5ª Feira do Livro da UESC movimenta o cenário regional

12/12/2017 - Assinado pela ASCOM

Após uma semana com uma programação diversificada, com roda de conversa, oficina, minicurso, atrações musicais e outras ações de incentivo a leitura, a 5ª Feira Universitária do Livro da UESC, que teve como tema “Por uma leitura mais social”, encerrou com gostinho de quero mais.

Durante os dias do evento, as atividades estavam voltadas para discutir a necessidade da socialização da leitura. Diante do atual panorama sociopolítico brasileiro, a 5ª Feira do Livro da UESC mostrou que é possível fazer do livro um instrumento de emancipação e engajamento político, visando, sempre, o bem comum à sociedade.  Com convidados ilustres, como os professores Ruy Póvoas e Nelson Maca, certificamos que a leitura é, sim, um elemento fundamental para transformações sociais, e que a transformação do Brasil em uma sociedade de leitores se dá pela busca diária de uma transfiguração das estruturas sociais.

Os visitantes conheceram os mais recentes títulos da Editus – Editora da UESC durante o Lançamento Coletivo e também puderam aproveitar os descontos de até 50% em todos os títulos comercializados durante o evento. Foi possível apreciar também exposições artísticas montadas no campus da universidade: Poemas Furta-Cores, do escritor Geraldo Lavigne, e a exposição fotográfica Kisimbi - Mãe das águas, do Núcleo Kisimbi. A biblioteca móvel de leitura inclusiva, da Fundação Regina Cunha – FURC, também passou a semana à disposição do público da UESC.

O projeto “O violão e a palavra”, da Fundação Pedro Calmon, trouxe Lazzo Matumbi e banda para uma apresentação emocionante no Teatro Municipal de Ilhéus. A atividade contou com a participação dos músicos Alexandre Vargas e Juvino Alves, integrantes da Orquestra Orgânica, para o show de abertura.

A expectativa da Editus, organizadora do evento, para a próxima edição da Feira do Livro, é de proporcionar novos debates e expandir o acesso ao livro e à leitura.