“Pai” da crônica literária regional tem livro lançado na sexta-feira, em Ilhéus

10/07/2018 - Assinado pela ASCOM

O cronista e advogado (professor de Direito Constitucional da então FESPI, embrião da Universidade Estadual de Santa Cruz) Manoel Lins terá o livro O canto da eterna esperança lançado no dia 13 de julho, às 16h30min, na Pousada Eden One, em Ilhéus, pela Editus - Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Organizado pelo jornalista Antônio Lopes, o livro reúne dados biográficos e textos produzidos por Manoel Lins (que também foi vice-presidente da OAB/Itabuna), além de apropriada iconografia, numa edição luxuosa, 384 páginas, em papel especial.

Manoel Lins, nascido em Palmeira dos Índios/Alagoas, veio morar em Buerarema ainda criança e, mais tarde, desenvolveu profícua carreira de jornalista, cronista e advogado. Divulgou seus textos, principalmente, no jornal SB – Informações e Negócios e na revista Desfile, chegando a publicar um livro, Menino aluado, em 1967.

Lins morreu prematuramente, em 1975 (aos 38 anos), quando, em Santo Amaro, numa passagem de nível, seu carro se chocou contra uma locomotiva.

Para a professora Rita Virgínia Argollo, diretora da Editus, O canto da eterna esperança é a oportunidade de retomar a produção literária de um dos melhores cronistas que a região já viu. De acordo com o pesquisador e organizador do trabalho, Lins, seu amigo de Buerarema, foi uma espécie de “pai” da crônica regional, considerando que Fernando Leite Mendes, com temática ligada a Ilhéus, pouco viveu aqui. “Mais tarde, esse gênero teria no Sul da Bahia nomes notáveis, como Cyro de Mattos e Armando Oliveira, com destaque para Hélio Pólvora, que publicou cerca de 300 crônicas”, afirma Antônio Lopes.

O happy hour de lançamento terá ainda um bate-papo com o organizador e outros intelectuais, sob o título geral de “Ternura e resistência em ásperos tempos”, coordenada pelo jornalista Ramiro Aquino.

Palestra Programação Neurolinguística: Saúde Mental em Foco

Dia 28 de Setembro

I Roda de Diálogos Pedagógicos e Encontrão UPT serão realizados sexta e sábado na UESC

O objetivo é socializar trajetórias e experiências vivenciadas no Projeto Universidade Para Todos, por meio de relatos dos seus atores

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal conceito 5 CAPES

Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da UESC é considerado um curso de excelência no Brasil.

Restaurante Universitário da UESC

Cadastramento Biométrico de Estudantes – Atenção aos Prazos

XIV Semana da Física da Uesc e IV Semana com Ciência

De 24 a 26 de Outubro

Mais um curso da UESC com conceito 5 da Capes

O PPGA é considerado um curso de excelência no Brasil.

Seminários Acadêmicos de Ensino de Ciências (Saec)

Dia 21 de Setembro

Seminário de Coisas Legais

Dia 24 de Setembro

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes

Professores da UESC e universidades da Espanha e Canadá lançam livro sobre Economia Region

O livro nasceu de estudos inicialmente realizados pelo Prof. Polèse que, ampliados, trazem um panorama com semelhanças e divergências referentes ao desenvolvimento urbano de regiões distintas.

A VI Feira das Profissões da UESC será realizada nos dias 19 e 20 de outubro

Tire suas dúvidas com quem já está na Universidade.

Programa Mais Futuro - Estágio

Comunicado URGENTE - 17 a 21 de Setembro

II Colóquio O Homem e seu Entorno - Marx: 200 anos

De 05 a 08 de Novembro

Oficina de Assistência Estudantil

Oficina de Assistência Estudantil - PDI UESC 2019/2023

Curso Livre na Perspectiva da Pedagogia Waldorf - Mitologia Indígena

Dias 28 e 29 de Setembro

1º Congresso Internacional de Gestão, Controle e Contratação Pública Sustentável (CIGCCPS)

De 12 a 14 de Novembro

Uesc Azul

Dia 24 de Setembro

Editus promove evento de incentivo à leitura no Shopping Jequitibá

A intenção da Editora é levar ações de leitura a espaços diversos, favorecendo o contato do público com as publicações de editoras universitárias.

12ª Semana de Comunicação da Uesc

De 01 a 03 de Outubro

I Congresso Regional: Farol para o Desenvolvimento

De 09 a 11 de Outubro