Salvador sedia Encontro Regional da ABEU Nordeste

02/04/2018 - Assinado pela ASCOM

De 5 a 7 de abril, a Faculdade de Comunicação da UFBA (Universidade Federal da Bahia), em Salvador, vai ser sede do Encontro Regional Nordeste da ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias). O evento é o resultado do esforço das editoras universitárias baianas: UEFS Editora, Edições UESB, EDUFBA, EDUNEB e Editus – Editora da UESC.

O encontro reúne representantes de diversas editoras da região e tem o objetivo de discutir e avaliar as ações e projetos conjuntos das editoras universitárias do Nordeste filiadas à ABEU, além de investir na capacitação das equipes através do ABEU Técnico. Na abertura do Encontro, às 20h, o Prof. Adilson Citelli (ECA/USP) vai proferir a palestra “Aceleração Social do Tempo”, propondo uma reflexão sobre o contexto contemporâneo e a noção de tempo a partir do desenvolvimento tecnológico – o que vem impactando também na produção editorial nos últimos anos.

A programação do segundo dia terá início às 8h30, com a mesa “Gestão de Pessoas: discursos e práticas na gestão de equipes”, que reúne profissionais da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), da Editora Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), da EDUNEB e da Editora da UESB. No mesmo horário, ocorrerá uma formação do ABEU Técnico, com o tema “Gestão Comercial: consignações e outros modos de comercializar em uma editora universitária”, ministrada por integrantes da EDUFBA e da Editus.

À tarde, às 14h, uma segunda mesa discutirá o tema “Editoras Universitárias: questões administrativas”, composta por representantes da EDUFBA, UEFS Editora, UESC e Editora da UFPB. Também às 14h, será realizada a segunda formação do ABEU Técnico, com a temática “Encaminhamentos de originais e etapas do processo editorial”, oferecida pela EDUFBA.

O evento encerra com a reunião de gestores da ABEU Nordeste, avaliando as ações da regional e fechando planejamento para novas iniciativas. A participação na palestra de abertura e nos dois minicursos do ABEU Técnico é gratuita, aberta à comunidade e pode ser feita no endereço https://doity.com.br/encontro-regional-da-abeu-nordeste-2018 .

Análisis del Discurso: Los Medios de Comunicación y el Debate Sobre La Educación Sexual

Dias 16 e 17 de Agosto

Funcionamento durante o Recesso Acadêmico

Protocolo Geral e Central Telefônica

Curso Preparatório para Ingresso na Pós-Graduação Stricto Sensu

A partir de 21 de Agosto

Palestra sobre Prevenção a Acidentes com Serpentes

Dia 25 de Julho

Colóquio Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero - Codiv

Dias 10 e 11 de Setembro

Editus leva livros universitários para o 10º Festival do Chocolate

Com uma programação que inclui cursos, palestras, exposições e atividades culturais, o Festival é considerado o maior evento de chocolate do Brasil.

II Conferência da Educação Científica Sul da Bahia

Dias 25 e 26 de Outubro

“Pai” da crônica literária regional tem livro lançado na sexta-feira, em Ilhéus

Organizado pelo jornalista Antônio Lopes, o livro reúne dados biográficos e textos produzidos por Manoel Lins

Lançamentos Editus: A arte de tecer a si mesmo e Ordem imperial e aldeamento indígena

Ambos podem ser adquiridos na Livraria da Editus, localizada na UESC, em Ilhéus.

Palestra "Exercício Físico, Sono e Qualidade de Vida"

Dia 17 de Julho

Secti realiza consulta pública para a Lei de Inovação Tecnológica

Os interessados devem acessar o site https://consultapublica.colivre.net/