Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

12/06/2018

A equipe dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec) convida a comunidade da Uesc, Professores da Educação Básica e demais interessados para participar do Seminário "A Significação do Problema Didático a Partir de Potenciais Problemas Significadores: Análise de uma Aula Investigativa", que ocorrerá no dia 15 de junho.

A equipe do Saec atualmente é formada pelos professores Christiana A. Vianna Prudêncio, Clemildes Pereira Alves, Elisa Prestes Massena, Simoni Gehlen e Viviane Briccia, docentes provenientes de três departamentos (DCET, DCB e DCIE). O Saec teve início em 2012 e tem como objetivo promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo intenciona possibilitar o diálogo entre os licenciandos, mestrandos e professores da educação básica com pesquisadores renomados na área, como incentivo para o fortalecimento das pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino. Também são realizados cursos de formação continuada com professores da área de Ciências, Física e Química em escolas da Educação Básica da região Sul da Bahia.

Confira a descrição do evento:
Sexta-feira, 15 de junho
Local e horário: sala 3114, às 13h30min
Palestrante: Pesquisadora pós-doc Dr.ª Ana Paula Solino - do PPGEC/Uesc
Resumo: Buscamos analisar de que forma ocorre a significação de um problema didático proposto numa atividade baseada no Ensino por Investigação. Os dados foram extraídos da videogravação de uma aula investigativa desenvolvida com alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo-SP e, posteriormente, transcritos e organizados por episódios e cenas. Como instrumento de análise, utilizamos os elementos significadores estabelecidos com base nas ideias de Vygotsky, os quais se encontram sintetizados nos Potenciais Problemas Significadores (PPS). Dentre os resultados, destacamos que a resolução do problema didático (PD) é marcada por um campo amplo de significações para dar sentido ao problema, enfrentando tensões entre o pensamento cotidiano e o científico, as quais são essenciais para a emergência de PPS. Argumentamos a favor de que os elementos significadores podem servir como uma ferramenta pedagógica e analítica para o professor orientar e avaliar o processo de significação em aulas investigativas a partir do surgimento de novos problemas.

Funcionamento Durante o Recesso Acadêmico

Atenção aos Novos Horários

Estudante da UESC é única selecionada, da Bahia, para participar do 28º PBV-CNPEM

Dos 559 estudantes que se submeteram ao processo seletivo 26 foram selecionados para participar em janeiro e fevereiro de 2019 do Programa.

Promoção do RH Bahia realiza sorteio para premiar servidor do estado

Para participar do sorteio, o funcionário deve acessar a sessão Vale Brindes do hotsite do RH Bahia

LEA completa 15 anos com profissionais no Brasil e exterior

A consolidação e importância do curso para a Universidade e para a sociedade são demonstradas através do Selo de Qualidade Guia do Estudante 2018

UESC outorga o título de Doutor Honoris ao Professor e Babalorixá Ruy Póvoas

A solenidade será realizada no dia 11 de dezembro de 2018, às 17h30min, no Auditório Paulo Souto

Vereadores de Ilhéus homenageiam professoras da UESC

A solenidade será realizada no Teatro Municipal de Ilhéus, às 19 horas de segunda-feira(10).

UESC outorga título de Professoras Eméritas a Maria D’Ajuda e Cristina Setenta

Solenidade será segunda-feira(10), às 17h30min, no Auditório Paulo Souto, na UESC

Guia do Estudante destaca cursos da UESC

edição com os dados sobre a UESC já está nas bancas e disponível também no site da revista

Uesc e Fundação Carlos Chagas vão combater evasão escolar em Ilhéus

O objetivo é implantar o projeto “Evasão Escolar e Juventude: a realidade de Ilhéus”.

UESC beneficia 20 famílias do Salobrinho com o sistema de Minicisterna

As familias foram orientadas com um curso para instalação e manuseio do equipamento ministrado pelo professor Manoel Camilo Cabrera
1 a 10 de 10         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250