Congresso Internacional de Gestão, Controle e Contratação Pública Sustentável começa segun

08/11/2018 - Assinado pela ASCOM

O I Congresso Internacional de Gestão, Controle e Contratação Pública Sustentável, promovido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), terá inicio às 14h30min no auditório Paulo Souto. O evento, realizado pelo Escritório Modelo de Contabilidade do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC) prosseguirá até  quarta-feira (14). O Congresso tem como público alvo estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito e afins, além de empresários e do público em geral.

Segundo o diretor do DCAC professor/Dr Rozilton Sales Ribeiro “antenados com as crises política, ética, moral, econômica, social e ambiental vivenciadas pela sociedade como um todo, entendemos ser o momento propício para uma reflexão aprofundada sobre a qualidade e controle dos gastos públicos, a racionalidade dos processos de trabalho e a eficiência na prestação de serviços e no desenvolvimento sustentável”.

Ela explica “que diante da escassez de recursos, o gestor público e os estudiosos dessas áreas comprometidos com o país precisam mobilizar esforços humanos, profissionais, tecnológicos e administrativos para inovar na forma de executar suas atividades, tornando a administração mais eficiente e confiável na prestação desses serviços. Vale dizer que, o momento atual é de empregar todos os meios necessários para fazer mais e melhor com menos”.

O tema central do evento é a discussão da aplicação de ferramentas de gestão e controle a exemplo de disclosure, compliance, governança corporativa, controle do gasto público e desenvolvimento sustentável em todas as suas vertentes, envolvendo as diversas áreas do conhecimento notadamente a Administração, Ciências Contábeis e Direito.

Para discussão desses temas, o Congresso terá a participação em palestras, conferências e minicursos ministrados por professores com habilidades e experiências, quer no plano nacional como também no internacional, cujo objetivo primordial é evidenciar que essas ferramentas, usadas como forma estratégica, tem potencial para auxiliar o país e as empresas na superação dos seus problemas e que a introdução de uma gestão competente e transparente é a melhor forma para nortear  a tomada de decisões.