UESC vai sediar o 18º Programa de Capacitação em População, Cidades e Políticas Sociais

06/02/2019 - Assinado pela ASCOM

A décima oitava edição do Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas Sociais conta com o apoio do Observatório das Migrações em São Paulo (NEPO-UNICAMP) e do Observatório das Migrações no Estado da Bahia-Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e com o Ministério Público do Trabalho (MPT).  O evento seria realizado no dia 21 de março, na UESC e as inscrições podem ser feitas até o dia 1 de março através do link <https://goo.gl/forms/TDrAHD1mBRlbyEo52>.

Nesta edição, o Programa de Capacitação comporá a programação do 2º Colóquio Internacional Interdisciplinar sobre Migrações e Refúgio – CIIMIGRAR, que ocorre, em Ilhéus-Ba de 20 a 22 de março de 2019.

O objetivo do Programa é capacitar e sensibilizar gestores de secretarias municipais, estaduais e de governo para as inter-relações entre população e desenvolvimento social, enfatizando as novas dinâmicas do crescimento populacional, trabalho e as migrações internas e internacionais.  Será dado destaque ao atual processo de transição demográfica, migrações e trabalho e suas inter-relações com os direitos humanos, com o objetivo de subsidiar as políticas sociais e orientar a gestão pública.

Os temas sobre as bases de dados e informações disponíveis sobre migrações internacionais, mercado de trabalho, trabalho escravo contemporâneo e suas possibilidades de análises também serão contemplados na programação.

Dentro de uma perspectiva multidisciplinar, o Programa possibilitará o intercâmbio de experiências para a ampliação de interesse de pesquisa e maior conhecimento de nossa realidade nacional, regional e local contemplando a importante interação entre ensino, pesquisa e sociedade.

O objetivo do programa é ampliar o conhecimento e informações do gestor público e dos interessados na temática. O conteúdo será composto por uma introdução geral às questões populacionais atuais, trabalho e, com particular destaque, às características e tendências recentes das migrações internacionais no país. No conjunto das questões, aprofunda-se a discussão sobredireitos humanos e políticas públicas.

O Programa  é voltado para  profissionais, alunos de graduação e pós-graduação envolvidos nas áreas temáticas acerca da urbanização, trabalho, migração, desenvolvimento urbano e regional, assistência social oriundos de instituições do Governo Federal, Estadual ou Municipal, organismos não governamentais e/ou movimentos sociais.

Informações:  cursodecapacitacaoobservatorio@gmail.com

Coordenação:

Profa. Dra. Rosana Baeninger - IFCH/NEPO-UNICAMP

Prof. Dr. Clodoaldo Silva da Anunciação – UESC

Prof. Dr. Luis Renato Vedovato – UNICAMP

Dra. Catarina von Zuben – Ministério Público do Trabalho

Profa. Dra. Maria Luiza Santos – UESC

Dra. Natália Demétrio – NEPO/UNICAMP

Me. Jóice Domeniconi – NEPO/UNICAMP

Profa. Dra. Carla Craice - UNILAB

Programa Mais Futuro de Assistência Estudantil

Governo do Estado Abre Inscrições

Projetos de Meditação Coletiva

Meditação Dinâmica – Meditação do Coração

Minicurso Sujeitos do Atlântico: Da Pesquisa para Sala de Aula da Educação Básica

Dia 26 de Abril

UESC é a 9ª Universidade estadual brasileira com mais artigos científicos

Indicador é resultado de um conjunto de ações como a qualificação e a competência dos professores/pesquisadores aliado e varias outras importantes

Mostra Regional de Saúde Escolar e Encontro Integrador da Pós-Graduação em Saúde Escolar

De 6 a 8 de Agosto

Bolsa de Estudos na Babson College

Inscreva sua Ideia/Projeto

Fórum de Reitores trata com governador de assuntos de interesse das universidades

Governo agendou reunião com o Fórum dos Técnicos e com os DCEs. Mas diz que não haverá reunião com a categoria em greve.

Em reunião com reitores, Rui libera R$ 36 milhões para investimento em universidades

Serão redistribuídos 68 vagas do quadro do magistério da UESC. Possibilitará promoção de até 151 professores

Uesc entrega minicisternas a famílias do Salobrinho neste sábado

A atividade de extensão está ligada ao curso de Engenharia Civil através do Programa de Apoio à Construção de Interesse Social (Pacis)