Reitora da UESC participa de reunião da Abruem com presidente da Capes

25/09/2018 - Assinado pela ASCOM

Foi realizada na tarde de segunda-feira, 24, reunião administrativa da Associação Nacional dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O encontro ocorreu na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, com o presidente da Abruem, Haroldo Reimer, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Baeta, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin, da reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, que é membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), além de reitores de universidades de diversos estados brasileiros.

Em sua fala, Abílio Baeta apresentou aos participantes um panorama das atividades da Capes, ressaltando, sobretudo, que neste ano foi possível resgatar e reconstituir o orçamento para atender às demandas correntes de 2018 e assegurar orçamento para 2019.

Com relação ao processo de internacionalização nas universidades, Beata sinalizou a possibilidade do lançamento de novos editais voltados para essa área, bem como a possibilidade de programas de balcão formatados conforme demandas qualificadas a partir de um conjunto de instituições.

Ainda sobre internacionalização, os reitores presentes em Porto Alegre, definiram Argentina e Chile como os destinos da missão internacional de 2019 da Abruem. O objetivo é fortalecer as relações entre as universidades estaduais dos três países.

Durante a reunião, também foram feitos planejamentos para o próximo Fórum da Abruem, que será realizado de 12 a 14 de novembro em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A temática do Fórum será voltada para a importância das universidades estaduais e municipais no desenvolvimento local e regional dos estados.

A participação do presidente da Capes, na reunião da Abruem foi definida quando o presidente da instituição Haroldo Reimer foi recebido em reunião na sede da Capes, em Brasília, no último dia 5 de setembro, visando uma aproximação maior entre a Coordenação e a Abruem  e a participação das Universidades Estaduais e Municipais no Programa Institucional de Internacionalização – Capes Print. O objetivo é encontrar caminhos que valorizem a participação destas Universidades no âmbito do Programa, inclusive com a participação nos debates acerca do Capes Print.

O Programa tem como objetivo incentivar a internacionalização de Instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos de Pesquisa (IP) no Brasil como forma de incrementar o impacto da produção acadêmica e científica. Os itens financiáveis para os contemplados nos editais são auxílio para missões de trabalho no exterior, recursos para manutenção de projetos, bolsas no exterior e no País, entre outros.

A próxima reunião administrativa da Abruem está prevista para ser realizada em 24 de outubro, em Brasília.

2º Colóquio Internacional e Interdisciplinar sobre Migrações e Refúgio - II Ciimigrar

De 20 a 22 de Março

Adélia Pinheiro permanece reitora da UESC até abril

Durante os meses de março e abril estará tratando, como reitora, do processo de transição para que o vice-reitor, o professor Evandro Sena Freire assuma a Reitoria.

Governador confirma Adélia Pinheiro na Secti

O governador confirmou a reitora da UESC na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Restaurante Universitário da Uesc

Cadastramento Biométrico de Estudantes

Calourada Acadêmica Unificada 2019.1

De 18 a 22 de Fevereiro

Dia do Pi na Uesc

Dia 14 de Março

Período letivo da UESC começa segunda (18), discutindo “Ideologia de Gênero, Violência e D

a aula inaugural será proferida pelo professor Thiago Ranniery, da UFRJ

V Seminário de Pesquisa do Profletras

De 14 a 16 de Março

Curso “Apresentações Acadêmicas: Preparação e Exposição”

Dia 18 de Março

Broto Incubadora de Biotecnologia da UESC/UEFS abre edital de Seleção de ideias, produto o

O objetivo é fortalecer e contribuir para o desenvolvimento de negócios a partir de ideias, produtos, processos ou serviços que envolvam biotecnologia

Curso “Como Elaborar Projetos de Pesquisa: Esboço Inicial”

Dia 12 de Março

Restaurante Universitário

Funcionamento Durante o Mês de Fevereiro

Biblioteca Central

Interrupção dos Serviços no Dia 12/02

Portal Acadêmico

Novas Datas para Ajuste de Matrículas

UESC vai sediar o 18º Programa de Capacitação em População, Cidades e Políticas Sociais

Programação contida no 2º Colóquio Internacional Interdisciplinar sobre Migrações e Refúgio – CIIMIGRAR, que ocorre em Ilhéus-Ba de 20 a 22 de março

III Ciclo de Debates do Daped

Dias 19 e 22 de Fevereiro

Professor da Uesc coordena publicação de revista internacional

Trata-se de uma publicação bilíngue (inglês e português) e de acesso livre, que pode ser lida e baixada pelo link: http://www.rlec.pt.
1 a 17 de 17         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250