Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Reitora da UESC Adélia Pinheiro participa da missão da Abruem à Hungria

01/07/2018 atualizada em 03/07/2018 09:44 - Assinado pela ASCOM

A Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) ano a ano promove uma missão a universidades de outros países com vistas a promover a internacionalização das suas 45 instituições de ensino superior, estaduais e municipais afiliadas. A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e vice-presidente da Abruem, Adélia Pinheiro participa, mais uma vez, da missão que teve inicio no dia 25 de junho e prossegue até  seis de julho.

Neste período estão sendo realizadas visitas técnicas a 15 universidades e centros de pesquisa. A comitiva da Abruem, composta por 21 membros, sendo 12 reitores, três vice-reitores, cinco pró-reitores e assessores de Relações Internacionais e o secretário-executivo da Associação.

No primeiro dia em território húngaro, o programa possibilitou a aproximação visando parcerias com três IES. Pela manhã, foi visitada a Szent István University, localizada no Castelo de Bodollo, na cidade de Godölo, e especializada em energias renováveis e agricultura. Já no período da tarde, a comitiva se dividiu. Parte esteve na Károli Gáspár University, forte na área de humanidades e com um grupo de pesquisa em estudos sobre a América Latina; e outros dirigiram-se a Universidade Centro Europeia, altamente internacionalizada com professores de 51 países e mais de 1.500 mestrandos e doutorandos. Estes oriundos de 117 países estão, nesse momento, matriculados na Instituição.

O dia 26 foi inteiramente dedicado a reuniões e visitas técnicas na Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste. Pela manhã, os membros da comitiva da Abruem foram recepcionados pelo reitor János Józsa, que reforçou o interesse institucional em cooperar científicamente com o Brasil e a admiração pelos estudantes brasileiros. A Universidade, de 236 anos, foi apresentada pela vice-reitora Krisztina Lászió, que detalhou a estrutura da instituição, que conta com 70 departamentos, oito faculdades, 23 mil estudantes, sendo 1500 provenientes de outros países. Segundo Krisztina Lászió, a Universidade de Tecnologia e Economia considera como áreas prioritárias para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas a inteligência artificial e as cidades inteligentes, nanotecnologia, nanociências, biotecnologia, proteção ambiental e saúde.

Durante a apresentação da Universidade também foi destacado seu histórico de cooperação com instituições brasileiras. A Hungria foi o décimo destino mais procurado por alunos beneficiados com bolsas pelo programa Ciência Sem Fronteiras, recebendo mais de 2 mil estudantes brasileiros. E a Universidade de Tecnologia e Economia foi a mais procurada, no país, por esses alunos, a maioria de Minas Gerais e São Paulo. Ressaltou-se que, nesse momento, o programa Erasmus Mundus é o caminho para o fortalecimento da cooperação com o Brasil.

 




            


Data de publicação
20/07

Análisis del Discurso: Los Medios de Comunicación y el Debate Sobre La Educación Sexual

Dias 16 e 17 de Agosto
20/07

Funcionamento durante o Recesso Acadêmico

Protocolo Geral e Central Telefônica
19/07

Curso Preparatório para Ingresso na Pós-Graduação Stricto Sensu

A partir de 21 de Agosto
18/07

Palestra sobre Prevenção a Acidentes com Serpentes

Dia 25 de Julho
18/07

Colóquio Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero - Codiv

Dias 10 e 11 de Setembro
17/07

Editus leva livros universitários para o 10º Festival do Chocolate

Com uma programação que inclui cursos, palestras, exposições e atividades culturais, o Festival é considerado o maior evento de chocolate do Brasil.
12/07

II Conferência da Educação Científica Sul da Bahia

Dias 25 e 26 de Outubro
10/07

“Pai” da crônica literária regional tem livro lançado na sexta-feira, em Ilhéus

Organizado pelo jornalista Antônio Lopes, o livro reúne dados biográficos e textos produzidos por Manoel Lins
04/07

Lançamentos Editus: A arte de tecer a si mesmo e Ordem imperial e aldeamento indígena

Ambos podem ser adquiridos na Livraria da Editus, localizada na UESC, em Ilhéus.
03/07

Palestra "Exercício Físico, Sono e Qualidade de Vida"

Dia 17 de Julho
03/07

Secti realiza consulta pública para a Lei de Inovação Tecnológica

Os interessados devem acessar o site https://consultapublica.colivre.net/
01/07

Reitora da UESC Adélia Pinheiro participa da missão da Abruem à Hungria

Comitiva vista universidades com diferentes perfis
1 a 12 de 12         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster