Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

02/04/2018 atualizada em 04/04/2018 10:07

A equipe dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (SAEC) convida a comunidade da UESC e demais interessados para participar da palestra que ocorrerá no dia 06 de abril.

A equipe do Saec atualmente é formada pelos professores  Christiana A. Vianna Prudêncio, Clemildes Pereira Alves, Elisa Prestes Massena, Simoni Gehlen e Viviane Briccia, docentes provenientes de três departamentos (DCET, DCB e DCIE). O Saec teve início em 2012 e tem como objetivo promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo intenciona possibilitar o diálogo entre os licenciandos, mestrandos e professores da educação básica com pesquisadores renomados na área, como incentivo para o fortalecimento das pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino.  Também são realizados cursos de formação continuada com professores da área de Ciências, Física e Química em escolas da Educação Básica da região Sul da Bahia.

Confira a descrição do evento:

Sexta-feira, 06 de Abril - às 13h30min
Local e horário: Auditório Jorge Amado
Palestrante: Prof.ª Dr.ª Romari A. Martinez. Professora Titular (DFCH-Uesc),doutora em Ciências Biológicas(Universidad de Buenos Aires, Argentina), Licenciada em Ciências Biológicas (Universidad Simón Bolívasr, Venezuela).
Título: Fraude e Má conduta científica
Resumo: Existe, no mundo acadêmico contemporâneo, uma crescente preocupação por manter o conhecimento científico dentro de certos parâmetros éticos que, embora indiscutíveis, nem sempre estão claros para todos os membros desta comunidade. Com esta palestra espera-se, além de proporcionar conceitos e terminologia necessários para uma conversa salutar sobre o assunto, dar um breve histórico sobre a má conduta científica no mundo e no Brasil, bem como colocar um diagnóstico das motivações e perspectivas desta prática no âmbito da educação superior.

Análisis del Discurso: Los Medios de Comunicación y el Debate Sobre La Educación Sexual

Dias 16 e 17 de Agosto

Funcionamento durante o Recesso Acadêmico

Protocolo Geral e Central Telefônica

Curso Preparatório para Ingresso na Pós-Graduação Stricto Sensu

A partir de 21 de Agosto

Palestra sobre Prevenção a Acidentes com Serpentes

Dia 25 de Julho

Colóquio Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero - Codiv

Dias 10 e 11 de Setembro

Editus leva livros universitários para o 10º Festival do Chocolate

Com uma programação que inclui cursos, palestras, exposições e atividades culturais, o Festival é considerado o maior evento de chocolate do Brasil.

II Conferência da Educação Científica Sul da Bahia

Dias 25 e 26 de Outubro

“Pai” da crônica literária regional tem livro lançado na sexta-feira, em Ilhéus

Organizado pelo jornalista Antônio Lopes, o livro reúne dados biográficos e textos produzidos por Manoel Lins

Lançamentos Editus: A arte de tecer a si mesmo e Ordem imperial e aldeamento indígena

Ambos podem ser adquiridos na Livraria da Editus, localizada na UESC, em Ilhéus.

Palestra "Exercício Físico, Sono e Qualidade de Vida"

Dia 17 de Julho

Secti realiza consulta pública para a Lei de Inovação Tecnológica

Os interessados devem acessar o site https://consultapublica.colivre.net/