Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

17/04/2018

A equipe dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec) convida a comunidade da Uesc e demais interessados para participar da palestra que ocorrerá no dia 06 de abril.

A equipe do Saec atualmente é formada pelos professores Christiana A. Vianna Prudêncio, Clemildes Pereira Alves, Elisa Prestes Massena, Simoni Gehlen e Viviane Briccia, docentes provenientes de três departamentos (DCET, DCB e DCIE). O Saec teve início em 2012 e tem como objetivo promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo intenciona possibilitar o diálogo entre os licenciandos, mestrandos e professores da educação básica com pesquisadores renomados na área, como incentivo para o fortalecimento das pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino. Também são realizados cursos de formação continuada com professores da área de Ciências, Física e Química em escolas da Educação Básica da região Sul da Bahia.

Confira a descrição do evento:
Sexta-feira, 20 de Abril - às 13h30min
Local e horário: Pavilhão Jorge Amado, sala 3114
Palestrante: Prof. Valério Andrade Melo. Professor do DCB-Uesc
Título: Os seus alunos copiam da Wikipédia? Os meus editam! Ensinando professores a lerem a Wikipédia.
Resumo: A Wikipédia é uma enciclopédia virtual amplamente utilizada. Apesar disso, há muitas resistências ao seu uso. A palestra busca superar essas resistências através do entendimento dos princípios que regem o funcionamento da comunidade de editores e permitem a construção do conteúdo de verbetes com qualidade próxima do consenso científico. A avaliação da qualidade dos artigos é o primeiro passo para que a Wikipédia possa ser integrada às atividades acadêmicas. Serão apresentados alguns exemplos de uso da Wikipédia em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Análisis del Discurso: Los Medios de Comunicación y el Debate Sobre La Educación Sexual

Dias 16 e 17 de Agosto

Funcionamento durante o Recesso Acadêmico

Protocolo Geral e Central Telefônica

Curso Preparatório para Ingresso na Pós-Graduação Stricto Sensu

A partir de 21 de Agosto

Palestra sobre Prevenção a Acidentes com Serpentes

Dia 25 de Julho

Colóquio Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero - Codiv

Dias 10 e 11 de Setembro

Editus leva livros universitários para o 10º Festival do Chocolate

Com uma programação que inclui cursos, palestras, exposições e atividades culturais, o Festival é considerado o maior evento de chocolate do Brasil.

II Conferência da Educação Científica Sul da Bahia

Dias 25 e 26 de Outubro

“Pai” da crônica literária regional tem livro lançado na sexta-feira, em Ilhéus

Organizado pelo jornalista Antônio Lopes, o livro reúne dados biográficos e textos produzidos por Manoel Lins

Lançamentos Editus: A arte de tecer a si mesmo e Ordem imperial e aldeamento indígena

Ambos podem ser adquiridos na Livraria da Editus, localizada na UESC, em Ilhéus.

Palestra "Exercício Físico, Sono e Qualidade de Vida"

Dia 17 de Julho

Secti realiza consulta pública para a Lei de Inovação Tecnológica

Os interessados devem acessar o site https://consultapublica.colivre.net/