Curso Realidade Brasileira (CRB)

15/05/2018 atualizada em 05/06/2018 08:13

Estão abertas, até o dia 15 de junho (ampliado o prazo), as inscrições para o Curso Realidade Brasileira (CRB), promovido pela Proex/Uesc por meio dos projetos de extensão: Diálogos Pedagógicos e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências Humanas – Cepech, do Departamento de Ciências da Educação – DCIE. O CRB é um curso de formação que, a partir de um método de educação popular baseado nos princípios de Paulo Freire, pretende analisar e debater a formação social, política, econômica e cultural brasileira.

Para isso, o projeto recupera a contribuição original e crítica de autores brasileiros, como Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro e Caio Prado Jr., que ajudaram a entender o Brasil e suas contradições. Os Cursos de Realidade Brasileira são realizados desde 2001 e já formaram mais de 200 turmas em todo o Brasil.

Nessa etapa estamos oferecendo 120 vagas para estudantes, professores, militantes, educadores, pesquisadores, lideranças e representantes de movimentos sociais e organizações populares. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário preenchido e encaminhado ao e-mail crbilheus@gmail.com.

A metodologia compreende núcleos de trabalho proporcionando maior participação, divisão e realização de tarefas práticas, rodas de conversa, trabalhos em pequenos grupos, leitura de textos, debates e exposições dialogadas. Os participantes do curso receberão certificação de 40 horas. É obrigatória a participação em 75% dos módulos para obtenção do certificado. As dúvidas poderão ser tiradas pelo email crbilheus@gmail.com.

Nessa primeira etapa, na Uesc, o curso será realizado em 5 (cinco) encontros, sempre aos sábados. Conheça a programação.

Palestra "O Brincar como Prática Pedagógica"

Dia 05 de Dezembro

Projeto Céu Aberto

Dia 20 de Novembro

Curso de Formação de Professores de Português como Língua Estrangeira

Dia 30 de Novembro

Curso de Formação de Professores para o Ensino de Argumentação na Escola

Dias 29 e 30 de Novembro

GPEMAC comemorou 19 anos

Para comemorar foi realizada a a primeira versão externa da VI Jornada do GPEMAC

UESC realiza XVI Jornada Pedagógica do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Com inscrições gratuitas para professores, estudantes, pesquisadores, profissionais e o publico interessado

Seminário de Coisas Legais

Dia 23 de Novembro

X Seminário Caboclo Marcelino: Saberes Indígenas, Astronomia Cultural e Decolonidade

Dias 13 e 16 de Novembro de 2018

UESC realiza XXIX Ciclo de Estudos Históricos

“Lembrai-vos de 68: É proibido proibir”

UESC assina termo de Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde com Una

O objetivo é viabilizar a reordenação da oferta de cursos de graduação na área da saúde e de vagas de Residências em Saúde, em Una

Editus é finalista do Prêmio IPL - Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro

Pelo segundo ano o projeto "No Caminho tem um Livro", realizado pela Editus em parceria com a Rota Transportes, é finalista do Prêmio IPL - Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro

Congresso Internacional de Gestão, Controle e Contratação Pública Sustentável começa segun

O Congresso tem como público alvo estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito e afins, além de empresários e do público em geral.

UPT Realiza Aula Aberta Pré-Enem

Foco nas Ciências da Natureza e Matemática

Discente da UESC recebe financiamento internacional para sua pesquisa de mestrado

O auxílio proveniente da Fundação Rufford, do Reino Unido, está voltado à formação de jovens pesquisadores que atuem na conservação da natureza.

UESC firma convênio beneficiando alunos e idosos do Abrigo São Vicente de Paulo

O objetivo de formalizar as condições básicas para a realização de estágios obrigatórios de alunos dos cursos de graduação da instituição de ensino superior.

Curso de Formação Mediadores de Leitura e Contadores de Histórias

De 22 a 30 de Novembro

Linguagens e Representações é o novo doutorado da UESC

O Edital para a turma 2019/2023, com 12 vagas, sairá provavelmente em dezembro de 2019