Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UESC realizou o IX Workshop

13/06/2018 - Assinado pela ASCOM

Docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGGBM), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), realizaram uma avaliação e debates sobre a evolução do programa na formação de profissionais qualificados para atuar na área de Genética e Biologia Molecular durante a sua história. Na abertura da reunião o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC, professor George Rego Albuquerque, destacou a importância do programa na formação de mestres e doutores na área e a evolução do número de PPG’s da UESC com nota 5 na CAPES.

Uma análise sobre os indicadores do PPGGBM/UESC, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), durante o quadriênio 2013-2016 foi realizada comparativamente aos PPGs avaliados com nota 6 e 7 na Câmara de Pesquisa 2 da Área de Ciências Agrárias I.

De acordo com o coordenador do programa, na UESC, professor Carlos Priminho Pirovani, "Os indicadores apontam que o PPGGBM/UESC está no mesmo patamá desses programas. A análise da ficha de avaliação do programa da UESC aponta equívocos sobre os indicadores do PPG em Genética e Biologia Molecular da UESC que levaram à manutenção da nota 5. Em itens de avaliação que o programa de Genética apresenta índices superiores ao dos demais programas da área foi atribuído o conceito bom ou regular, enquanto a outros programas em outras instituições, foi atribuído Muito Bom.”

Os representantes discentes junto ao Colegiado apresentaram a visão dos alunos e sugestões para melhorias do Programa. As métricas relativas ao corpo docente, corpo discente e a produção científica do programa nos anos de 2017 e 2018 foram comparadas com as métricas do quadriênio 2013-2016. O principal destaque foi a redução do tempo médio de titulação de doutores de 56 meses no quadirênio anterior para 48 meses no quadriênio em curso.

O percentual de discentes de doutorado titulados em relação aos discentes matriculados, também subiu de 17% para 22,4 %, ficando acima do índice considerado MUITO BOM (20%) pela Capes. A metade do corpo docente apresentou produção de artigos nos extratos elevados da Capes (A1+A2+B1) superior ao quadriênio anterior.

O número de projetos coordenados por docentes, que variou de um a 10 no quadriênio anterior está mais equilibrado nesse quadriênio variando de 1 a 4, com a maioria dos docentes coordenando um total de dois ou três projetos. O evento foi encerrado com a elaboração de um planejamento com levantamento de metas e ações para o quadriênio 2017-2020 com a contribuição de docentes e discentes, no sentido de adotar medidas mitigadoras para manter os bons índices já alcançados e melhorar aqueles em que ainda há possibilidade nesse sentido.

Notas de Pesar

Comunidade acadêmica registra a perda de Helenilson Chaves e do estudante Jackson.

IV Semana de Gestão Empresarial e III Semana de Contabilidade

De 08 a 10 de Novembro

VI Feira das Profissões da UESC começa nesta sexta-feira

O evento é gratuito, sem inscrição e aberto a participação de toda sociedade

Minicurso “Aprendendo LaTeX”

De 23 e 30 de Outubro e de 06 e 13 de Novembro

Noções Básicas de Latim

Dia 14 de Novembro

Curso Pontos de Gramática: Pontuação e Ortografia

Dia 24 de Outubro

Seminário de Coisas Legais

Dia 26 de Outubro

Programa Mais Futuro - Estágio

Convocação - Edital 002/2018

Projeto "Sétima na Quinta"

Dia 11 de Outubro

Engenharia Civil e Geografia da UESC alcançam os melhores indicadores do Enade

O bom desempenho alcançado pelos cursos avaliados em 2017 decorre de políticas institucionais e de gestão da Universidade

Roda de Conversa “Práticas Exitosas na Educação Infantil”

Dia 26 de Outubro

Curso de Introdução à Comunicação Não Violenta

CDRH Promove Ações no Mês de Outubro

II Semana de Promoção de Cultura de Paz da Uesc

De 05 a 09 de Novembro

I Encontro de Estudantes das Licenciaturas da Uesc

De 16 a 18 de Outubro

Fórum de Reitores propõe alteração de quadro de vagas nas carreiras de técnico e analista

O objetivo foi apresentar proposta de alteração do quadro de vagas das carreiras de Analista Universitário e Técnico Universitário.

Uesc Promove Ações de Sensibilização

Curso de Inglês - Idioma sem Fronteiras

Oferta de Vagas até 15 de Outubro

UESC é a estadual melhor avaliada no RUF

A UESC é a 1ª das estaduais da Bahia, a 10 colocada na Região Nordeste e a 51ª colocada no Brasil.

Projeto Sétima na Quinta

Dia 04 de Outubro

UESC convida estudantes do ensino médio para VI Feira das Profissões

Não será necessária inscrição e a participação está aberta a toda a sociedade, que também, terá a oportunidade de conhecer a estrutura da Universidade.
1 a 20 de 24         Próximos 20 >> Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250