Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UESC realizou o IX Workshop

13/06/2018 - Assinado pela ASCOM

Docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGGBM), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), realizaram uma avaliação e debates sobre a evolução do programa na formação de profissionais qualificados para atuar na área de Genética e Biologia Molecular durante a sua história. Na abertura da reunião o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC, professor George Rego Albuquerque, destacou a importância do programa na formação de mestres e doutores na área e a evolução do número de PPG’s da UESC com nota 5 na CAPES.

Uma análise sobre os indicadores do PPGGBM/UESC, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), durante o quadriênio 2013-2016 foi realizada comparativamente aos PPGs avaliados com nota 6 e 7 na Câmara de Pesquisa 2 da Área de Ciências Agrárias I.

De acordo com o coordenador do programa, na UESC, professor Carlos Priminho Pirovani, "Os indicadores apontam que o PPGGBM/UESC está no mesmo patamá desses programas. A análise da ficha de avaliação do programa da UESC aponta equívocos sobre os indicadores do PPG em Genética e Biologia Molecular da UESC que levaram à manutenção da nota 5. Em itens de avaliação que o programa de Genética apresenta índices superiores ao dos demais programas da área foi atribuído o conceito bom ou regular, enquanto a outros programas em outras instituições, foi atribuído Muito Bom.”

Os representantes discentes junto ao Colegiado apresentaram a visão dos alunos e sugestões para melhorias do Programa. As métricas relativas ao corpo docente, corpo discente e a produção científica do programa nos anos de 2017 e 2018 foram comparadas com as métricas do quadriênio 2013-2016. O principal destaque foi a redução do tempo médio de titulação de doutores de 56 meses no quadirênio anterior para 48 meses no quadriênio em curso.

O percentual de discentes de doutorado titulados em relação aos discentes matriculados, também subiu de 17% para 22,4 %, ficando acima do índice considerado MUITO BOM (20%) pela Capes. A metade do corpo docente apresentou produção de artigos nos extratos elevados da Capes (A1+A2+B1) superior ao quadriênio anterior.

O número de projetos coordenados por docentes, que variou de um a 10 no quadriênio anterior está mais equilibrado nesse quadriênio variando de 1 a 4, com a maioria dos docentes coordenando um total de dois ou três projetos. O evento foi encerrado com a elaboração de um planejamento com levantamento de metas e ações para o quadriênio 2017-2020 com a contribuição de docentes e discentes, no sentido de adotar medidas mitigadoras para manter os bons índices já alcançados e melhorar aqueles em que ainda há possibilidade nesse sentido.

UESC terá a primeira turma mista de estudantes e professores estrangeiros e nacionais

Parceria com a Universidade de Colorado-Boulder

Curso A Argumentação na Interação

De 05 a 07 de Junho

Curso "La Retórica Antilógica de Marc Angenot"

De 13 a 16 de Maio

2ª oficina de Canvas Broto Incubadora de Biotecnologia

Nos dias 08 e 09 de maio a Broto Incubadora de Biotecnologia oferecerá Oficina de Canvas

17ª Semana de Museus

De 13 a 19 de Maio

Adélia Pinheiro já assumiu a Secti

A nova secretária falou sobre o seu compromisso com as áreas de ciência, tecnologia e inovação.

Estão abertas inscrições para o Mestrado Profissional em Enfermagem, na UESC

As inscrições do Mestrado Profissional, vinculado ao Departamento de Ciências da Saúde, estão abertas até o dia 21
1 a 7 de 7         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho