Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

17/04/2018

A equipe dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec) convida a comunidade da Uesc e demais interessados para participar da palestra que ocorrerá no dia 06 de abril.

A equipe do Saec atualmente é formada pelos professores Christiana A. Vianna Prudêncio, Clemildes Pereira Alves, Elisa Prestes Massena, Simoni Gehlen e Viviane Briccia, docentes provenientes de três departamentos (DCET, DCB e DCIE). O Saec teve início em 2012 e tem como objetivo promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo intenciona possibilitar o diálogo entre os licenciandos, mestrandos e professores da educação básica com pesquisadores renomados na área, como incentivo para o fortalecimento das pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino. Também são realizados cursos de formação continuada com professores da área de Ciências, Física e Química em escolas da Educação Básica da região Sul da Bahia.

Confira a descrição do evento:
Sexta-feira, 20 de Abril - às 13h30min
Local e horário: Pavilhão Jorge Amado, sala 3114
Palestrante: Prof. Valério Andrade Melo. Professor do DCB-Uesc
Título: Os seus alunos copiam da Wikipédia? Os meus editam! Ensinando professores a lerem a Wikipédia.
Resumo: A Wikipédia é uma enciclopédia virtual amplamente utilizada. Apesar disso, há muitas resistências ao seu uso. A palestra busca superar essas resistências através do entendimento dos princípios que regem o funcionamento da comunidade de editores e permitem a construção do conteúdo de verbetes com qualidade próxima do consenso científico. A avaliação da qualidade dos artigos é o primeiro passo para que a Wikipédia possa ser integrada às atividades acadêmicas. Serão apresentados alguns exemplos de uso da Wikipédia em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

MEC aprova residência multiprofissional em Medicina Veterinária na UESC

A criação dessas residências na área de Medicina Veterinária, amplia e consolida os avanços da UESC.

Centro de Inovação do Cacau e Castelli Chocolataria promovem capacitação

Dando início à parceria, foi lançada a primeira programação de cursos, a serem ofertados pela Castelli Escola de Chocolataria, em Ilhéus, na sede da CIC.

Novo livro da Editus traz amplo estudo sobre o cultivo do cacaueiro

De caráter inovador, a obra traz 17 capítulos com um viés técnico, que busca valorizar a produção e o conhecimento local sobre o cultivo do cacaueiro a partir de um olhar acadêmico.

Restaurante Universitário

Funcionamento Durante o Mês de Janeiro