Escritório de Advocacia do Curso de Direito UESC presta assistência judiciária gratuita

01/10/2018 - Assinado pela ASCOM

O Escritório de Advocacia do Curso de Direito (Esad), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), criado em 1996, continua desempenhando um importante papel para Universidade e para a comunidade em geral, possibilitando que os estudantes passem da teoria à pratica durante o período de formação acadêmica.

Segundo a professora e mestre Jane Hilda Badaró, coordenadora do Escritório, “conta com aproximadamente 110 matriculados por semestre, divididos em dois turnos, que prestam assistência jurídica gratuita aos que dela necessitem orientados por quatro professores; Jane Hilda Badaró, Valdir Mesquita, Marcos Bandeira e Adriano Lessa”.

“O atendimento é feito nas áreas cível, incluindo área de família e defesa do consumidor, beneficiando pessoas sem condições de arcar com as custas processuais. Também presta orientação na demais áreas relacionadas a processos de inventário, violência doméstica e familiar, dentre outros. Cerca de 50 pessoas procuram os serviços do Esad por semana, originando cerca de 15 processos mensais, que são acompanhados pelos estagiários e professores de Direito até a sua conclusão,” explica a professora Jane Hilda.

O Escritório de Advocacia do Curso de Direito da UESC reúne alunos a partir do 5° semestre e a carga horária do estágio é de 300 horas. Para a coordenadora, “o Escritório acaba contribuindo para a melhoria da qualidade do curso, permitindo que os formandos saiam preparados para enfrentar o mercado de trabalho altamente competitivo. Os reflexos dessa qualidade é o alto índice de aprovação nos exames da OAB pelos alunos do curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz,” sentencia.

O Esad, situado no primeiro andar do Pavilhão do Curso de Direito da UESC, no Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, no KM 16 da rodovia Jorge Amado, Salobrinho, em Ilhéus, tem a finalidade de prestar assistência judiciária gratuita às pessoas que necessitem. O atendimento ao público é das 7h30min às 11 horas e das 13h30min às 16 horas