Uesc recebe exposição itinerante Castro Alves e Hansen Bahia

02/04/2018 - Assinado pela ASCOM

Após desembarcar no Teatro Municipal de Ilhéus, a população ilheense terá a oportunidade de apreciar a Exposição Itinerante Navio Negreiro Castro Alves e Hansen Bahia, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Idealizada pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), órgão vinculado à Fundação Pedro Calmon/SecultaBA, a mostra será aberta na sexta-feira (6), às 9h, e poderá ser apreciada até o dia 16 de abril no Foyer do auditório Paulo Souto da UESC .

“O objetivo da exposição é para que nunca esqueçamos o quanto foi, e é perverso e desumano o sistema colonial-escravista. Ver Hansen e ler Castro Alves é um exercício ético e estético absolutamente necessário e contemporâneo” afirmou Ayrson Heráclito, curador da exposição.

Contemplando a mostra, o artista plástico Zimaldo Baptista realiza a oficina de xilogravura nos dias 12, com turmas pela manhã e tarde e no dia 13, com turma pela tarde. Formado em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Zimaldo foi um dos participantes da XI Bienal do Recôncavo da Bahia.

A mostra já visitou dez cidades, e após Ilhéus mais dois municípios baianos poderão apreciar as obras de Hansen e o poema de Castro Alves. “A história precisa ser pensada e discutida nos dias de hoje. Por isso, a exposição itinerante levará para as cidades oficinas, debates e discussões sobre o que foi a escravidão”, ressaltou Rafael Fontes diretor do Centro de Memória.

CMB – O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. Entre suas funções, é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB), localizado no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.

Serviço

O que: Exposição Itinerante Navio Negreiro-Castro Alves e Hansen Bahia e oficina de xilogravura.

Quando: Abertura 06 de abril, às 9h / Encerramento 16 de abril.

Onde: Foyer do auditório Paulo Souto, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Como: Oficina ministrada pelo artista plástico Zimaldo Baptista, com turmas nos dias 12 (manhã e tarde) e 13 (manhã).

Maiores informações: 71 3117 6067 / cmb.fpc@fpc.ba.gov.br

Análisis del Discurso: Los Medios de Comunicación y el Debate Sobre La Educación Sexual

Dias 16 e 17 de Agosto

Funcionamento durante o Recesso Acadêmico

Protocolo Geral e Central Telefônica

Curso Preparatório para Ingresso na Pós-Graduação Stricto Sensu

A partir de 21 de Agosto

Palestra sobre Prevenção a Acidentes com Serpentes

Dia 25 de Julho

Colóquio Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero - Codiv

Dias 10 e 11 de Setembro

Editus leva livros universitários para o 10º Festival do Chocolate

Com uma programação que inclui cursos, palestras, exposições e atividades culturais, o Festival é considerado o maior evento de chocolate do Brasil.

II Conferência da Educação Científica Sul da Bahia

Dias 25 e 26 de Outubro

“Pai” da crônica literária regional tem livro lançado na sexta-feira, em Ilhéus

Organizado pelo jornalista Antônio Lopes, o livro reúne dados biográficos e textos produzidos por Manoel Lins

Lançamentos Editus: A arte de tecer a si mesmo e Ordem imperial e aldeamento indígena

Ambos podem ser adquiridos na Livraria da Editus, localizada na UESC, em Ilhéus.

Palestra "Exercício Físico, Sono e Qualidade de Vida"

Dia 17 de Julho

Secti realiza consulta pública para a Lei de Inovação Tecnológica

Os interessados devem acessar o site https://consultapublica.colivre.net/