Uesc recebe exposição itinerante Castro Alves e Hansen Bahia

02/04/2018 - Assinado pela ASCOM

Após desembarcar no Teatro Municipal de Ilhéus, a população ilheense terá a oportunidade de apreciar a Exposição Itinerante Navio Negreiro Castro Alves e Hansen Bahia, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Idealizada pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), órgão vinculado à Fundação Pedro Calmon/SecultaBA, a mostra será aberta na sexta-feira (6), às 9h, e poderá ser apreciada até o dia 16 de abril no Foyer do auditório Paulo Souto da UESC .

“O objetivo da exposição é para que nunca esqueçamos o quanto foi, e é perverso e desumano o sistema colonial-escravista. Ver Hansen e ler Castro Alves é um exercício ético e estético absolutamente necessário e contemporâneo” afirmou Ayrson Heráclito, curador da exposição.

Contemplando a mostra, o artista plástico Zimaldo Baptista realiza a oficina de xilogravura nos dias 12, com turmas pela manhã e tarde e no dia 13, com turma pela tarde. Formado em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Zimaldo foi um dos participantes da XI Bienal do Recôncavo da Bahia.

A mostra já visitou dez cidades, e após Ilhéus mais dois municípios baianos poderão apreciar as obras de Hansen e o poema de Castro Alves. “A história precisa ser pensada e discutida nos dias de hoje. Por isso, a exposição itinerante levará para as cidades oficinas, debates e discussões sobre o que foi a escravidão”, ressaltou Rafael Fontes diretor do Centro de Memória.

CMB – O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. Entre suas funções, é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB), localizado no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.

Serviço

O que: Exposição Itinerante Navio Negreiro-Castro Alves e Hansen Bahia e oficina de xilogravura.

Quando: Abertura 06 de abril, às 9h / Encerramento 16 de abril.

Onde: Foyer do auditório Paulo Souto, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Como: Oficina ministrada pelo artista plástico Zimaldo Baptista, com turmas nos dias 12 (manhã e tarde) e 13 (manhã).

Maiores informações: 71 3117 6067 / cmb.fpc@fpc.ba.gov.br

Minicurso “Aprendendo LaTeX”

De 23 e 30 de Outubro e de 06 e 13 de Novembro

Noções Básicas de Latim

Dia 14 de Novembro

Curso Pontos de Gramática: Pontuação e Ortografia

Dia 24 de Outubro

Seminário de Coisas Legais

Dia 26 de Outubro

Programa Mais Futuro - Estágio

Convocação - Edital 002/2018

Projeto "Sétima na Quinta"

Dia 11 de Outubro

Engenharia Civil e Geografia da UESC alcançam os melhores indicadores do Enade

O bom desempenho alcançado pelos cursos avaliados em 2017 decorre de políticas institucionais e de gestão da Universidade

Roda de Conversa “Práticas Exitosas na Educação Infantil”

Dia 26 de Outubro

Curso de Introdução à Comunicação Não Violenta

CDRH Promove Ações no Mês de Outubro

II Semana de Promoção de Cultura de Paz da Uesc

De 05 a 09 de Novembro

I Encontro de Estudantes das Licenciaturas da Uesc

De 16 a 18 de Outubro

Fórum de Reitores propõe alteração de quadro de vagas nas carreiras de técnico e analista

O objetivo foi apresentar proposta de alteração do quadro de vagas das carreiras de Analista Universitário e Técnico Universitário.

Uesc Promove Ações de Sensibilização

Curso de Inglês - Idioma sem Fronteiras

Oferta de Vagas até 15 de Outubro

UESC é a estadual melhor avaliada no RUF

A UESC é a 1ª das estaduais da Bahia, a 10 colocada na Região Nordeste e a 51ª colocada no Brasil.

Projeto Sétima na Quinta

Dia 04 de Outubro

UESC convida estudantes do ensino médio para VI Feira das Profissões

Não será necessária inscrição e a participação está aberta a toda a sociedade, que também, terá a oportunidade de conhecer a estrutura da Universidade.

Nota de Esclarecimento

Veiculação de Imagem em Campanha Eleitoral

Seminário de Matemática do DCET

Dias 05 e 26 de Outubro