Acesse o webmail

Notícias

Tamanho da letra: A- A+

Reitora da UESC Adélia Pinheiro participa da missão da Abruem à Hungria

01/07/2018 atualizada em 03/07/2018 09:44 - Assinado pela ASCOM

A Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) ano a ano promove uma missão a universidades de outros países com vistas a promover a internacionalização das suas 45 instituições de ensino superior, estaduais e municipais afiliadas. A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e vice-presidente da Abruem, Adélia Pinheiro participa, mais uma vez, da missão que teve inicio no dia 25 de junho e prossegue até  seis de julho.

Neste período estão sendo realizadas visitas técnicas a 15 universidades e centros de pesquisa. A comitiva da Abruem, composta por 21 membros, sendo 12 reitores, três vice-reitores, cinco pró-reitores e assessores de Relações Internacionais e o secretário-executivo da Associação.

No primeiro dia em território húngaro, o programa possibilitou a aproximação visando parcerias com três IES. Pela manhã, foi visitada a Szent István University, localizada no Castelo de Bodollo, na cidade de Godölo, e especializada em energias renováveis e agricultura. Já no período da tarde, a comitiva se dividiu. Parte esteve na Károli Gáspár University, forte na área de humanidades e com um grupo de pesquisa em estudos sobre a América Latina; e outros dirigiram-se a Universidade Centro Europeia, altamente internacionalizada com professores de 51 países e mais de 1.500 mestrandos e doutorandos. Estes oriundos de 117 países estão, nesse momento, matriculados na Instituição.

O dia 26 foi inteiramente dedicado a reuniões e visitas técnicas na Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste. Pela manhã, os membros da comitiva da Abruem foram recepcionados pelo reitor János Józsa, que reforçou o interesse institucional em cooperar científicamente com o Brasil e a admiração pelos estudantes brasileiros. A Universidade, de 236 anos, foi apresentada pela vice-reitora Krisztina Lászió, que detalhou a estrutura da instituição, que conta com 70 departamentos, oito faculdades, 23 mil estudantes, sendo 1500 provenientes de outros países. Segundo Krisztina Lászió, a Universidade de Tecnologia e Economia considera como áreas prioritárias para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas a inteligência artificial e as cidades inteligentes, nanotecnologia, nanociências, biotecnologia, proteção ambiental e saúde.

Durante a apresentação da Universidade também foi destacado seu histórico de cooperação com instituições brasileiras. A Hungria foi o décimo destino mais procurado por alunos beneficiados com bolsas pelo programa Ciência Sem Fronteiras, recebendo mais de 2 mil estudantes brasileiros. E a Universidade de Tecnologia e Economia foi a mais procurada, no país, por esses alunos, a maioria de Minas Gerais e São Paulo. Ressaltou-se que, nesse momento, o programa Erasmus Mundus é o caminho para o fortalecimento da cooperação com o Brasil.

 




            


Data de publicação
16/07

Roteiros dos Ônibus dos Servidores dia 17/07

Roteiros dos Ônibus dos Servidores dia 17/07
15/07

Meditação Dinâmica - Meditação do Coração

DIA 30 DE JULHO, 17 HORAS
15/07

Restaurante Universitário

Horário de Funcionamento Excepcional
10/07

Processo de Elaboração do Novo Estatuto da UESC

Convida para Instalação das Unidades Estatuintes
10/07

Existem alimentos, mas a população não tem acesso e a fome aumenta

O 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural será realizado entre os dias 21 e 25 de julho com o tema Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento.
09/07

Aulão de Kundalini Yoga

Dia 11/07/2019 (quinta feira), às 11h00
09/07

Sai resultado do Prêmio Sosígenes Costa

O resultado final vai ser anunciado no dia 23 de julho, na abertura oficial da 2ª Festa Literária de Ilhéus
08/07

Sober realiza na UESC maior evento na área da agricultura e desenvolvimento rural do país

Este ano o congresso tem como tema: “Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento”
05/07

Curso de Agronomia contemplado com Vant Ebee Plus

Na 9ª edição do MundoGEO Connect, o professor/Dr. Niel Nascimento Teixeira sorteado pela Santiago & Cintra GeoTecnologias
04/07

Nilton Lavigne saiu da vida para adentrar a história da educação

Sua atuação docente foi além da sala de aula, quer como diretor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da UESC ou como coordenador do curso de Filosofia
04/07

Nilton Lavigne saiu da vida para adentrar a história da educação

Sua atuação docente foi além da sala de aula, quer como diretor do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da UESC ou como coordenador do curso de Filosofia
03/07

Editus estará presente na 11ª edição do festival do chocolate

A Edito tem participado dos Festivais do Chocolate, em Ilhéus
1 a 12 de 12         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia
wmaster