Professor da UESC foi Oficial Técnico em prova Intercontinental de Triathlon

20/03/2019 - Assinado pela ASCOM

O Ilheense Alberto Kruschewsky, professor do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), integrou a equipe de oficiais técnicos da União Internacional de Triathlon (ITU) que atuou na organização e arbitragem da Etapa Brasília Triathlon America’s Cup que aconteceu neste domingo no Distrito Federal.

O professor do curso de Educação Física, Alberto Kruschewsky foi árbitro geral do evento, que foi realizado no Lago Sul, nas imediações da ponte Juscelino Kubtischek.O evento teve pontuação válida para a Olimpíada de Tóquio, teve como delegada técnica Leslie Poujol Brown, hondurenha já escalada para exercer a função nos Jogos Panamericanos de Lima, no Peru, entre julho e agosto deste ano. No masculino o primeiro colocado foi Manoel Messias (BRA), seguido de Miguel Hidalgo (BRA) e Kauê Willy (BRA). No feminino venceu Luisa Baptista (BRA), com a também brasileira Djenifer em segundo e a filipina Marion Kim, em terceiro.

Ilhéus tem hoje uma Associação fundada por triatletas, a Astrisul, que se propõe a estimular o treinamento em diferentes esportes. A Universidade Estadual de Santa Cruz desde 2012 realiza cursos e fornece transporte aos alunos para eventos esportivos, o que culminou com a presença de Alberto, que é professor da instituição e já foi campeão brasileiro amador em 1997 como atleta, e de outros alunos, nas Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de janeiro (2016). Existe um projeto no curso de Educação Física que estimula a participação dos alunos nesses eventos.