Nota CONSU

23/11/2018

O Conselho Universitário – CONSU, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, em reunião extraordinária realizada em 20 de novembro de 2018, Dia da Consciência Negra, com base na sua competência regimental e na Constituição Federal, assume posição firme em defesa da Instituição Universitária e de seus princípios basilares.

O complexo contexto atual brasileiro tem trazido para o interior das Universidades o acirramento de divergências e a ameaça a direitos democráticos constituídos, marcados por proposições legislativas ou até mesmo por interferências judiciais e administrativas que se mostram desprovidas de fundamentação jurídica.

Essa conjuntura afronta os princípios que norteiam a Instituição Universitária: autonomia acadêmico-científica, liberdade de cátedra e de pensamento, livre circulação de ideias, respeito às divergências e defesa dos direitos humanos e fundamentais reconhecidos na Constituição.

A Autonomia Universitária deve ser compreendida a partir do artigo 207 da Constituição Federal e artigo 53 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Assim, na posição inarredável de uma instituição que goza de autonomia didático-científica, administrativa, de gestão financeira e  patrimonial no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, reafirmamos forte e vigorosamente que essas funções precípuas da UESC serão exercidas com liberdade de cátedra e  de pensamento, com livre circulação de ideias em espaço democrático, respeitando as divergências, com diversidade – em especial étnico-racial, de gênero e sexual – e com fundamento na laicidade do Estado.

Somente assim é que formamos cidadãos com capacidade crítica e reflexiva, protagonistas da sua história e capazes de atuar no mundo de forma livre, consciente e transformadora.

Reafirmamos a posição político-institucional da UESC, por uma educação que liberta, na construção de uma Nação soberana e de uma Universidade conectada com a sociedade.

2º Colóquio Internacional e Interdisciplinar sobre Migrações e Refúgio - II Ciimigrar

De 20 a 22 de Março

Adélia Pinheiro permanece reitora da UESC até abril

Durante os meses de março e abril estará tratando, como reitora, do processo de transição para que o vice-reitor, o professor Evandro Sena Freire assuma a Reitoria.

Governador confirma Adélia Pinheiro na Secti

O governador confirmou a reitora da UESC na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Restaurante Universitário da Uesc

Cadastramento Biométrico de Estudantes

Calourada Acadêmica Unificada 2019.1

De 18 a 22 de Fevereiro

Dia do Pi na Uesc

Dia 14 de Março

Período letivo da UESC começa segunda (18), discutindo “Ideologia de Gênero, Violência e D

a aula inaugural será proferida pelo professor Thiago Ranniery, da UFRJ

V Seminário de Pesquisa do Profletras

De 14 a 16 de Março

Curso “Apresentações Acadêmicas: Preparação e Exposição”

Dia 18 de Março

Broto Incubadora de Biotecnologia da UESC/UEFS abre edital de Seleção de ideias, produto o

O objetivo é fortalecer e contribuir para o desenvolvimento de negócios a partir de ideias, produtos, processos ou serviços que envolvam biotecnologia

Curso “Como Elaborar Projetos de Pesquisa: Esboço Inicial”

Dia 12 de Março

Restaurante Universitário

Funcionamento Durante o Mês de Fevereiro

Biblioteca Central

Interrupção dos Serviços no Dia 12/02

Portal Acadêmico

Novas Datas para Ajuste de Matrículas

UESC vai sediar o 18º Programa de Capacitação em População, Cidades e Políticas Sociais

Programação contida no 2º Colóquio Internacional Interdisciplinar sobre Migrações e Refúgio – CIIMIGRAR, que ocorre em Ilhéus-Ba de 20 a 22 de março

III Ciclo de Debates do Daped

Dias 19 e 22 de Fevereiro

Professor da Uesc coordena publicação de revista internacional

Trata-se de uma publicação bilíngue (inglês e português) e de acesso livre, que pode ser lida e baixada pelo link: http://www.rlec.pt.
1 a 17 de 17         Número de registros por página: 10, 20, 50, 100, 250