UESC beneficia 20 famílias do Salobrinho com o sistema de Minicisterna

03/12/2018 - Assinado pela ASCOM

Com a proposta de difundir o uso da Minicisterna urbana como um sistema tecnicamente correto de aproveitamento de águas de chuva para fins não potáveis (sem consumo humano), a Universidade Estadual de Santa Cruz, através do Programa Uesc-Salobrinho, entregou unidades para o aproveitamento de águas de chuva, beneficiando vinte famílias do bairro, visando assim, diminuir a falta de água no bairro, complementando o abastecimento.

O ato de entrega foi realizado no Colégio Municipal, situado na Praça João Francisco de Carvalho, com um curso para instalação e manuseio do equipamento ministrado pelo professor Manoel Camilo Moleiro Cabrera (Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas), também coordenador do Programa de Apoio à Construção de Interesse Social (Pacis).

As unidades entregues são o resultado das atividades do Programa de Apoio à Construção de Interesse Social (Pacis), que tem como coordenadores os professores Manoel Camilo Moleiro Cabrera (Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas). Inicialmente, professores e estudantes bolsistas juntos com a Associação de Moradores do bairro, selecionaram 40 residências familiares para capacitação. Nesta primeira etapa, 20 foram beneficiadas.

O UESC-Salobrinho, tem o objetivo de gerar uma ação benéfica, transformadora e ambientalmente correta para aumentar a inserção da UESC no bairro e mostrar à comunidade uma gestão mais sustentável dos recursos hídricos. São 13 ações que se destacam no programa da Universidade, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão.

Entre as atividades desenvolvidas estão: a prevenção de zoonoses, saúde, qualidade de vida, horta comunitária sustentável, aproveitamento de águas de chuva, qualificação profissional, formação de professores para integrar o software Scratch no processo de aprendizagem de conteúdos de matemática por meio da economia doméstica e financeira, ensino de física no Colégio Estadual do Salobrinho por meio de smartphones: aliando a prática à formação de professores para o exercício da cidadania, empreendedorismo, projeto de saúde infanto/juvenil, marisqueiras de celulóides e o Programa Empreende Salobrinho.