Professor da Uesc coordena publicação de revista internacional

05/02/2019 atualizada em 05/02/2019 12:48 - Assinado pela ASCOM

O professor Roque Pinto, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH/UESC), da Universidade Estadual de Santa Cruz e a professora Zara Pinto-Coelho, da Universidade do Minho (Portugal) coordenaram a edição nº 2, do volume 5, da Lusophone Journal of Cultural Studies (Revista Lusófona de Estudos Culturais). A revista circulou no  mês de dezembro de 2018 dedicado ao tema "Discursos e imagens do turismo cultural" (vol. 5, n. 2).

O trabalho, que integra tanto reflexões teóricas, quanto ensaios que dialogam com a literatura de viagens e estudos de base empírica, reúne contributos que discutem importantes questões que vêm marcando a recente agenda internacional das investigações no turismo, considerando a mediação turística por diversos meios e mecanismos semióticos, cognitivos e afetivos.

Em foco estão a construção de representações dos lugares como destinos turísticos e as suas apropriações, bem como das figurações dos turistas, viajantes e das viagens. E temas como a mercadorização das cidades, do consumo e das culturas, as dinâmicas do olhar turístico e das identidades, imaginários, a memória e a midiatização tecnológica.

Esta coletânea reúne autores de filiações acadêmicas múltiplas – geografia, antropologia, sociologia, estudos culturais, comunicação, mídia e estudos do turismo – e de variadas origens geográficas e institucionais. Trata-se de uma publicação bilíngue (inglês e português) e de acesso livre, que pode ser lida e baixada pelo link: http://www.rlec.pt.