Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

02/04/2018 atualizada em 04/04/2018 10:07

A equipe dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (SAEC) convida a comunidade da UESC e demais interessados para participar da palestra que ocorrerá no dia 06 de abril.

A equipe do Saec atualmente é formada pelos professores  Christiana A. Vianna Prudêncio, Clemildes Pereira Alves, Elisa Prestes Massena, Simoni Gehlen e Viviane Briccia, docentes provenientes de três departamentos (DCET, DCB e DCIE). O Saec teve início em 2012 e tem como objetivo promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo intenciona possibilitar o diálogo entre os licenciandos, mestrandos e professores da educação básica com pesquisadores renomados na área, como incentivo para o fortalecimento das pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino.  Também são realizados cursos de formação continuada com professores da área de Ciências, Física e Química em escolas da Educação Básica da região Sul da Bahia.

Confira a descrição do evento:

Sexta-feira, 06 de Abril - às 13h30min
Local e horário: Auditório Jorge Amado
Palestrante: Prof.ª Dr.ª Romari A. Martinez. Professora Titular (DFCH-Uesc),doutora em Ciências Biológicas(Universidad de Buenos Aires, Argentina), Licenciada em Ciências Biológicas (Universidad Simón Bolívasr, Venezuela).
Título: Fraude e Má conduta científica
Resumo: Existe, no mundo acadêmico contemporâneo, uma crescente preocupação por manter o conhecimento científico dentro de certos parâmetros éticos que, embora indiscutíveis, nem sempre estão claros para todos os membros desta comunidade. Com esta palestra espera-se, além de proporcionar conceitos e terminologia necessários para uma conversa salutar sobre o assunto, dar um breve histórico sobre a má conduta científica no mundo e no Brasil, bem como colocar um diagnóstico das motivações e perspectivas desta prática no âmbito da educação superior.

Minicurso “Aprendendo LaTeX”

De 23 e 30 de Outubro e de 06 e 13 de Novembro

Noções Básicas de Latim

Dia 14 de Novembro

Curso Pontos de Gramática: Pontuação e Ortografia

Dia 24 de Outubro

Seminário de Coisas Legais

Dia 26 de Outubro

Programa Mais Futuro - Estágio

Convocação - Edital 002/2018

Projeto "Sétima na Quinta"

Dia 11 de Outubro

Engenharia Civil e Geografia da UESC alcançam os melhores indicadores do Enade

O bom desempenho alcançado pelos cursos avaliados em 2017 decorre de políticas institucionais e de gestão da Universidade

Roda de Conversa “Práticas Exitosas na Educação Infantil”

Dia 26 de Outubro

Curso de Introdução à Comunicação Não Violenta

CDRH Promove Ações no Mês de Outubro

II Semana de Promoção de Cultura de Paz da Uesc

De 05 a 09 de Novembro

I Encontro de Estudantes das Licenciaturas da Uesc

De 16 a 18 de Outubro

Fórum de Reitores propõe alteração de quadro de vagas nas carreiras de técnico e analista

O objetivo foi apresentar proposta de alteração do quadro de vagas das carreiras de Analista Universitário e Técnico Universitário.

Uesc Promove Ações de Sensibilização

Curso de Inglês - Idioma sem Fronteiras

Oferta de Vagas até 15 de Outubro

UESC é a estadual melhor avaliada no RUF

A UESC é a 1ª das estaduais da Bahia, a 10 colocada na Região Nordeste e a 51ª colocada no Brasil.

Projeto Sétima na Quinta

Dia 04 de Outubro

UESC convida estudantes do ensino médio para VI Feira das Profissões

Não será necessária inscrição e a participação está aberta a toda a sociedade, que também, terá a oportunidade de conhecer a estrutura da Universidade.

Nota de Esclarecimento

Veiculação de Imagem em Campanha Eleitoral

Seminário de Matemática do DCET

Dias 05 e 26 de Outubro