Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

12/06/2018

A equipe dos Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec) convida a comunidade da Uesc, Professores da Educação Básica e demais interessados para participar do Seminário "A Significação do Problema Didático a Partir de Potenciais Problemas Significadores: Análise de uma Aula Investigativa", que ocorrerá no dia 15 de junho.

A equipe do Saec atualmente é formada pelos professores Christiana A. Vianna Prudêncio, Clemildes Pereira Alves, Elisa Prestes Massena, Simoni Gehlen e Viviane Briccia, docentes provenientes de três departamentos (DCET, DCB e DCIE). O Saec teve início em 2012 e tem como objetivo promover a divulgação e o debate sobre as principais pesquisas em Ensino de Ciências, em conexão com os assuntos abordados nas disciplinas de licenciatura dos cursos envolvidos e nas aulas do ensino básico. Ao mesmo tempo intenciona possibilitar o diálogo entre os licenciandos, mestrandos e professores da educação básica com pesquisadores renomados na área, como incentivo para o fortalecimento das pesquisas sobre Ensino de Ciências na instituição e em todos os níveis de ensino. Também são realizados cursos de formação continuada com professores da área de Ciências, Física e Química em escolas da Educação Básica da região Sul da Bahia.

Confira a descrição do evento:
Sexta-feira, 15 de junho
Local e horário: sala 3114, às 13h30min
Palestrante: Pesquisadora pós-doc Dr.ª Ana Paula Solino - do PPGEC/Uesc
Resumo: Buscamos analisar de que forma ocorre a significação de um problema didático proposto numa atividade baseada no Ensino por Investigação. Os dados foram extraídos da videogravação de uma aula investigativa desenvolvida com alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo-SP e, posteriormente, transcritos e organizados por episódios e cenas. Como instrumento de análise, utilizamos os elementos significadores estabelecidos com base nas ideias de Vygotsky, os quais se encontram sintetizados nos Potenciais Problemas Significadores (PPS). Dentre os resultados, destacamos que a resolução do problema didático (PD) é marcada por um campo amplo de significações para dar sentido ao problema, enfrentando tensões entre o pensamento cotidiano e o científico, as quais são essenciais para a emergência de PPS. Argumentamos a favor de que os elementos significadores podem servir como uma ferramenta pedagógica e analítica para o professor orientar e avaliar o processo de significação em aulas investigativas a partir do surgimento de novos problemas.

Restaurante Universitário da Uesc

Cadastramento Biométrico de Estudantes

Calourada Acadêmica Unificada 2019.1

De 18 a 22 de Fevereiro

Dia do Pi na Uesc

Dia 14 de Março

Período letivo da UESC começa segunda (18), discutindo “Ideologia de Gênero, Violência e D

a aula inaugural será proferida pelo professor Thiago Ranniery, da UFRJ

V Seminário de Pesquisa do Profletras

De 14 a 16 de Março

Curso “Apresentações Acadêmicas: Preparação e Exposição”

Dia 18 de Março

Broto Incubadora de Biotecnologia da UESC/UEFS abre edital de Seleção de ideias, produto o

O objetivo é fortalecer e contribuir para o desenvolvimento de negócios a partir de ideias, produtos, processos ou serviços que envolvam biotecnologia

Curso “Como Elaborar Projetos de Pesquisa: Esboço Inicial”

Dia 12 de Março

Restaurante Universitário

Funcionamento Durante o Mês de Fevereiro

Biblioteca Central

Interrupção dos Serviços no Dia 12/02

Portal Acadêmico

Novas Datas para Ajuste de Matrículas

UESC vai sediar o 18º Programa de Capacitação em População, Cidades e Políticas Sociais

Programação contida no 2º Colóquio Internacional Interdisciplinar sobre Migrações e Refúgio – CIIMIGRAR, que ocorre em Ilhéus-Ba de 20 a 22 de março

III Ciclo de Debates do Daped

Dias 19 e 22 de Fevereiro

Professor da Uesc coordena publicação de revista internacional

Trata-se de uma publicação bilíngue (inglês e português) e de acesso livre, que pode ser lida e baixada pelo link: http://www.rlec.pt.
1 a 14 de 14         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250