretários e representantes de Secretarias de Educação dos municípios da região uma “Proposta de Formação Continuada para professores: Processos formativos na Educação Infantil”.

Com este objetivo o Projeto Brincando e Aprendendo na Educação Infantil, coordenado pela professora Cândida Mª Santos Daltro Alves (DCIE/UESC), realizou encontro abordando o tema “A educação infantil: desafios e compromissos”, com a palestra “O currículo integrador das infâncias e os espaços de ser criança” apresentada pela pesquisadora Ana Beatriz Goulart de Faria (GAE/FAU/UFRJ).

O programa apresentado pelo Prof. Me. Érico Santos pretende promover a formação continuada de professores que atuam na Educação Infantil no âmbito de abrangência da UESC, aprofundando conhecimentos que fundamentam processos formativos na Educação Infantil. Visa problematizar as representações produzidas acerca dos espaços, a partir de suas estruturas e das funções que cumprem, possibilitando uma melhor atuação dos profissionais em diferentes contextos.

O programa se justifica porque a formação inicial dos professores que atuam nos espaços de educação infantil, geralmente não contempla os saberes mais amplos necessários à docência. Dessa forma, a proposta pretende auxiliar a formação desses profissionais para realizarem suas funções de forma consciente, atuando para a melhoria da qualidade dos espaços da educação infantil ofertada nos municípios.

O processo ensino e aprendizagem traz implicações complexas que exigem uma compreensão mais abrangente, assim como referenciais teóricos com os quais os professores possam fundamentar suas ações. Nesta direção, a proposta tem o objetivo de tematizar os processos formativos na Educação Infantil como categoria pedagógica, suas intenções, percursos e percalços, passeando pelas formas de organização dos espaços no que tange a tempo, espaços, registros avaliativos, seleção e oferta de materiais, e seus fundamentos.

Para a formação dos professores que atuam na Educação Infantil, em contexto educacional, estão programados encontros de estudo, estruturados pela coordenação da formação, aplicados por um orientador de estudos, voltados para leitura/estudo complementares dos temas abordados nos encontros formativos.

Esses encontros terão uma carga horária de 80 horas/aula, serão mensais, de fevereiro a novembro de 2018, com caráter teórico e prático, experiências individuais, documentos disponibilizados por órgãos governamentais e intervenção na prática pedagógica.

A professora Cândida alerta que “a etapa da Educação Infantil continua enfrentando desafios, mesmo diante de uma série de conquistas, até o reconhecimento enquanto primeira etapa da Educação Básica. Pesquisas desenvolvidas no Mestrado Profissional em Educação, do Departamento de Ciências da Educação da UESC/DCIE, têm levantado questões importantes acerca dos espaços e da formação de professores para a Educação Infantil, visando, principalmente, orienta-los em como materializar a educação para nossas crianças em respeito aos tempos e especificidades dessa faixa etária”.

Curso Livre na Perspectiva da Pedagogia Waldorf

Dias 16 e 17 de Março

Uesc English 2018.1

Início no dia 20 de Março

Abertas inscrições para o Prêmio Sosígenes Costa de Poesia

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 30 de março de 2018.

Livros da Editus na SciELO alcançam mais de 80 mil downloads

São 10 títulos da Editora acessíveis para visualização e download gratuito, abrangendo diferentes temáticas, como saúde, educação, meio ambiente, cultura e filosofia.

Editus presente no projeto ‘Ciranda, Ilhéus na Praça’

O evento está programado para 17 de fevereiro, às 17 horas, na Praça Antônio Viana Dias da Silva, ao lado do Hospital de Ilhéus, na Cidade Nova.

Programa Mais Futuro - Estágio Administrativo

9ª Convocação do Edital 001/2017

Editus lança livro sobre teorias e métodos de pesquisa na área da educação

O livro oferece a estudantes, professores e pesquisadores um conjunto de diferentes teorias e metodologias adotadas na área da educação.

Ilhéus sedia festival literário em maio

Mais uma vez, a Feira de Livros da UESC se associa ao FLIOS, fortalecendo as ações culturais abertas ao público.

UESC abre inscrição para Especialização em Programas de Residência multiprofissional

As inscrições vão estar abertas a partir do dia sete até às 15h30min do dia 14 deste mês (fevereiro) e serão feitas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico http://www.uesc.br.

Pesquisadores mapeiam diversidade individual de mamíferos na Mata Atlântica

Esse estudo é um compilado dos esforços de mais de 100 anos de pesquisa na Mata Atlântica e de vários profissionais que se dedicam à conservação desses mamíferos.
1 a 10 de 10         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250