Pesquisadores da Uesc e do IF Baiano Santa Inês

09/04/2018 atualizada em 09/04/2018 13:45

O Doutorando Lander Alves do programa de Pós-Graduação em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos (PPGBBM), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), sob orientação dos professores Eduardo Gross (DCAA) e Pedro Mangabeira (DCB), desenvolve o projeto de pesquisa intitulado “Fungos Micorrízicos Arbusculares como ferramenta biotecnológica para a remediação de áreas uraníferas na Serra Geral da Bahia”.

O projeto é desenvolvido em parceria com o professor Fábio Carvalho Nunes do IF Baiano Campus Santa Inês e conta com o apoio das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Os resultados da pesquisa oportunizaram a publicação de dois capítulos no livro intitulado “Bio-Geotechnologies for Mine Site Rehabilitation”, publicado em 2018 pela editora Elsevier. Vale ressaltar que esta pesquisa está vinculada a um convênio de cooperação internacional firmado entre a Uesc e a University of Hyderabad, na Índia, contando com a participação do professor Majet N.V. Prasad, referência mundial em Fitotecnologia.

O livro aborda as potencialidades biotecnológicas, físicas, químicas e de engenharia para a recuperação de resíduos oriundos de áreas mineradas. Conta com a colaboração de pesquisadores do Brasil, Índia, China, Tailândia, República Tcheca, Polônia, EUA, Reino Unido, Irlanda, Japão, Nigéria e Rússia. O livro pode ser adquirido no  site da Elsevier.

Como parte das abordagens científicas do projeto, foram desenvolvidos três subprojetos junto ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) no Centro de Pesquisa em Materiais e Energia (CNPEM), em Campinas. O mais recente destes subprojetos tem como título “Absorption and translocation of uranium in mycorrhizal corn (Zea mays L.) grown in hydroponic culture” e deverá ser executado em junho deste ano.

O doutorando Lander Alves concedeu entrevista, que é uma produção do LNLS, onde explica, de forma simples, um pouco do Projeto e sua importância.

GPEMAC comemorou 19 anos

Para comemorar foi realizada a a primeira versão externa da VI Jornada do GPEMAC

UESC realiza XVI Jornada Pedagógica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Com inscrições gratuitas para professores, estudantes, pesquisadores, profissionais e o publico interessado

Seminário de Coisas Legais

Dia 23 de Novembro

X Seminário Caboclo Marcelino: Saberes Indígenas, Astronomia Cultural e Decolonidade

Dias 13 e 16 de Novembro de 2018

UESC realiza XXIX Ciclo de Estudos Históricos

“Lembrai-vos de 68: É proibido proibir”

UESC assina termo de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde com Una

O objetivo é viabilizar a reordenação da oferta de cursos de graduação na área da saúde e de vagas de Residências em Saúde, em Una

Editus é finalista do Prêmio IPL - Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro

Pelo segundo ano o projeto "No Caminho tem um Livro", realizado pela Editus em parceria com a Rota Transportes, é finalista do Prêmio IPL - Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro

Congresso Internacional de Gestão, Controle e Contratação Pública Sustentável começa segun

O Congresso tem como público alvo estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito e afins, além de empresários e do público em geral.

UPT Realiza Aula Aberta Pré-Enem

Foco nas Ciências da Natureza e Matemática

Discente da UESC recebe financiamento internacional para sua pesquisa de mestrado

O auxílio proveniente da Fundação Rufford, do Reino Unido, está voltado à formação de jovens pesquisadores que atuem na conservação da natureza.

UESC firma convênio beneficiando alunos e idosos do Abrigo São Vicente de Paulo

O objetivo de formalizar as condições básicas para a realização de estágios obrigatórios de alunos dos cursos de graduação da instituição de ensino superior.

Curso de Formação Mediadores de Leitura e Contadores de Histórias

De 22 a 30 de Novembro

Linguagens e Representações é o novo doutorado da UESC

O Edital para a turma 2019/2023, com 12 vagas, sairá provavelmente em dezembro de 2019