UESC vai sediar o 18º Programa de Capacitação em População, Cidades e Políticas Sociais

06/02/2019 - Assinado pela ASCOM

A décima oitava edição do Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas Sociais conta com o apoio do Observatório das Migrações em São Paulo (NEPO-UNICAMP) e do Observatório das Migrações no Estado da Bahia-Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e com o Ministério Público do Trabalho (MPT).  O evento seria realizado no dia 21 de março, na UESC e as inscrições podem ser feitas até o dia 1 de março através do link <https://goo.gl/forms/TDrAHD1mBRlbyEo52>.

Nesta edição, o Programa de Capacitação comporá a programação do 2º Colóquio Internacional Interdisciplinar sobre Migrações e Refúgio – CIIMIGRAR, que ocorre, em Ilhéus-Ba de 20 a 22 de março de 2019.

O objetivo do Programa é capacitar e sensibilizar gestores de secretarias municipais, estaduais e de governo para as inter-relações entre população e desenvolvimento social, enfatizando as novas dinâmicas do crescimento populacional, trabalho e as migrações internas e internacionais.  Será dado destaque ao atual processo de transição demográfica, migrações e trabalho e suas inter-relações com os direitos humanos, com o objetivo de subsidiar as políticas sociais e orientar a gestão pública.

Os temas sobre as bases de dados e informações disponíveis sobre migrações internacionais, mercado de trabalho, trabalho escravo contemporâneo e suas possibilidades de análises também serão contemplados na programação.

Dentro de uma perspectiva multidisciplinar, o Programa possibilitará o intercâmbio de experiências para a ampliação de interesse de pesquisa e maior conhecimento de nossa realidade nacional, regional e local contemplando a importante interação entre ensino, pesquisa e sociedade.

O objetivo do programa é ampliar o conhecimento e informações do gestor público e dos interessados na temática. O conteúdo será composto por uma introdução geral às questões populacionais atuais, trabalho e, com particular destaque, às características e tendências recentes das migrações internacionais no país. No conjunto das questões, aprofunda-se a discussão sobredireitos humanos e políticas públicas.

O Programa  é voltado para  profissionais, alunos de graduação e pós-graduação envolvidos nas áreas temáticas acerca da urbanização, trabalho, migração, desenvolvimento urbano e regional, assistência social oriundos de instituições do Governo Federal, Estadual ou Municipal, organismos não governamentais e/ou movimentos sociais.

Informações:  cursodecapacitacaoobservatorio@gmail.com

Coordenação:

Profa. Dra. Rosana Baeninger - IFCH/NEPO-UNICAMP

Prof. Dr. Clodoaldo Silva da Anunciação – UESC

Prof. Dr. Luis Renato Vedovato – UNICAMP

Dra. Catarina von Zuben – Ministério Público do Trabalho

Profa. Dra. Maria Luiza Santos – UESC

Dra. Natália Demétrio – NEPO/UNICAMP

Me. Jóice Domeniconi – NEPO/UNICAMP

Profa. Dra. Carla Craice - UNILAB

Roteiros dos Ônibus dos Servidores dia 17/07

Meditação Dinâmica - Meditação do Coração

DIA 30 DE JULHO, 17 HORAS

Restaurante Universitário

Horário de Funcionamento Excepcional

Processo de Elaboração do Novo Estatuto da UESC

Convida para Instalação das Unidades Estatuintes

Existem alimentos, mas a população não tem acesso e a fome aumenta

O 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural será realizado entre os dias 21 e 25 de julho com o tema Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento.

Aulão de Kundalini Yoga

Dia 11/07/2019 (quinta feira), às 11h00

Sai resultado do Prêmio Sosígenes Costa

O resultado final vai ser anunciado no dia 23 de julho, na abertura oficial da 2ª Festa Literária de Ilhéus